U.Minho Informática para a Musicologia - 2008/09
[ DI/UM ]

[ Contacto | Página principal
Equipa docente | Horário | Regime de Avaliação | Atendimento
| Programa Resumido | Programa Detalhado
Sumários | Trabalhos Práticos | Wiki | Material Pedagógico
Bibliografia |
Provas de Avaliação | Classificações ]

  Equipa docente

  Horário

Ref Dia Hora Tipo Sala Cursos Docente
1 6.ª-feira 18h00-20h00 TP+P DI 1.08 LM J.J. Almeida
2 6.ª-feira 20h30-22h30 T DI 1.08 LM J.N. Oliveira

  Regime de Avaliação

  Atendimento

  Programa Resumido

  Programa Detalhado

  Sumários

  1. Aula (P) de 2009.02.27: Apresentação. Equipa docente. Horário e recursos. Máquinas disponíveis. Página da disciplina e Wiki. Acesso ao edifício em regime pós-laboral. Resumo do programa. Regime de avaliação. O princípio 'learning by doing'.

  2. Aula (P) de 2009.03.06: Introdução à informática e aos computadores. Hardware e software. Sistemas operativos. Linguagens de programação. Bibliotecas e repositórios. Software aberto e "software" proprietário. Re-utilização de componentes. Gestão de versões. Trabalho cooperativo (wiki, svn, etc). Aplicações interactivas e processamento em batch. Manipulação directa. Interfaces gráficas.

  3. Aula (T) de 2009.03.06: Introdução à música como linguagem formal. Música e proporcionalidade. Abstracção. Breve análise dos vários sistemas de afinação. Papel dos números racionais na formalização do fenómeno musical e na construção de escalas (pentatónicas e heptatónicas). Cálculos simples com racionais na linguagem de programação Haskell.

  4. Aula (P) de 2009.03.13: Apresentação da notação ABC. Introdução e prática com o wiki da disciplina.

  5. Aula (T) de 2009.03.13: Introdução à programação com números e palavras. De volta à matemática e álgebra do secundário. Receita para construção de programas em Haskell para operações simples com números naturais. Palavras e frases em Haskell. Operações disponíveis sobre palavras (inversão, junção, ordenação, etc). Extracção das palavras de uma frase. Diferença entre número e a palavra que o designa. Letras de uma palavra. Exercícios.

  6. Aula (P) de 2009.03.20: Introdução ao ciclo de produção de partituras e conteúdos musicais usando o sistema Abc Plus v.1.0.4. Etapas de conversão via linha de comando entre formatos: abc -> ps; ps2pdf ; abc -> midi.

  7. Aula (T) de 2009.03.20: Programação com números e palavras (conclusão). Operações de intercalação, filtragem, selecção e mapeamento. Palavras "rondó" e palavras infinitas. A cifragem de texto como caso particular de mapeamento. Receita para construção de programas em Haskell que manipulam palavras.

  8. Aula (P) de 2009.03.27: Noções de classificação de conteúdos. Estrutura e sistemas classificativas. CDU. Classificação e catalogação. Metadados.

  9. Aula (T) de 2009.03.27: Dos números e palavras até às frases musicais. A operação de colagem ("zipping") de duas palavras. Sequências de pares. Palavras e frases como casos particulares de sequências. Sequências de números racionais. Representação de eventos sonoros por pares (altura,duração). Frases sonoras. Exercícios.

  10. Aula (P) de 2009.04.03: Caso de estudo em Abc Plus: construção da partitura do Canon per 3 Violini e Basso de Johann Pachelbel (1653-1706) por junção de várias partes: uma célula repetitiva no baixo e a imitação exacta, textual, da parte do I violino.

  11. Aula (T) de 2009.04.03: Não houve aula (a compensar). Motivo: ausência do docente numa reunião científica internacional.

  12. Aula (P) de 2009.04.17: Introdução ao processamento de texto de qualidade usando o LaTeX: filosofia e exemplos iniciais.

  13. Aula (T) de 2009.04.17: Codificação em Haskell de alguns recursos estilísticos em música: aumentação, diminuição e movimento retrógrado. Exemplos: tema das Variações Abegg (op.1) de R. Schumann (1810-1856) e cânone nr.1 dos Canones diversi super thema regium do BWV 1079 de J.S. Bach (1685-1750).

  14. Aula (P) de 2009.04.24: Prática com LaTeX: recurso ao pdfpages para importar partituras geradas por Abc Plus.

  15. Aula (T) de 2009.04.24: Inspecção e prática com as bibliotecas Ipm.hs e Abc.hs de apoio à disciplina. Primeiras funções para análise musical: sampling e nrep.

  16. Aula (P) de 2009.05.08: Introdução aos sistemas de trabalho cooperativo e controlo de versões. Noção de repositório partilhado. Uso da ferramenta subversion (svn).

  17. Aula (T) de 2009.05.08: Não houve aula (a compensar). Motivo: solicitação da Direcção de Curso.

  18. Aula (P) de 2009.05.15: Não houve aula. Motivo: tolerância da semana do Enterro da Gata

  19. Aula (T) de 2009.05.15: Não houve aula. Motivo: tolerância da semana do Enterro da Gata

  20. Aula (P) de 2009.05.22: Uso de SVN + LaTeX + Abc Plus como modo de criar cancioneiro em regime cooperativo, adequado a trabalhos em curso da disciplina.

  21. Aula (T) de 2009.05.22: Introdução à análise musical quantitativa. Conceito de interprelação (query). Interprelação em Haskell: as operações map e filter. Exercício de programação: cálculo da implementação de filter. Notação em compreensão.

  22. Aula (P) de 2009.05.29: Análise musical quantitativa em suporte textual. Uso de ferramentas de scripting para tratamento de texto. Introdução ao AWK como modo de extrair resultados a partir de texto estruturado (tabelas textuais).

  23. Aula (T) de 2009.05.29: Papel dos combinadores map+filter na análise musical quantitativa. Notação em compreensão. Formulação de `queries' usando o padrão [ f a | a <- l, p a]. Exercícios de programação: cálculo de ínfimos e supremos.

  24. Aula (P) de 2009.06.05: Produção de documentos PDF com música inclusa, via LaTeX. O pre-processador teximporter.

  25. Aula (T) de 2009.06.05: Análise musical quantitativa (conclusão). Construção de histogramas: análise da função hist que calcula o histograma de uma sequência contendo a população alvo. Caso de estudo: formulação de queries e construção dos respectivos histogramas a partir da lista de todos os opus de L.v. Beethoven (1770-1827).

  26. Aula (P) de 2009.06.12: Conclusão da aula anterior.

  27. Aula (T) de 2009.06.12: Introdução ao reconhecimento de padrões em análise musical assistida por computador. Estudo do operador findIndices. Inversão de palavras (listas). A função match como generalização de isPrefixOf. Concepção da função patternIndices. Exemplo: detecção de padrões repetitivos no primeiro andamento da sonata op.79 de L.v. Beethoven (1770-1827). Filtros mais sofisticados: eliminação de todos os duplicados de uma sequência versus eliminação de duplicados consecutivos. Exemplo: a função nrep e sua aplicação à abstração de padrões ritmico/melódicos.

  28. Aula (T) de 2009.06.19: Não houve aula (a compensar como aula de apoio antes das provas de avaliação).

  29. Aula (P) de 2009.07.17: (aula de compensação) Sessão de apoio à realização do 3.º trabalho prático da disciplina.

  30. Aula (T) de 2009.07.17: (aula de compensação) Retrospectiva sobre a disciplina: análise dos sumários e do material pedagógico disponível. Síntese final. Revisões de preparação para as provas de avaliação individual.

  Trabalhos Práticos

  Material Pedagógico

Ver esta secção no Wiki da disciplina.

  Bibliografia

  Provas de Avaliação

Calendário:

Prova Data Hora Salas Enunciado
Exercício escrito 20-Jul 17h00-19h00 DI 1.08 pdf
Exame de recurso 24-Jul 17h00-19h00 DI 1.08 pdf

  Classificações

Notas finais:
28072 = 15 ; 36577 = 17 ; 53361 = 15 ; 53476 = 14 ; 53902 = 14 ; 53903 = 14 ;


Voltar à página principal de IPM.
Outras disciplinas leccionadas pelo DIUM


J. Nuno Oliveira 2010-03-11