Planificação da disciplina e Sumários

 

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Planificação detalhada das aulas Teórico-Práticas

As aulas teóricas têm a duração de 60 minutos semanais, e deverão seguir a seguinte sequência:

1ª Aula  

Tópicos:

  • Introdução à Resolução de Problemas por Computador;

  • Noções básicas (dados, informação, processamento,...);

  • Estrutura de um computador;

  • Elementos constituintes do computador – hardware e software;

  • Sistemas operativos (Windows e Linux);

  • Programas.

Resumo:

Dado que todos os alunos já conheciam as noções básicas sobre Computadores e Informática, na aula assumiu-se essa matéria dada e discutiu-se detalhadamente o conceito de problema e sua resolução. Evidenciou-se a importância de especificar os dados, relações e restrições, válidos num dado universo de discurso e fundamentais para determinar a solução do problema.

Como introdução ao capitulo seguinte, processamento de documentos, esteve-se a reflectir e a classificar os vários modelos de textos que no dia a dia é necessário editar e publicar com a ajuda do computador: documentos para imprimir; diapositivos para acompanhar apresentações; hiper-documentos para divulgar via Internet.

2ª Aula  

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

  • Estruturação de relatórios e currículos.

Resumo:

A aula foi totalmente ocupada com a reflexão sobre a noção de estrutura de um texto para o escrever e divulgar na forma de um documento. Foram apresentadas três formas (ou notações) para mostrar essa estrutura: diagramática (ou esquemática); com comandos à moda do LaTeX; com marcas à moda do XML.

Começou-se por constatar que todo o documento, do mais simples e curto ao mais complexo e longo, era formado por três grandes partes: um cabeçalho, ou prólogo; um corpo, ou texto principal; um rodapé, ou epílogo.

Depois de identificada essa organização comum, particularizou-se para alguns dos tipos de documentos propostos na 1ª Ficha Prática de introdução ao LaTeX. A saber: artigo para revista; memorando; parecer.

3ª Aula

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • Estruturação de apresentações;

Resumo:

Esta aula continuou a ser totalmente ocupada com a reflexão sobre a noção de estrutura de um texto para o escrever e divulgar na forma de um documento, tendo sido sistematizadas, para acerto de notação, as três formas introduzidas para mostrar essa estrutura: diagramática (ou esquemática); com comandos à moda do LaTeX; com marcas à moda do XML.

Feita essa revisão, continuou-se a particularizar o esquema geral de organização (cabeçalho, corpo e rodapé) para alguns dos tipos de documentos propostos na 1ª/2ª Fichas Práticas de LaTeX. A saber: curriculum vitae e relatório.

 4ª Aula

Tópicos:

  • Processamento de Informação:

    • Levantamento e organização de dados – Diagramas E/R;

    • Noção de hiper-documento;

    • Estruturação de sites www.

Resumo:

Nesta aula passou-se a reflectir sobre a noção de hiper-documento para divulgar através da Internet na rede de informação Word Wide Web (WWW).

Falou-se dos visualizadores próprios da WWW (designados por "browsers"), que mostram e permitem manipular hiper-documentos escritos em HTML e analisou-se o significado de "navegar pela Internet".

Por fim, discutiu-se a estrutura dos documentos HTML, em particular de uma página pessoal, no sentido de sistematizar a resolução do 1ª problema da Ficha 4 (iniciado pragmaticamente na aula práctica anterior).

5ª Aula

Tópicos:

  • Processamento Numérico:

    • Importância e utilidades de uma folha de cálculo;

    • Programas para estatística.

 Resumo

Nesta aula continuou-se a reflectir sobre a noção de hiper-documento e a discutir a estruturação de sítios WWW (conjunto de páginas individuais ligados em rede) como evolução dos conceitos básicos introduzidos previamente.

Falou-se depois (e para rematar a matéria que não foi leccionada no feriado) na estruturação de um conjunto de diapositivos, quer para acompanhar uma apresentação oral, quer para uma apresentação "stand-alone", referindo-se as facilidades oferecidas pelo Power-Point para cada um desses casos.

6ª Aula

Tópicos:

  • Processamento de Informação (continuação):

    • Concepção de um sistema de informação.

Resumo:

Nesta aula encerrou-se a 1ª unidade do programa, processamento de documentos, e inicou-se a 2ª unidade lectiva: processamento numérico.

Para introduzir essa matéria, optou-se por analisar o utilitário da Microsoft mais divulgado para apoio ao cálculo numérico, o Excel, tendo-se procurado caracterizar o paradigma de cálculo incremental que o distingue; foram ainda revistas as principais funcionalidades oferecidas e os diferentes modos de trabalho.

7ª Aula

Tópicos:

  • Processamento de Informação (continuação):

    • Criação e utilização de base de dados.

Resumo:

Não dei aula por ter ido a Lisboa participar (com comunicação) na 5ªCAPSI.

8ª Aula

Tópicos:

  • Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Apresentação do projecto final da disciplina.

Resumo:

Nesta aula foi introduzido o SPSS, tendo sido discutida a sua filosofia (por comparação com o Excel), objectivo e historial. Foi depois demonstrada a sua utilização, através da resolução de um problema-exemplo.

9ª Aula

Tópicos:

  •  Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Escolha dos projectos pelos grupos de trabalho e discussão dos mesmos.

Resumo:

Nesta aula foi feito um balanço das 2 unidades programáticas (processamento de documentos e processamento numérico) concluídas para depois se introduzir a próxima, e última, unidade: Processamento de Informação.

Discutiu-se, então, o conceito de informação e de sistema de informação, referindo-se as suas funções de: aquisição; arquivo (armazenamento classificado, ou por categorias); e pesquisa da informação. Neste último ponto, evidenciou-se a principal diferença entre um Sistema de Arquivo clássico e os actuais Arquivos Electrónicos, suportados em Bases de Dados como sendo a capacidade dos SGBDs de responderem a questões elaboradas (pesquisa obedecendo a condições de selecção complexas).

Por fim, introduziu-se, ainda muito superficialmente, os dois conceitos básicos que modelam os sistemas de informação: Entidade e Relação. Começou-se, nesse contexto, a falar da caracterização das Entidades através de Atributos.

10ª Aula

Tópicos:

  •  Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Esclarecimento de dúvidas acerca dos projectos.

Resumo:

Toda esta aula foi dedicada ao desenvolvimento de Sistemas de Informação, tendo-se começado por rever os dois conceitos básicos (apresentados na aula anterior): Entidade caracterizada através de Atributos; e Relação.

Para o efeito recorreu-se a um exemplo rico: gestão de uma colecção de Obras de Arte com descrição dos seus Autores e registo dos Empréstimos feitos para Exposições diversas.

Construído o DER e discutida a Cardinalidade das várias Relações, passou-se a estudar a forma sistemática de implementar o modelo numa Base de Dados, criando uma Tabela para cada Entidade (com as colunas, ou campos, a corresponderem aos atributos mais à chave de cada registo) e acrescentando mais uma Atributo ou uma nova Tabela para materializar as Relações 1:N e N:N.

11ª Aula

Tópicos:

  • Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Esclarecimento de dúvidas acerca dos projectos.

Resumo:

Feriado Nacional: Restauração da Independência em 1640

12ª Aula

Tópicos:

  •  Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Esclarecimento de dúvidas acerca dos projectos.

Resumo:

Feriado Nacional: Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

13ª Aula

Tópicos:

  •  Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Apresentação final dos projectos.

Resumo:

Balanço final da disciplina. Esclarecimento de algumas dúvidas relativas à matéria e aos trabalhos.

Marcação da data definitiva para discussão grupo a grupo e avaliação dos Trabalhos Práticos (17 de Janeiro).

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Planificação detalhada das aulas Práticas 

As aulas práticas têm duração de 3 horas semanais e os conteúdos leccionados serão os seguintes:

 

1ª Aula

Tópicos:

  • Apresentação geral da disciplina:

    • Objectivos e Funcionamento

    • Avaliação e Trabalhos Práticos;

    • Programa e Bibliografia.

Resumo:

Os alunos foram informados à cerca dos objectivos e estrutura geral de funcionamento da disciplina e foram avisados sobre a obrigatoriedade de fazer os Trabalhos Práticos. Foi também claramente referida a importância de lerem toda a informação básica sobre a disciplina, disponível através da Página WWW.

Quanto ao principal objectivo, foi clarificado que não se tratava de um curso para ensinar a trabalhar exaustivamente com um conjunto específico de ferramentas informáticas, mas que o pretendido era levar os alunos a saber muito bem identificar o tipo de problema a resolver para: escolherem a ferramenta informática mais adequada; e o analisarem devidamente de modo a estruturarem a informação correctamente (garantindo uma resolução apropriada).

2ª Aula  

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • Word Avançado;

    • Latex.  

Fichas:

(Word Avançado)Formatação em Colunas
(Word Avançado)Criação de Indices
(Word Avançado)Cartas

(Latex, introdução)Criação de Documentos simples
(Latex, continuação)Criação de Relatórios

Material de Apoio às fichas: Layout de um Artigo; Layout de uma Carta; Layout de um Relatório; Layout de uma Tese.

Resumo:

Nesta aula os alunos resolveram apenas o 1º exercício da Ficha de Introdução ao LaTeX: "Escrita de uma artigo".

Ao realizarem com tempo e cuidado este trabalho prático, devem ter atingido os 3 seguintes objectivos:

  • familiarização com o editor de texto WinEdt em modo LaTeX;

  • familiarização com o formatador de documentos LaTeX e com um visualizador de PostScript;

  • estruturação de um documento para imprimir do tipo "artigo"

Relativamente ao último item, o tópico fundamental da aula, discutiu-se grupo a grupo a necessidade de dividir o texto total em partes, tornando-o num documento interessante, motivante e fácil de ler e compreender.

3ª Aula  

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • PowerPoint.

Fichas:

(PowerPoint, introdução)Criação de um conjunto simples de diapositivos

Resumo:

Não houve aula: feriado nacional.

4ª Aula  

Tópicos:

  •  Processamento de Documentos:

    • HTML e Construção de páginas.

Fichas:

(HTML, introdução)Criação de páginas HTML (hiper-documentos) simples

Resumo:

Na primeira parte da aula foi concluído o artigo, iniciado na aula anterior, e foram discutidos, grupo a grupo, os demais exercícios das Fichas 1 e 2 sobre a produção de documentos em LaTeX (resolvidos em casa pelos alunos).

Na segunda parte da aula transitou-se para a produção de páginas simples em HTML para divulgação na Internet, em WWW. Iniciou-se, assim, a resolução do 1º problema da Ficha 4, criação de uma página pessoal, recorrendo ao WinEdt para escrita directa do texto em HTML. Para arranque foi escolhida, em WWW, uma página pessoal e analisou-se o respectivo código fonte, tendo-se avançado por modificação progressiva desse documento de base.

 5ª Aula  

Tópicos:

  • Processamento Numérico:

    • SPSS.

Fichas:

(SPSS, introdução)Realização de cálculos estatísticos simples sobre Alunos

Resumo

Em toda esta aula os alunos continuaram a trabalhar nos documentos HTML para publicação de Páginas individuais, ou de grupo, em sítios WWW, para aprofundamento e exploração da matéria das aulas anteriores.

6ª Aula

Tópicos:

  • Processamento Numérico:

    • Excel.

Fichas:

(Excel, introdução)Criação de uma folha de cálculo

Resumo:

Em toda esta aula os alunos continuaram a trabalhar nos documentos HTML para publicação de Páginas de grupo, em sítios WWW, para conclusão da matéria das aulas anteriores.

7ª Aula

Tópicos:

  • Processamento Numérico:

    • Excel.

Fichas:

(Excel, continuação)Criação de um livro de cálculo

Resumo:

Nesta aula os alunos resolveram a 1ª questão da 1ªFicha sobre processamento numérico, referente ao uso do Excel, e iniciaram a 2ª questão.

Relativamente à 1º questão, foram discutidas diferentes abordagens ao problema, com listagem nominal dos participantes, ou simplesmente indicação dos totais; para cada caso foram analisadas as formas diferentes de organizar e manipular a folha.

8ª Aula

Tópicos:

  • Processamento de Informação:

    • Access ou PhpMyAdmin

Fichas:

(Access, introdução)Desenho do DER e Criação de uma Base de Dados

Resumo:

Nesta aula os alunos continuaram a resolver a 1ªFicha sobre processamento numérico, referente ao uso do Excel, tendo evoluído para: a utilização de tabelas de constantes (de modo a libertar as fórmulas de valores fixos); a utilização de várias folhas dentro do mesmo livro de cálculo, com referências cruzadas; e para o uso de condições para classificar os resultados numéricos.

9ª Aula

Tópicos:

  • Processamento de Informação:

    • Access ou PhpMyAdmin;

Fichas:

(Access, continuação)População e Exploração de uma Base de Dados

Resumo:

O tema da aula foi: Introdução à Prática com SPSS. Para isso tivemos de usar na 1ªparte da aula (2horas) outro laboratório, de modo a ser possível resolver a Ficha 7, tendo sido resolvidas as questões propostas e explorado outras facetas da ferramenta.

Na 2ª parte da aula continuaram a resolver problemas sobre processamento numérico em Excel, com vista a sedimentar os conhecimentos anteriormente aprendidos.

Também se aproveitou para decidir junto de cada grupo o tema do Trabalho Prático a realizar, sendo então especificado o que se pretendia com o relatório de projecto (a escrever em LaTeX) e deixando-se estabelecidas as 2 primeiras fases: criação de um sítio em WWW em HTML; e construção de uma apresentação (conjunto de diapositivos) em PowerPoint. Os enunciados acordados estão acessíveis nesta página da disciplina na rubrica "Material de Apoio, Exames e TPs".

10ª Aula

Tópicos:

  • Processamento de Informação:

    • Access ou PhpMyAdmin

Fichas:

Resumo:

Nesta aula os alunos continuaram essencialmente a resolver problemas sobre processamento numérico em Excel, com vista a sedimentar os conhecimentos anteriormente aprendidos e acabar o exercício de criar um livro com várias folhas.

Terminada esta parte, acedeu-se então à Ficha sobre Sistemas de Informação e os alunos estiveram a conceber no papel o modelo Entidades-Relações do problema proposto de modo a desenhar o DER que suportará a criação da Base de Dados.

Também se aproveitou para ver fichas de exercícios em Power Point que os alunos resolveram fora da aula e para verificar junto de cada grupo a estrutura pensada para o Relatório de Desenvolvimento do Trabalho Prático que terá de ser desenvolvido em LaTeX e entregue no fim do projecto.

11ª Aula

Tópicos:

  • Processamento de Informação e Documentos:

    • FrontPage avançado e Access.

Fichas:

Resumo:

Terminada a concepção do modelo Entidades-Relações do problema proposto na Ficha sobre Sistemas de Informação, os alunos estiveram a criar e começaram a explorar a Base de Dados de acordo com o DER desenhado na aula anterior e verificado no início desta aula.

12ª Aula

Tópicos:

  • Processamento de Informação e Documentos:

    • Dreamweaver.

Fichas:

Resumo:

Nesta aula o trabalho central continuou em torno do modelo Entidades-Relações do problema proposto na Ficha sobre SI (revisão das ideias com alguns dos grupos) e do exemplo das aulas teóricas (Obras de Arte) e da criação das tabelas, ligações e formulários, bem como a sua exploração através da criação de consultas. Em suma, a aula foi basicamente dedicada à consolidação de ideias já expostas mas ainda não devidamente consolidadas pelos alunos.

Além disso, e tal como na aula anterior, continuou-se a discutir a nível de cada grupo a proposta que traziam sobre o Relatório de Projecto (TP1) (confrontando como o que é esperado de tal memória descritiva) e a validar as ideias que alguns grupos já tinham para os diapositivos, ou outras componentes do TP.

13ª Aula

Tópicos:

  • Processamento de Informação e Documentos:

    • Dreamweaver.

Fichas:

Resumo:

Nesta aula o trabalho central continuou em torno dos problemas propostos sobre Sistemas de Informação e Bases de Dados, para conclusão dos exercícios iniciados; também se usou a aula para discussão/conclusão de outros problemas enunciados na disciplina.

Para fechar o semestre e a matéria, discutiu-se a necessidade de criar páginas WWW dinâmicas (de modo a exibir informação sempre actual) e falou-se como tal pode ser feito à custa de interligação dos documentos HTML com bases de dados, via linguagens como Php, JavaScript ou outras.

 

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