Planificação da disciplina e Sumários

 

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Planificação detalhada das aulas Teórico-Práticas

As aulas teóricas têm a duração de 60 minutos semanais, e deverão seguir a seguinte sequência:

1ª Aula TP

Tópicos:

  • Introdução à Resolução de Problemas por Computador;

  • Noções básicas (dados, informação, processamento,...);

  • Estrutura de um computador;

  • Elementos constituintes do computador – hardware e software; Famílias de Programas (Sistema Operativo Utilitários e Aplicações);

  • Sistemas operativos (Windows e Linux);

Resumo:

Como não houve aula na 3ªf, esta aula começou pela Apresentação do docente e da disciplina, seus objectivos e esquema de funcionamento, sistema de avaliação e constituição dos grupos para fazerem o Trabalho Prático.

Depois e dado que todos os alunos já conheciam as noções básicas sobre Computadores e Informática, na aula assumiu-se essa matéria dada e discutiu-se o conceito de problema e sua resolução manual e por computador.

Procurou-se classificar os problemas que ocorrem no dia a dia de um licenciado em Ciências Sociais, identificando-se 3 grandes famílias: processamento de documentos (textuais); processamento numérico; e sistemas de informação.

Quanto ao principal objectivo, foi clarificado que não se tratava de um curso para ensinar a trabalhar exaustivamente com um conjunto específico de ferramentas informáticas, mas que o pretendido era levar os alunos a saber muito bem identificar o tipo de problema a resolver para: escolherem a ferramenta informática mais adequada; e o analisarem devidamente de modo a estruturarem a informação correctamente (garantindo uma resolução apropriada).

2ª Aula TP

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • Estruturação de relatórios e currículos.

Resumo:

Nesta aula continuou-se a discussão da aula anterior sobre resolução de problemas por computador, retomando-se o ponto base da disciplina (com o qual se havia terminado a 1ª aula): o principal objectivo é levar os alunos a saber identificar muito bem o tipo de problema a resolver para garantir uma resolução apropriada, quer escolhendo a ferramenta informática mais adequada, quer sabendo estruturar a informação envolvida correctamente.

Depois e como introdução ao 1º capitulo, processamento de documentos, esteve-se a reflectir e a classificar os vários modelos de textos que no dia a dia é necessário editar e publicar com a ajuda do computador: mensagens, memorandos e outras notas; documentos para imprimir; colecções de diapositivos para acompanhar apresentações, ou stand-alone; hiper-documentos para divulgar via Internet.

3ª Aula TP

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • Estruturação de conjuntos de slides para apoio a apresentações e stand-alone.

Resumo:

A aula foi totalmente ocupada com a reflexão sobre a noção de estrutura de um texto para o escrever e divulgar na forma de um documento. Foram apresentadas duas formas (ou notações) para mostrar essa estrutura: diagramática (ou esquemática); com marcas à moda do XML.

Começou-se por constatar que todo o documento, do mais simples e curto ao mais complexo e longo, era formado por três grandes partes: um cabeçalho, ou prólogo; um corpo, ou texto principal; um rodapé, ou epílogo.

Depois de identificada essa organização comum, particularizou-se para um dos tipos de documentos mais usado: relatório técnico.

4ª Aula TP

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • Estruturação de sítios WWW, ou seja de conjuntos páginas HTML para publicação de informação na Web.

Resumo:

Esta aula continuou a ser ocupada com a reflexão sobre a noção de estrutura de documentos---textos para serem escritos e divulgados na forma de um documento, ou textos para serem organizados na forma de um conjunto de diapositivos que suporte uma comunicação oral---tendo sido sistematizadas, para acerto de notação, as duas formas que serão usadas para mostrar essa estrutura: diagramática (ou esquemática); com marcas à moda do XML.

Nesta aula viu-se com particular atenção a estrutura de uma apresentação acompanhada por diapositivos.

5ª Aula TP

Tópicos:

  • Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Desenvolvimento e Discussão com o docente dos Trabalhos Práticos -- 1ªfase.

Resumo:

Esta aula continuou a ser ocupada com a reflexão sobre a noção de estrutura de documentos, tendo-se discutido com particular atenção a estrutura de um site WWW.

6ª Aula TP

Tópicos:

  • Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Apresentação dos Trabalhos Práticos -- resultados da 1ªfase.

Resumo:

Nesta aula distribui-se definitivamente o enunciado dos Trabalhos Práticos pelos grupos e iniciou-se o seu desenvolvimento com a discussão da concepção dos diapositivos (alínea 1 do TP) que serão usados para uma breve apresentação de cada uma das empresas/organizações.

7ª Aula TP

Tópicos:

  • Processamento Numérico:

    • Organização da informação numa FC.

Resumo:

Nesta aula distribui-se definitivamente o enunciado dos Trabalhos Práticos pelos grupos (que faltaram na aula anterior) e continuou-se o seu desenvolvimento com a discussão da concepção dos diapositivos (alínea 1 do TP) que serão usados para uma breve apresentação de cada uma das empresas/organizações.

8ª Aula TP

Tópicos:

  • Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Desenvolvimento e Discussão com o docente dos Trabalhos Práticos -- 2ªfase.

Resumo:

Nesta aula continuou-se o seu desenvolvimento do Trabalho Prático com a validação da estrutura da apresentação imaginada pelos grupos e com a discussão da estrutura do relatório a apresentar. Iniciou-se a concepção do site (alínea 2 do TP) que será usado para divulgação de cada uma das empresas/organizações.

9ª Aula TP

Tópicos:

  • Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Apresentação dos Trabalhos Práticos -- resultados da 2ªfase.

Resumo:

Apresentação ao docente e à turma do resultado da 1ª fase do Trabalho Prático -- diapositivos (alínea 1 do TP) elaborados para uma breve apresentação de cada uma das empresas/organizações.

Foram vistos os Trabalhos 1, 2.

10ª Aula TP

Tópicos:

  • Processamento de Informação:

    • Concepção de um sistema de informação.

    • Levantamento e Organização dos dados; Diagrama Entidades/Relações (E/R).

Resumo:

Apresentação ao docente e à turma do resultado da 1ª fase do Trabalho Prático -- diapositivos (alínea 1 do TP) elaborados para uma breve apresentação de cada uma das empresas/organizações.

Foram vistos os Trabalhos 4, 6; os restantes grupos não apresentaram.

Inicio da 2ª fase do TP: desenho do site.

11ª Aula TP

Tópicos:

  • Processamento de Informação (continuação):

    • Criação e utilização de base de dados.

Resumo:

Não houve aula: Feriado nacional.

12ª Aula TP

Tópicos:

  • Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Desenvolvimento e Discussão com o docente dos Trabalhos Práticos -- 3ªfase.

Resumo:

Não houve aula: Feriado nacional.

13ª Aula TP

Tópicos:

  • Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Apresentação dos Trabalhos Práticas -- resultados da 3ªfase.

Resumo:

Apresentação ao docente e à turma dos resultados da 1ª fase do Trabalho Prático ainda não discutidos. Discutida a evolução da Página WWW e proposta a 2ª fase, Folha de Cálculo elaborada para gestão financeira de cada uma das empresas/organizações.

14ª Aula TP

Tópicos:

  •  Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Apresentação dos Trabalhos Práticas -- resultados da 3ªfase.

Resumo:

Apresentação ao docente e à turma dos resultados da 1 e 2ª fase do Trabalho Prático ainda não discutidos: conclusão da apresentação suportada em diapositivos elaborados com o Power Point e da Página de divulgação na WWW.

Foi ainda feito o ponto de situação em relação à 3ª e 4ª fases do TP --elaboração de uma Folha de Cálculo em Excel para gestão financeira de cada uma das empresas/organizações e de uma Base de dados em Access.

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Planificação detalhada das aulas Práticas 

As aulas práticas têm duração de 3 horas semanais e os conteúdos leccionados serão os seguintes:

 

1ª Aula P

Tópicos:

  • Apresentação geral da disciplina:

    • Objectivos e Funcionamento

    • Avaliação e Trabalhos Práticos;

    • Programa e Bibliografia.

Resumo:

Não houve aula por causa das cerimónias de recepção ao caloiro.

2ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • Word.

Fichas:

(Word)Formatação em Colunas
(Word)Criação de Indices
(Word)Cartas

Material Complementar de Apoio às fichas:
(Latex, introdução)Criação de Documentos simples
(Latex, continuação)Criação de Relatórios
Layout de um Artigo; Layout de uma Carta; Layout de um Relatório; Layout de uma Tese.

Resumo:

Apresentação do docente; algumas considerações sobre o funcionamento da disciplina.
Os alunos foram informados da obrigatoriedade de resolver e submeter(através do link apropriado, no Menu esquerdo do site da disciplina) as Fichas das Aulas Práticas e de fazer e discutir o Trabalho Prático. Foi também claramente referida a importância de lerem toda a informação sobre a disciplina disponibilizada através da Página WWW.

Início do 1º. Capítulo do Programa, sobre Processamento de Documentos. Os alunos criaram um conjunto de 2 textos (documentos MSWord) e familiarizaram-se com algumas opções avançadas de formatação de documentos, tais como: formatação multi-colunas; tratamento automático de letras e sua capitalização; criação automática de índices e utilização de estilos para parágrafos. Foi ainda discutida a importância da estruturação de documentos em secções e a utilização do modo "outline".

3ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • Word.  

Resumo:

O docente começou por efectuar uma revisão e sistematização de todos os conceitos sobre produção de documentos em MS Word estudados na última aula.

Introduziu depois o capítulo seguinte da matéria, sobre a criação de apresentações em PowerPoint. Os alunos começaram a trabalhar sobre este tema, simulando a apresentação de um hipotético projecto de doutoramento na área da Arqueologia. Foi dada ênfase à necessidade de se conceber a estrutura da apresentação antes de se começar a editar a mesma.

4ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • PowerPoint.

Fichas:

(PowerPoint, introdução)Criação de um conjunto simples de diapositivos

Resumo:

Nesta aula continuou-se a trabalhar na produção de apresentações (conjunto de diapositivos) em Power-Point, tendo-se resolvido as Ficha de exercícios propostas sobre esta matéria.

5ª Aula P

Tópicos:

  •   Processamento de Documentos:

    • HTML e Construção de páginas.

Fichas:

(HTML, introdução)Criação de páginas HTML (hiper-documentos) simples

Resumo

O docente apresentou a recente suite de aplicações web ZOHO, do tipo office. A utilização desta suite apresenta diversas vantagens, como sejam: a possibilidade de se partilhar e tornar públicos documentos; a acessibilidade global dos mesmos; e a possibilidade de se importar documentos do MS-Office. No caso do ZOHO Writer (processador de texto), acrescentam-se ainda o suporte ao trabalho colaborativo (várias pessoas podem estar envolvidas na edição do mesmo documento) e o controlo de versões, de utilização muito simples. No caso do ZOHO Show (editor de apresentações) destaca-se a possibilidade de se efectuar apresentações remotamente.

Os alunos criaram contas pessoais no ZOHO, após o que trabalharam no ZOHO Show, criando uma apresentação sobre a preparação de uma aula de campo, de uma disciplina fictícia de Arqueologia. Simulou-se uma apresentação remota: um aluno enviou um convite ao docente para assistir à sua apresentação. O docente, com o seu computador ligado ao projector multimédia, aceitou este convite, e todos puderam assistir à apresentação efectuada remotamente a partir do computador do aluno.

Finalmente, todos os grupos partilharam as suas apresentações com o docente, que assim terá acesso (de leitura) às mesmas.

Exemplo de uma apresentação criada por um aluno

6ª Aula P

Tópicos:

  •   Processamento de Documentos:

    • HTML e Construção de páginas.

Fichas:

(HTML, introdução)Criação de páginas HTML (hiper-documentos) simples

Resumo

Dada o elevado número de faltas na última aula, a primeira parte da aula foi dedicada à continuação do trabalho da aula anterior, tendo-se procurado que os alunos então presentes ajudassem os ausentes a criar as suas apresentações no Zoho Show e a partilhá-las com o docente.

Em seguida, os alunos escreveram um pequeno texto contendo uma comparação entre a utilização das ferramentas Office tradicionais e as ferramentas Zoho. Para isso utilizaram o Zoho Writer, e experimentaram em seguida partilhar os documentos com os colegas. Exemplificou-se a edição colaborativa, o bloqueio temporário de secções de texto durante a edição, e a utilização de funcionalidades de controlo de versões.

7ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento Numérico:

    • Excel.

Fichas:

(Excel, introdução)Criação de uma folha de cálculo

Resumo:

Por motivos imprevistos de última hora, esta aula não foi dada. Será substituída em data a combinar com os alunos.

8ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento Numérico:

    • Excel.

Fichas:

(Excel, continuação)Criação de um livro de cálculo

Resumo:

Nesta aula o docente expôs os conceitos básicos sobre a linguagem HTML e a construção de páginas web.

Os alunos elaboraram um conjunto de páginas onde experimentaram diversas possibilidades de formatação, bem como a criação de ligações (links) entre páginas. Iniciaram ainda a construção de uma página individual, nos moldes sugeridos pela ficha proposta numa aula anterior.

9ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento Numérico:

    • Excel.

Fichas:

(Excel, continuação)Criação de um livro de cálculo

Resumo:

Os alunos continuaram a trabalhar nas páginas web iniciadas na aula anterior, tendo incorporado agora tabelas e links para secções dentro da própria página. Foi demonstrada a forma como as aplicações ZohoShow e ZohoWriter permitem a inclusão (embedding) de apresentações e de texto formatado em paginas HTML, e os alunos experimentaram depois a inclusão de apresentações elaboradas nas aulas anteriores.

Finalmente, iniciou-se a resolução da ficha sobre Folhas de Cálculo. Os alunos construíram uma pequena folha, que depois importaram na aplicação ZohoSheet, e finalmente incluíram partes dessa folha numa página HTML.

10ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Informação:

    • Access

Fichas:

(Access, introdução)Desenho do DER e Criação de uma Base de Dados

Resumo:

Continuou-se o trabalho sobre folhas de cálculo iniciado na aula anterior. Os alunos construíram folhas relativas à organização de um conjunto de visitas de estudo, nomeadamente aos aspectos de inscrição de participantes e de estimativa de custos e orçamento. Tal como na aula anterior, estas folhas foram depois introduzidas e partilhadas na aplicação Zoho Sheet.

11ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Informação:

    • Access

Fichas:

(Access, continuação)População e Exploração de uma Base de Dados

Resumo:

O docente fez uma exposição introdutória sobre a motivação para a utilização, e os princípios subjacentes, às Bases de Dados Relacionais. Referiu-se a eliminação de redundância e as vantagens existentes nas operações de eliminação e introdução de novos registos nas bases de dados, bem como a facilidade de manutenção da integridade de uma BD.

Os alunos desenharam o diagrama de Entidades e Associações de uma base de dados, de acordo com o enunciado da ficha de trabalho para esta aula, relativa à gestão dos participantes num conjunto de visitas arqueológicas. Discutiu-se a necessidade de existência de atributos-chave, e a tradução de entidades e de associações dos tipos um-para-muitos e muitos-para-muitos em termos de tabelas. Os alunos procederam depois à criação desta BD em MS Access, tendo ainda introduzido alguns dados na mesma.

12ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Informação:

    • Access

Fichas:

Resumo:

O docente fez uma curta exposição sobre integridade referencial de bases de dados e os mecanismos disponibilizados pelo MSAccess para garantir a sua preservação. Os alunos alteraram as relações estabelecidas na BD desenvolvida na aula anterior e observaram o funcionamento desses mecanismos. Em seguida criaram forms para a introdução de informação nas tabelas, e elaboraram queries (usando o wizard do MSAccess) envolvendo múltiplas tabelas. Finalmente, discutiu-se alterações ao desenho da base de dados estudada.

13ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Informação e Documentos:

    • FrontPage avançado e Access

Fichas:

Resumo:

O docente demonstrou a utilização do ZOHO Creator para a criação de aplicações-web ligadas a bases de dados. Dada a impossibilidade inesperada dos alunos utilizarem este serviço a partir da rede do laboratório (por razões desconhecidas), aproveitou-se o resto da aula para fazer um ponto da situação sobre o estado de desenvolvimento dos trabalhos práticos, e para a realização dos inquéritos sobre o ensino ministrado.

14ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Informação e Documentos:

    • FrontPage avançado e Access

Fichas:

Resumo:

Esta aula foi inteiramente dedicada ao desenvolvimento dos trabalhos práticos, nomeadamente das componentes página web e folha de cálculo.

 

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