Planificação da disciplina e Sumários
|
||||||||||||||||||||||||||||||
[Planificação detalhada das aulas Teórico-Práticas][ Planificação detalhada das aulas Práticas]
Planificação
detalhada das aulas Teórico-Práticas As aulas teóricas têm a duração de 60 minutos semanais, e deverão seguir a seguinte sequência: Tópicos:
Resumo:
Como não houve aula na 3ªf, esta aula começou pela Apresentação do docente e da disciplina, seus objectivos e
esquema de funcionamento, sistema de avaliação e constituição dos grupos para fazerem o Trabalho Prático.
Depois e dado que todos os alunos já conheciam as noções básicas sobre
Computadores e Informática, na aula assumiu-se essa matéria dada e
discutiu-se o conceito de problema e sua resolução manual e por computador.
Procurou-se classificar os problemas que ocorrem no dia a dia de um licenciado em Ciências Sociais,
identificando-se 3 grandes famílias: processamento de documentos (textuais); processamento
numérico; e sistemas de informação.
Quanto ao principal objectivo, foi clarificado que não se tratava de um
curso para ensinar a trabalhar exaustivamente com um conjunto específico
de ferramentas informáticas, mas que o pretendido era levar os alunos a
saber muito bem identificar o tipo de problema a resolver para:
escolherem a ferramenta informática mais adequada; e o analisarem
devidamente de modo a estruturarem a informação correctamente
(garantindo uma resolução apropriada).
Tópicos:
Processamento de Documentos: Estruturação de relatórios e currículos.
Resumo:
Nesta aula continuou-se a discussão da aula anterior sobre
resolução de problemas por computador, retomando-se o ponto base da disciplina
(com o qual se havia terminado a 1ª aula):
o principal objectivo é levar os alunos a saber identificar muito bem o tipo de problema a resolver para
garantir uma resolução apropriada, quer escolhendo a ferramenta informática mais adequada,
quer sabendo estruturar a informação envolvida correctamente.
Depois e como introdução ao 1º capitulo, processamento de documentos,
esteve-se a reflectir e a classificar os vários modelos de
textos que no dia a dia é necessário editar e publicar com a ajuda do
computador: mensagens, memorandos e outras notas; documentos para imprimir; colecções de diapositivos para acompanhar apresentações,
ou stand-alone; hiper-documentos para divulgar via Internet.
Tópicos: Processamento de Documentos:
Estruturação de conjuntos de slides para apoio a apresentações e stand-alone.
Resumo:
A aula foi totalmente ocupada com a reflexão sobre a noção de estrutura de um texto para o escrever e divulgar na forma de
um documento.
Foram apresentadas duas formas (ou notações) para mostrar essa estrutura:
diagramática (ou esquemática); com marcas à moda do XML.
Começou-se por constatar que todo o documento, do mais simples e curto ao mais complexo e longo, era formado por três grandes
partes: um cabeçalho, ou prólogo; um corpo, ou texto principal; um rodapé, ou epílogo.
Depois de identificada essa organização comum, particularizou-se para um dos tipos de documentos mais usado:
relatório técnico.
Tópicos: Processamento de Documentos:
Estruturação de sítios WWW, ou seja de conjuntos
páginas HTML para publicação de informação na Web.
Resumo:
Esta aula continuou a ser ocupada com a reflexão sobre a noção de estrutura de documentos---textos para serem
escritos e divulgados na forma de um documento, ou textos para serem organizados na forma de um conjunto
de diapositivos que suporte uma comunicação oral---tendo sido sistematizadas, para acerto de notação,
as duas formas que serão usadas para mostrar essa estrutura:
diagramática (ou esquemática); com marcas à moda do XML.
Nesta aula viu-se com particular atenção a estrutura de uma apresentação acompanhada por diapositivos.
Tópicos:
Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:
Desenvolvimento e Discussão com o docente dos Trabalhos Práticos -- 1ªfase.
Resumo:
Esta aula continuou a ser ocupada com a reflexão sobre a noção de estrutura de documentos, tendo-se
discutido com particular atenção a estrutura de um site WWW.
Tópicos:
Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:
Apresentação dos Trabalhos Práticos -- resultados da 1ªfase.
Resumo:
Nesta aula distribui-se definitivamente o enunciado dos Trabalhos Práticos pelos grupos
e iniciou-se o seu desenvolvimento
com a discussão da concepção dos diapositivos (alínea 1 do TP) que serão usados para uma breve apresentação
de cada uma das empresas/organizações.
Tópicos: Processamento Numérico:
Organização da informação numa FC.
Resumo:
Nesta aula distribui-se definitivamente o enunciado dos Trabalhos Práticos pelos grupos (que faltaram na aula anterior)
e continuou-se o seu desenvolvimento
com a discussão da concepção dos diapositivos (alínea 1 do TP) que serão usados para uma breve apresentação
de cada uma das empresas/organizações.
Tópicos:
Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:
Desenvolvimento e Discussão com o docente dos Trabalhos Práticos -- 2ªfase.
Resumo:
Nesta aula continuou-se o seu desenvolvimento do Trabalho Prático com a validação da estrutura da
apresentação imaginada pelos grupos e com a discussão da estrutura do relatório a apresentar.
Iniciou-se a concepção do site (alínea 2 do TP) que será usado para divulgação de cada uma das empresas/organizações.
Tópicos:
Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:
Apresentação dos Trabalhos Práticos -- resultados da 2ªfase.
Resumo:
Apresentação ao docente e à turma do resultado da 1ª fase do Trabalho Prático
-- diapositivos (alínea 1 do TP) elaborados para uma breve apresentação
de cada uma das empresas/organizações.
Foram vistos os Trabalhos 1, 2.
Tópicos:
Processamento de Informação:
Concepção de um sistema de informação.
Levantamento e Organização dos dados; Diagrama Entidades/Relações (E/R).
Resumo:
Apresentação ao docente e à turma do resultado da 1ª fase do Trabalho Prático
-- diapositivos (alínea 1 do TP) elaborados para uma breve apresentação
de cada uma das empresas/organizações.
Foram vistos os Trabalhos 4, 6; os restantes grupos não apresentaram.
Inicio da 2ª fase do TP: desenho do site.
Tópicos: Processamento de Informação (continuação):
Criação e utilização de base de dados.
Resumo:
Não houve aula: Feriado nacional.
Tópicos:
Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:
Desenvolvimento e Discussão com o docente dos Trabalhos Práticos -- 3ªfase.
Resumo:
Não houve aula: Feriado nacional.
Tópicos: Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:
Apresentação dos Trabalhos Práticas -- resultados da 3ªfase.
Resumo:
Apresentação ao docente e à turma dos resultados da 1ª fase do Trabalho Prático ainda não discutidos.
Discutida a evolução da Página WWW e proposta a 2ª fase,
Folha de Cálculo elaborada para gestão financeira de cada uma das empresas/organizações.
Tópicos: Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:
Apresentação dos Trabalhos Práticas -- resultados da 3ªfase.
Resumo:
Apresentação ao docente e à turma dos resultados da 1 e 2ª fase do Trabalho Prático ainda não discutidos:
conclusão da apresentação suportada em diapositivos elaborados com o Power Point e
da Página de divulgação na WWW.
Foi ainda feito o ponto de situação em relação à 3ª e 4ª fases do TP --elaboração de uma
Folha de Cálculo em Excel para gestão financeira de cada uma das empresas/organizações
e de uma Base de dados em Access.
[Topo] As
aulas práticas têm duração de 3 horas semanais e os conteúdos
leccionados serão os seguintes: Tópicos: Apresentação geral da disciplina:
Objectivos e Funcionamento Avaliação e Trabalhos Práticos; Programa e Bibliografia. Resumo:
Não houve aula por causa das cerimónias de recepção ao caloiro.
Tópicos: Processamento de Documentos:
Word. Fichas:
Resumo:
Apresentação do docente; algumas considerações sobre o funcionamento da disciplina.
Início do 1º. Capítulo do Programa, sobre Processamento de Documentos. Os alunos
criaram um conjunto de 2 textos (documentos MSWord) e familiarizaram-se com algumas
opções avançadas de formatação de documentos, tais como: formatação multi-colunas;
tratamento automático de letras e sua capitalização; criação automática de índices
e utilização de estilos para parágrafos. Foi ainda discutida a importância da
estruturação de documentos em secções e a utilização do modo "outline".
Tópicos: Processamento de Documentos:
Word. Resumo:
O docente começou por efectuar uma revisão e sistematização de todos os conceitos
sobre produção de documentos em MS Word estudados na última aula.
Introduziu depois o
capítulo seguinte da matéria, sobre a criação de apresentações em PowerPoint. Os
alunos começaram a trabalhar sobre este tema, simulando a apresentação de um
hipotético projecto de doutoramento na área da Arqueologia. Foi dada ênfase à
necessidade de se conceber a estrutura da apresentação antes de se começar a editar a
mesma.
Tópicos:
Processamento de Documentos:
PowerPoint. Fichas:
Resumo:
Nesta aula continuou-se a trabalhar na produção de apresentações (conjunto de diapositivos) em
Power-Point, tendo-se resolvido as Ficha de exercícios propostas sobre esta matéria.
Tópicos:
Processamento de Documentos:
HTML e Construção de páginas.
Fichas:
Resumo
O docente apresentou a recente suite de aplicações web ZOHO, do tipo
office.
A utilização desta suite apresenta diversas vantagens, como sejam: a
possibilidade de se partilhar e tornar públicos documentos; a acessibilidade global dos
mesmos; e a possibilidade de se importar documentos do MS-Office.
No caso do ZOHO Writer (processador de texto), acrescentam-se ainda o suporte ao trabalho colaborativo (várias
pessoas podem estar envolvidas na edição do mesmo documento) e o controlo de versões,
de utilização muito simples. No caso do ZOHO Show (editor de apresentações)
destaca-se a possibilidade de se efectuar apresentações remotamente.
Os alunos criaram contas pessoais no ZOHO, após o que trabalharam no ZOHO Show, criando
uma apresentação sobre a preparação de uma aula de campo, de uma disciplina
fictícia de Arqueologia. Simulou-se uma apresentação remota: um aluno enviou um
convite ao docente para assistir à sua apresentação. O docente, com o seu computador
ligado ao projector multimédia, aceitou este convite, e todos puderam assistir à
apresentação efectuada remotamente a partir do computador do aluno.
Finalmente, todos os grupos partilharam as suas apresentações com o docente, que assim
terá acesso (de leitura) às mesmas.
Tópicos:
Processamento de Documentos:
HTML e Construção de páginas. Fichas:
Resumo
Dada o elevado número de faltas na última aula, a primeira parte da aula foi dedicada
à continuação do trabalho da aula anterior, tendo-se procurado que os alunos então
presentes ajudassem os ausentes a criar as suas apresentações no Zoho Show e a
partilhá-las com o docente.
Em seguida, os alunos escreveram um pequeno texto contendo uma comparação entre a
utilização das ferramentas Office tradicionais e as ferramentas Zoho. Para
isso utilizaram o Zoho Writer, e experimentaram em seguida partilhar os documentos com os
colegas. Exemplificou-se a edição colaborativa, o bloqueio temporário de secções de
texto durante a edição, e a utilização de funcionalidades de controlo de versões.
Tópicos: Processamento Numérico:
Excel. Fichas:
Resumo:
Por motivos imprevistos de última hora, esta aula não foi dada. Será substituída em data a combinar com os alunos.
Tópicos:
Processamento Numérico:
Excel.
Fichas:
Resumo:
Nesta aula o docente expôs os conceitos básicos sobre a linguagem
HTML e a construção de páginas web.
Os alunos elaboraram um conjunto
de páginas onde experimentaram diversas possibilidades de
formatação, bem como a criação de ligações (links) entre páginas.
Iniciaram ainda a construção de uma página individual, nos moldes
sugeridos pela ficha proposta numa aula anterior.
Tópicos: Processamento Numérico:
Excel.
Fichas:
Resumo:
Os alunos continuaram a trabalhar nas páginas web iniciadas na aula anterior, tendo
incorporado agora tabelas e links para secções dentro da própria página.
Foi demonstrada a forma como as aplicações ZohoShow e ZohoWriter permitem a inclusão
(embedding) de apresentações e de texto formatado em paginas HTML, e os alunos
experimentaram depois a inclusão de apresentações elaboradas nas aulas anteriores.
Finalmente, iniciou-se a resolução da ficha sobre Folhas de Cálculo. Os alunos
construíram uma pequena folha, que depois importaram na aplicação ZohoSheet, e
finalmente incluíram partes dessa folha numa página HTML.
Tópicos: Processamento de Informação:
Access
Fichas:
Resumo:
Continuou-se o trabalho sobre folhas de cálculo iniciado na aula anterior.
Os alunos construíram folhas relativas à organização de um conjunto de visitas de estudo,
nomeadamente aos aspectos de inscrição de participantes e de estimativa de custos e
orçamento.
Tal como na aula anterior, estas folhas foram depois introduzidas e
partilhadas na aplicação Zoho Sheet.
Tópicos: Processamento de Informação:
Access Fichas:
Resumo:
O docente fez uma exposição introdutória sobre a motivação para a utilização, e os
princípios subjacentes, às Bases de Dados Relacionais. Referiu-se a eliminação de
redundância e as vantagens existentes nas operações de eliminação e introdução de
novos registos nas bases de dados, bem como a facilidade de manutenção da integridade
de uma BD.
Os alunos desenharam o diagrama de Entidades e Associações de uma base de
dados, de acordo com o enunciado da ficha de trabalho para esta aula, relativa à gestão
dos participantes num conjunto de visitas arqueológicas. Discutiu-se a necessidade de
existência de atributos-chave, e a tradução de entidades e de associações dos tipos
um-para-muitos e muitos-para-muitos em termos de tabelas. Os alunos procederam depois à
criação desta BD em MS Access, tendo ainda introduzido alguns dados na mesma.
Tópicos:
Processamento de Informação:
Access
Fichas:
Resumo:
O docente fez uma curta exposição sobre integridade referencial de bases de dados e os
mecanismos disponibilizados pelo MSAccess para garantir a sua preservação.
Os alunos alteraram as relações estabelecidas na BD desenvolvida na aula anterior e observaram o
funcionamento desses mecanismos.
Em seguida criaram forms para a introdução de
informação nas tabelas, e elaboraram queries (usando o wizard do MSAccess)
envolvendo múltiplas tabelas.
Finalmente, discutiu-se alterações ao desenho da base
de dados estudada.
Tópicos: Processamento de Informação e Documentos:
FrontPage avançado e Access
Fichas:
Resumo:
O docente demonstrou a utilização do ZOHO Creator para a criação de aplicações-web
ligadas a bases de dados.
Dada a impossibilidade inesperada dos alunos utilizarem este
serviço a partir da rede do laboratório (por razões desconhecidas), aproveitou-se o
resto da aula para fazer um ponto da situação sobre o estado de desenvolvimento dos
trabalhos práticos, e para a realização dos inquéritos sobre o ensino ministrado.
Tópicos: Processamento de Informação e Documentos:
FrontPage avançado e Access
Fichas:
Resumo:
Esta aula foi inteiramente dedicada ao desenvolvimento dos trabalhos práticos,
nomeadamente das componentes página web e folha de cálculo.
[Topo] |