Maria Helena Martinho

Publications
RepositoriUM
International Conferences
As interações dos alunos no trabalho de grupo: uma experiência com alunos do 9.º Ano de escolaridade
Alves, M. J., & Martinho, M. H. (2017). As interações dos alunos no trabalho de grupo: uma experiência com alunos do 9.º Ano de escolaridade. In Atas do VIII CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Madrid.
O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do IF Goiano com o recurso do Laboratório de Educação Matemática: Um estudo de caso com os alunos da Licenciatura em Matemática
Mota, E. F. C., & Martinho, M. H. (2016). O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do IF Goiano com o recurso do Laboratório de Educação Matemática: Um estudo de caso com os alunos da Licenciatura em Matemática. In Atas do XXIII Colóquio, AFIRSE.
Olhares sobre a comunicação matemática e um poema de Drummond de Andrade
Martinho, M. H. (2015). Olhares sobre a comunicação matemática e um poema de Drummond de Andrade. In Actas do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática, Vol. 5 (pp. 70-87). Campinas: UNICAMP.
Introdução à Geometria plana axiomática por meio de histórias em quadrinhos: Uma experiência com alunos do curso de licenciatura em matemática
Assis, E. S., & Martinho, M. H. (2015). Introdução à Geometria plana axiomática por meio de histórias em quadrinhos: Uma experiência com alunos do curso de licenciatura em matemática. In Actas do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Vol. 3 (pp. 120-134). Campinas: UNICAMP.
Comunicação nas aulas de Matemática: Um estudo de caso numa turma do 6.º ano
Tinoco, J.; Santos, A.; Martinho, M. H. (2013). Comunicação nas aulas de Matemática: Um estudo de caso numa turma do 6.º ano. In L. S. Almeida, B. D. Silva, & A. Franco (Orgs.), Proceedings of XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopegagogia, (pp. 5402-5417). Braga: Universidade do Minho.
Should Mathematics remain invisible?
Barbosa, L. S., & Martinho, M. H. (2010). Should Mathematics remain invisible? In Proceedings of EIMI 2010 conference (Education Interfaces between Mathematics and Industry) (pp. 85-95). Lisboa: Centro Internacional de Matemática.
Avaliação de competências de resolução de problemas de análise combinatória numa turma do 7º ano
Roa, R., Almeida, C. e Martinho, H. (2003). Avaliação de competências de resolução de problemas de análise combinatória numa turma do 7º ano. In Actas de las Jornadas Andaluzas de Educación Matemática THALES.
Student Teachers’ Perceptions of the Internet: Motivation, Influences, and Use
Almeida, C, Morais, C., Miranda, L., Viseu, F., & Martinho, H. (2002). Student Teachers’ Perceptions of the Internet: Motivation, Influences, and Use (5 pages). In Proceedings of the International Conference on Computers in Education (ICCE2002). Los Alamitos, Ca: Computer Society.
Student Teachers’ Perspectives of the Internet’s and Internet Tools’ Educational Contributions and Future Usage
Almeida, C., Morais, C., Miranda, L., Martinho, H., & Viseu, F. (2002). Student Teachers’ Perspectives of the Internet’s and Internet Tools’ Educational Contributions and Future Usage. In A. M. Vilas, J. A. M. González, & I. S. Zaldivar (Coords.), Information Society and Education: Monitoring a Revoluation. Proceedings of ICTE2002 (pp.1246-1250). Badajoz, Spain: Junta de Extremadura, Consjeria de Educación, Ciencia y Tecnologia.
Portuguese Student Teachers' Experiences, Perspectives and Expectations Regarding the Use of the Internet: the Impact of a Preservice Program
Almeida, C., Martinho, H., Viseu, F., Morais, C., & Miranda, L. (2002). Portuguese Student Teachers' Experiences, Perspectives and Expectations Regarding the Use of the Internet: the Impact of a Preservice Program. In D. A. Willis, J. Price, & N. Davis (Eds.), Information Technology & Teacher Education Annual: Proceedings of SITE 2002 (pp.1232-1235). Norfolk, VA: Association for the Advancement of Computing in Education.
National Conferences
Dificuldades na resolução de problemas e na comunicação escrita em Matemática: Um estudo com alunos do 11.º ano
Martins, L. G., & Martinho, M. H. (2023). Dificuldades na resolução de problemas e na comunicação escrita em Matemática: Um estudo com alunos do 11.º ano. In Atas do EIEM 2023 (to appear). SPIEM.
Como os alunos comunicam por escrito a resolução de um problema matemático? Um estudo com alunos do 11.º ano
Martins, L. G., & Martinho, M. H. (2023). Como os alunos comunicam por escrito a resolução de um problema matemático? Um estudo com alunos do 11.º ano. In Atas do Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM 2023 (pp. 127-141). APM.
A comunicação matemática escrita e a resolução de problemas: A construção de uma tarefa de formação para futuros professores
Ferreira, R. A. T., & Martinho, M. H. (2022). A comunicação matemática escrita e a resolução de problemas: A construção de uma tarefa de formação para futuros professores. In Investigação em Educação Matemática 2022, Desenvolvimento Curricular, EIEM 2022 (346-349). SPIEM.
As representações semióticas na aprendizagem da matemática: Uma experiência com uma turma de 10.º ano
São Bento, J. R., & Martinho, M. H. (2022). As representações semióticas na aprendizagem da matemática: Uma experiência com uma turma de 10.º ano. In Investigação em Educação Matemática 2022, Desenvolvimento Curricular, EIEM 2022 (229-244). SPIEM.
Comunicação escrita na resolução de um problema matemático: Um estudo com alunos do 11.º ano
Martins, L. G., & Martinho, M. H. (2021). Comunicação escrita na resolução de um problema matemático: Um estudo com alunos do 11.º ano. In N. Branco, S. Colaço, L. Serrazina, R. T. Ferreira, R. Santos & A. P. Canavarro (Eds.), Capacidades matemáticas transversais – Livro de Atas do EIEM 2021 (pp. 108-122). SPIEM.
Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático
Martins, L. G., & Martinho, M. H. (2018). Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático. In Rodrigues, A., Barbosa, A., Santiago, A., Domingos, A., Carvalho, C., Ventura, C., Costa, C., Rocha, H., Matos, J. M., Serrazina, L., Almeida, M., Teixeira, P., Carvalho, R., Machado, R. & Carreira, S., Livro de Atas do EIEM 2018, Encontro de Investigação em Educação Matemática, (pp. 301-318). Coimbra: SPIEM.
A escrita matemática na resolução de um problema de geometria por alunos de licenciatura em educação básica
Martinho, M. H., Rocha, H. (2017). A escrita matemática na resolução de um problema de geometria por alunos de licenciatura em educação básica. In Oliveira, H., Santos, L., Henriques, A., Canavarro, A. P., Ponte, J. P., Livro de Atas do EIEM 2017, Encontro de Investigação em Educação Matemática, (pp. 163-177). Lisboa: SPIEM.
A aprendizagem do cálculo diferencial e integral num curso de licenciatura em Matemática
Serafim, A. F., & Martinho, M. H. (2017). A aprendizagem do cálculo diferencial e integral num curso de licenciatura em Matemática. In L. Menezes, A. Ribeiro, H. Gomes, A. P. Martins, F. Tavares & H. Pinto, Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 377 -399). Viseu: APM.
As representações e a aprendizagem matemática
Tomás Ferreira, R., & Martinho, M. H. (2015). As representações e a aprendizagem matemática. In M. V. Pires, R. Tomás Ferreira, A. Domingos, C. Martins, M. H. Martinho, I. Vale, N. Amado, S. Carreira, T. Pimentel & L. Santos. Investigação em educação Matemática: Representações Matemáticas (pp. 61-66). Bragança: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.
O professor e o uso do texto na aula de Matemática
Martinho, M. H., Melo, M. C., & Braga, J. (2015). O professor e o uso do texto na aula de Matemática. In A. P. Canavarro, L. Santos, C. C. Nunes & H. Jacinto, Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 294-296). Évora: APM.
As interações de um grupo de alunos do 9.º ano de escolaridade ao longo da realização de uma tarefa em Geometria
Alves, M. J., Martinho, M. H. (2015). As interações de um grupo de alunos do 9.º ano de escolaridade ao longo da realização de uma tarefa em Geometria. In A. P. Canavarro, L. Santos, C. C. Nunes & H. Jacinto, Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 157-174). Évora: APM.
A comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: um estudo de caso numa turma do 3.º ciclo do ensino básico
Tinoco, J. M.; Martinho, M. H.; & Santos, A. C. (2012). A comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: um estudo de caso numa turma do 3.º ciclo do ensino básico. In L. S. Almeida, B. D. Silva & A. Franco (Orgs.), Atas do II seminário internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” (pp. 1334-1343). Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Os raciocínios dos alunos na descoberta de dízimas finitas: Uma experiência com alunos de uma turma de 9º ano
Domingues, C., & Martinho, M. H. (2011). Os raciocínios dos alunos na descoberta de dízimas finitas: Uma experiência com alunos de uma turma de 9º ano. In Actas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Associação de Professores de Matemática.
A argumentação matemática na resolução de tarefas com a utilização da calculadora gráfica: Uma experiência numa turma do 11º ano
Magalhães, M. G., & Martinho, M. H. (2010). A argumentação matemática na resolução de tarefas com a utilização da calculadora gráfica: Uma experiência numa turma do 11º ano. In H. Gomes, L. Menezes, I. Cabrita (Orgs), Actas XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 156-170). Universidade de Aveiro.
Discussão matemática na sala de aula com recurso à tecnologia: Os alunos explicam para se compreenderem
Santos, E., & Martinho, M. H. (2010). Discussão matemática na sala de aula com recurso à tecnologia: Os alunos explicam para se compreenderem. In H. Gomes, L. Menezes, I. Cabrita (Orgs), Actas XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 269-283). Universidade de Aveiro.
Exploração da balança algébrica de quatro pratos
Rodrigues, F., Parente, H., Fernandes, P., & Martinho, H. (2004). Exploração da balança algébrica de quatro pratos. In Actas do Encontro Nacional de Professores de Matemática (pp. 99-102). Associação de Professores de Matemática.
Processos de resolução de problemas da análise combinatória numa turma do 7.º ano
Almeida, C., & Martinho, H. (2003). Processos de resolução de problemas da análise combinatória numa turma do 7º ano. In Actas XIVSIEM: Seminário de Investgação em Educação Matemática (pp. 505-524), APM.
A Internet e o Ensino de Matemática: Práticas, Perspectivas e Expectativas de Futuros Professores
Almeida, C., Morais, C., Miranda, L., Viseu, F., & Martinho, H. (2002). A Internet e o Ensino de Matemática: Práticas, Perspectivas e Expectativas de Futuros Professores. In L. Menezes, H. Cunha, F. Tavares (Orgs.), Actas- XIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp.227-236). Associação de Professores de Matemática.