Laboratórios de Informática II

Ano Lectivo: 2006/07 (2º semestre)

Escola de Engenharia

Universidade do Minho


AVISOS (***Avaliação do Projecto - NOTAS***)


Apresentação

Cursos a que é leccionada:

Engenharia Informática -- 1º ano ()
Escolaridade:

0 + 0 + 2 (1 aula semanal de 2h)
Responsável:

Pedro Rangel Henriques
Equipe Docente:

Pedro Rangel Henriques (0 + 0 + 1)
José João Dias de Almeida (0 + 0 + 2)
Rui Castro Mendes (0 + 0 + 1)
Miguel Pereira Rocha (0 + 0 + 2)

Obs: é indicado o número de turmas de cada tipo de aula que cada docente lecciona.
Estrutura de Funcionamento:

A disciplina, que pretende integrar os conhecimentos que são transmitidos a nível das restantes disciplinas do semestre corrente e do anterior (do 1º ano do curso), privilegia o método dito de ensino orientado ao projecto.

Assim toda a aprendizagem será feita através do desenvolvimento de um projecto, que requer: a análise do enunciado; a concepção e o desenho da resolução; a implementação completa do software que realiza o sistema projectado.

Para realizar essas tarefas será usado o tempo lectivo em laboratório de informática, com o acompanhamento permanente de 1 docente, o qual irá discutindo com os grupos as alternativas (para os ajudar a fazer as opções técnicas), irá guiando as actividades dos grupos, bem como esclarecendo dúvidas que os alunos coloquem. Além desse período lectivo, espera-se que os grupos desenvolvam algum trabalho extra aulas.

Objectivos:

É propósito fundamental desta disciplina (projecto integrado) levar os alunos a sedimentar os conhecimentos introduzidos nas aulas teóricas e teórico-práticas de Programação Imperativa, Sistemas de Computação, Cálculo II, Lógica e Tópicos de Física Moderna.

Além disso e na senda das mais recentes preocupações nacionais e internacionais da educação em engenharia, é também intenção contribuir para a formação de licenciados inovadores e empreendedores, capazes de avaliar o custo das suas soluções e imaginar os possíveis nichos de oportunidade para desenvolver e aplicar os seus projectos.

Concretizando, os objectivos de formação genérica incluem:

  • a pesquisa, análise e selecção de informação,
  • o treino de trabalho de grupo na resolução de problemas,
  • o desenvolvimento da capacidade de análise e compreensão de textos em língua inglesa, e
  • o desenvolvimento da capacidade de comunicação escrita e oral.

Os objectivos de formação específica incluem:

  • a análise do problema e a especificação da solução,
  • o desenvolvimento de algoritmos e consequente implementação numa linguagem imperativa,
  • a execução e realização de testes de conformidade,
  • a análise da execução desses programas numa dada arquitectura de computadores (IA-32), e
  • a aplicação de técnicas de optimização de algoritmos/programas/códigos, com vista a melhorar o desempenho.
Resultados da Aprendizagem:

A avaliação dos resultados esperados de aprendizagem irá verificar se as/os estudantes conseguem demonstrar ter adquirido o seguinte conjunto de competências genéricas e específicas:
  • competências genéricas
    • a capacidade de trabalho em grupo e respectiva comunicação efectiva e eficiente entre os elementos do grupo
    • a capacidade de comunicação escrita e oral na apresentação e discussão dos processos usados e resultados obtidos
    • a capacidade de utilização de ferramentas genéricas de informática em ambiente Linux e de elaboração de documentos anotados
  • competências específicas de Programação Imperativa
    • a capacidade de desenvolver algoritmos para resolver problemas, de forma criativa, criteriosa e crítica, e inserida/o num grupo de trabalho
    • o conhecimento e a capacidade de codificar algoritmos e estruturas de dados segundo os princípios da programação estruturada (imperativa)
    • a capacidade e aptidões práticas para gerar, executar e testar programas codificados em C, usando um conjunto adequado de utilitários (GNU)
    • o conhecimento e a capacidade de analisar a execução de programas numa dada arquitectura, e as aptidões de desenvolver e aplicar testes de conformidade em situações de fronteira
    • a capacidade e aptidões na produção de documentação adequada à manutenção por terceiros dos programas desenvolvidos
  • competências específicas de Sistemas de Computação
    • a capacidade de pesquisar, seleccionar, analisar, interpretar e sintetizar a informação necessária para realizar as tarefas especificadas na fase inicial do projecto (a partir de textos em língua inglesa, e relacionada com um tema indicado no enunciado)
    • o conhecimento e a capacidade de identificar e caracterizar as técnicas de codificação de estruturas típicas de controlo e dos métodos de acesso e manipulação de dados estruturados, no processo de compilação de uma linguagem imperativa, usando o gcc
    • a aptidão para analisar código em assembly e utilizar ferramentas de baixo nível de depuração (gdb) de programas
    • o conhecimento, a capacidade e a aptidão para aplicar técnicas de engenharia inversa a código binário
    • as aptidões na aplicação de técnicas e métricas na análise de desempenho baseadas no profiling de aplicações
    • as capacidades e aptidões para descrever, aplicar e avaliar técnicas de optimização de desempenho independentes e dependentes da máquina


Avaliação

Critério:

A única fonte de avaliação será o desempenho geral do aluno no desenvolvido do projecto, sendo a nota o reflexo dos resultados práticos objectivamente atingidos, do relatório escrito, da exposição oral feita e do comportamento em cada aula (o empenho e participação no projecto).

Existirão quatro pontos de avaliação (3 intermédios e 1 final):

Os restantes 10% serão atribuídos à avaliação contínua ao longo do projecto.

Em cada ponto de avaliação serão apreciados os resultados (o protótipo apresentado), a apresentação efectuada, os relatórios, a criatividade e inovação, a aplicação das matérias leccionadas, sendo então o trabalho global classificado de acordo com os seguintes escalões:
 

Escalão
Nota
Não Entregue
0
Não Satisfaz
7
Satisfaz no Mínimo
10
Satisfaz
13
Bom
16
Muito Bom
19

Sistema electrónico para Submissão do Trabalho Pratico:

Para submeter o Relatório e Código desenvolvido para resolver o Projecto integrador proposto no contexto desta disciplina de LI, use o sistema de submissão electrónica seguindo o link abaixo, onde encontrará também a formação de cada Grupo de Trabalho e a Nota de cada fase (ver abaixo a Nota Final):

Pautas:

Para consultar a Nota Final de Projecto, clique abaixo:


Projecto Integrado

Para fazer o download do enunciado do Projecto (único) proposto para esta edição de 2006/2007 e respectivos anexos, clique abaixo:

Para fazer o download do enunciado dos Guiões para cada fase do trabalho, clique abaixo:


Bibliografia

Material bibliográfico proposto para apoio ao curso:

* Kernighan e Ritchie, "The C Programming Language (ANSI C)", 2.nd edition, Prentice Hall Software series, 1988
* P. Guerreiro, "Elementos de Programação com C", FCA -- Editora de Informática Lda, série Tecnologias de Informação, 2ªEdição, 2001
* L. Damas, "Linguagem C", FCA -- Editora de Informática Lda, 1999
* I. Sampaio e A. Sampaio, "Fundamental da Programação em C", FCA -- Editora de Informática Lda, 1998
* R. Barbosa, "Domine a 100% a Programação em C", volumes I e II, FCA -- editora de Informática Lda, 1997
* Leendert Ammeraal, "Programas e Estruturas de Dados em C", Editora Presença, 1994


Notas Pedagógicas e Material de Apoio Diverso

De momento e para além do material bibliográfico recomendado, encontram-se disponíveis as seguintes Notas e Material Pedagógico:

... e a seguinte documentação complementar diversa:


Avisos Importantes

(2007.07.15)
A Pauta COMPLETA com as Notas Finais foi agora lançada, estando acessível no link respectivo desta página.
(2007.06.19)
Acaba de ser publicada a Pauta com a Nota Final de Projecto de cada Grupo.
Note que as notas individuais de cada Aluno, que serão lançadas posteriormente, poderão ser diferentes.
(2007.06.09)
AVISO Importante: Segue-se a marcação das Sessões de Avaliação de cada Docente com os Grupos do seus Turnos.
Os alunos devem consultar no SSeTP o número do seu Grupo.
  1. PRH: 4ªf 09h30-12h30 + 5ªf 09h30-12h30
    grupos: 5, 6, 7, 8, 9, 10, 42, 45, 48, 49, 60
  2. MPR: 4ªf 09h30-12h30 + 5ºF 09h30-12h30 + 5ºf 14h00-18h00
    grupos: 4,11,19,20,21,22,25,26,27,30,32,34,36,37,38,39,41,44,50,53,56,57,59,68
  3. JJ: 4ªf 08h30-12h30 + 4ºf 14h00-18h00 + 5ºF 08h30-12h30
(2007.06.09)
ATENÇÃO -- AVISO Importante: Recordo que os Projectos (Relatório + Código) devem ser submetidos até às 24h00 da próxima 2ªf dia 11Jun.
A avaliação de cada Grupo (obrigatória a presença de todos os seus elementos) será feita a partir dessa data e nessa semana, no Lab. 0.04 do DI, em data a marcar pelos docentes de cada turno com os respectivos grupos.
Os grupos apresentam-se de meia-em-meia hora por ordem crescente do Número de Grupo (convém chegarem uns 15 min antes para preparação).
(2007.06.06)
Foram lançadas as notas parciais (1º, 2ª e 3ª fases) no Sistema para Submissão electrónica de TPs.
(2007.05.25)
ATENÇÃO -- AVISO Importante: Face ao andamento real dos projectos, ficou decidido que o objectivo mínimo a cumprir no final do semestre é a implementação dos 3 primeiros jogos (Jogo da Forca, MineSweeper e Spite&Malice) que devem respeitar os 3 Guiões publicados até ao momento.
Qualquer um dos outros jogos pode ser feito e apresentado, mas contará como extra.
(2007.05.14)
ATENÇÃO -- AVISO Importante: por falta de alunos, decidiu-se fechar o Turno de 3ªf das 14 às 16.
Os poucos alunos inscritos devem distribuir-se pelos outros turnos.
(2007.03.11)
1º momento de Avaliação do Projecto (Semana 3): Após a avaliação na aula prática (feita pelo docente junto de cada grupo) os grupos devem submeter a versão PDF do relatório, descrevendo com clareza e detalhe os items pedidos no 1ºGuião e contendo, em Apêndice, o código do programa C que implementa a estrutura geral da Arca de Jogos.
A submissão deve ser feita através do sistema electrónico apropriado (ver link acima), até às 12h de 2ªf dia 19 de Março.


author: prh@di.uminho.pt; 
Last modified: domingo, Julho 15, 2007 at 21:07