Laboratórios de Informática II
Ano Lectivo: 2006/07 (2º semestre)
Escola de Engenharia
Universidade do Minho
AVISOS (***Avaliação do Projecto - NOTAS***)
Apresentação
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Cursos a que é leccionada:
- Engenharia Informática -- 1º ano ()
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Escolaridade:
- 0 + 0 + 2 (1 aula semanal de 2h)
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Responsável:
- Pedro Rangel Henriques
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Equipe Docente:
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Pedro Rangel Henriques (0 + 0 + 1)
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José João Dias de Almeida (0 + 0 + 2)
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Rui Castro Mendes (0 + 0 + 1)
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Miguel Pereira Rocha (0 + 0 + 2)
Obs: é indicado o número de turmas de cada tipo de aula que cada docente lecciona.
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Estrutura de Funcionamento:
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A disciplina, que pretende integrar os conhecimentos que são transmitidos a nível das restantes disciplinas
do semestre corrente e do anterior (do 1º ano do curso),
privilegia o método dito de ensino orientado ao projecto.
Assim toda a aprendizagem será feita através do desenvolvimento de um projecto,
que requer: a análise do enunciado; a concepção e o desenho da resolução; a implementação completa
do software que realiza o sistema projectado.
Para realizar essas tarefas será usado o tempo lectivo em laboratório de informática,
com o acompanhamento permanente de 1 docente, o qual irá discutindo com os grupos as
alternativas (para os ajudar a fazer as opções técnicas), irá guiando as actividades dos grupos,
bem como esclarecendo dúvidas que os alunos coloquem.
Além desse período lectivo, espera-se que os grupos desenvolvam algum trabalho extra aulas.
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Objectivos:
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É propósito fundamental desta disciplina (projecto integrado) levar os alunos
a sedimentar os conhecimentos introduzidos nas aulas teóricas e teórico-práticas de
Programação Imperativa, Sistemas de Computação, Cálculo II, Lógica e Tópicos de Física Moderna.
Além disso e na senda das mais recentes preocupações nacionais e internacionais da educação em engenharia,
é também intenção contribuir para a formação de licenciados inovadores e empreendedores, capazes de avaliar
o custo das suas soluções e imaginar os possíveis nichos de oportunidade para desenvolver e aplicar os seus projectos.
Concretizando,
os objectivos de formação genérica incluem:
- a pesquisa, análise e selecção de informação,
- o treino de trabalho de grupo na resolução de problemas,
- o desenvolvimento da capacidade de análise e compreensão de textos em língua inglesa, e
- o desenvolvimento da capacidade de comunicação escrita e oral.
Os objectivos de formação específica incluem:
- a análise do problema e a especificação da solução,
- o desenvolvimento de algoritmos e consequente implementação numa linguagem imperativa,
- a execução e realização de testes de conformidade,
- a análise da execução desses programas numa dada arquitectura de computadores (IA-32), e
- a aplicação de técnicas de optimização de algoritmos/programas/códigos, com vista a melhorar o desempenho.
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Resultados da Aprendizagem:
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A avaliação dos resultados esperados de aprendizagem irá verificar se as/os estudantes
conseguem demonstrar ter adquirido o seguinte conjunto de competências genéricas e específicas:
- competências genéricas
- a capacidade de trabalho em grupo e respectiva comunicação efectiva e eficiente entre os elementos do grupo
- a capacidade de comunicação escrita e oral na apresentação e discussão dos processos usados e resultados obtidos
- a capacidade de utilização de ferramentas genéricas de informática em ambiente Linux e de elaboração de documentos anotados
- competências específicas de Programação Imperativa
- a capacidade de desenvolver algoritmos para resolver problemas, de forma criativa, criteriosa e crítica, e inserida/o num grupo de trabalho
- o conhecimento e a capacidade de codificar algoritmos e estruturas de dados segundo os princípios da programação estruturada (imperativa)
- a capacidade e aptidões práticas para gerar, executar e testar programas codificados em C, usando um conjunto adequado de utilitários (GNU)
- o conhecimento e a capacidade de analisar a execução de programas numa dada arquitectura, e as aptidões de desenvolver e aplicar testes de conformidade em situações de fronteira
- a capacidade e aptidões na produção de documentação adequada à manutenção por terceiros dos programas desenvolvidos
- competências específicas de Sistemas de Computação
- a capacidade de pesquisar, seleccionar, analisar, interpretar e sintetizar a informação necessária para realizar as tarefas especificadas na fase inicial do projecto (a partir de textos em língua inglesa, e relacionada com um tema indicado no enunciado)
- o conhecimento e a capacidade de identificar e caracterizar as técnicas de codificação de estruturas típicas de controlo e dos métodos de acesso e manipulação de dados estruturados, no processo de compilação de uma linguagem imperativa, usando o gcc
- a aptidão para analisar código em assembly e utilizar ferramentas de baixo nível de depuração (gdb) de programas
- o conhecimento, a capacidade e a aptidão para aplicar técnicas de engenharia inversa a código binário
- as aptidões na aplicação de técnicas e métricas na análise de desempenho baseadas no profiling de aplicações
- as capacidades e aptidões para descrever, aplicar e avaliar técnicas de optimização de desempenho independentes e dependentes da máquina
Avaliação
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Critério:
A única fonte de avaliação será o desempenho geral do aluno no desenvolvido do projecto, sendo a nota
o reflexo dos resultados práticos objectivamente atingidos, do relatório escrito, da exposição oral feita
e do comportamento em cada aula (o empenho e participação no projecto).
Existirão quatro pontos de avaliação (3 intermédios e 1 final):
- Semana 3 : 5%
- Semana 7 : 15%
- Semana 11 : 15%
- Final (14) : 55%
Os restantes 10% serão atribuídos à avaliação contínua ao longo do projecto.
Em cada ponto de avaliação serão apreciados os resultados (o protótipo apresentado), a apresentação
efectuada, os
relatórios, a criatividade e inovação, a aplicação das matérias leccionadas,
sendo então o trabalho global classificado de acordo com os seguintes escalões:
Escalão
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Nota
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Não Entregue
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0
|
Não Satisfaz
|
7
|
Satisfaz no Mínimo
|
10
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Satisfaz
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13
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Bom
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16
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Muito Bom
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19
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Sistema electrónico para Submissão do Trabalho Pratico:
Para submeter o Relatório e Código desenvolvido para resolver o Projecto integrador proposto
no contexto desta disciplina de LI,
use o sistema de submissão electrónica seguindo o link abaixo, onde encontrará também a formação de cada
Grupo de Trabalho e a Nota de cada fase (ver abaixo a Nota Final):
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Pautas:
Para consultar a Nota Final de Projecto, clique abaixo:
Projecto Integrado
Para fazer o download do enunciado do Projecto (único)
proposto para esta edição de 2006/2007 e respectivos anexos, clique abaixo:
Para fazer o download do enunciado dos Guiões para cada fase do trabalho, clique abaixo:
Bibliografia
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Material bibliográfico proposto para apoio ao curso:
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* Kernighan e Ritchie, "The C Programming Language (ANSI C)", 2.nd edition, Prentice Hall Software series, 1988
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* P. Guerreiro, "Elementos de Programação com C", FCA -- Editora de Informática Lda, série Tecnologias de Informação, 2ªEdição, 2001
-
* L. Damas, "Linguagem C", FCA -- Editora de Informática Lda, 1999
-
* I. Sampaio e A. Sampaio, "Fundamental da Programação em C", FCA -- Editora de Informática Lda, 1998
-
* R. Barbosa, "Domine a 100% a Programação em C", volumes I e II, FCA -- editora de Informática Lda, 1997
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* Leendert Ammeraal, "Programas e Estruturas de Dados em C", Editora Presença, 1994
Notas Pedagógicas e Material de Apoio Diverso
De momento e para além do material bibliográfico recomendado,
encontram-se disponíveis as seguintes Notas e Material Pedagógico:
... e a seguinte documentação complementar diversa:
- (2007.07.15)
-
A Pauta COMPLETA com as Notas Finais foi agora lançada, estando acessível no link respectivo desta página.
- (2007.06.19)
- Acaba de ser publicada a Pauta com a Nota Final de Projecto de cada Grupo.
Note que as notas individuais de cada Aluno, que serão lançadas posteriormente, poderão ser diferentes.
- (2007.06.09)
- AVISO Importante:
Segue-se a marcação das Sessões de Avaliação de cada Docente com os Grupos do seus Turnos.
Os alunos devem consultar no SSeTP o número do seu Grupo.
- PRH: 4ªf 09h30-12h30 + 5ªf 09h30-12h30
grupos: 5, 6, 7, 8, 9, 10, 42, 45, 48, 49, 60
- MPR: 4ªf 09h30-12h30 + 5ºF 09h30-12h30 + 5ºf 14h00-18h00
grupos: 4,11,19,20,21,22,25,26,27,30,32,34,36,37,38,39,41,44,50,53,56,57,59,68
- JJ: 4ªf 08h30-12h30 + 4ºf 14h00-18h00 + 5ºF 08h30-12h30
- (2007.06.09)
- ATENÇÃO -- AVISO Importante:
Recordo que os Projectos (Relatório + Código) devem ser submetidos até às 24h00 da próxima 2ªf dia 11Jun.
A avaliação de cada Grupo (obrigatória a presença de todos os seus elementos) será feita a partir dessa data
e nessa semana, no Lab. 0.04 do DI, em data a marcar pelos docentes de cada turno com os respectivos grupos.
Os grupos apresentam-se de meia-em-meia hora por ordem crescente do Número de Grupo
(convém chegarem uns 15 min antes para preparação).
- (2007.06.06)
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Foram lançadas as notas parciais (1º, 2ª e 3ª fases) no Sistema para Submissão electrónica de TPs.
- (2007.05.25)
- ATENÇÃO -- AVISO Importante:
Face ao andamento real dos projectos, ficou decidido que o objectivo mínimo a cumprir no final
do semestre é a implementação dos 3 primeiros jogos (Jogo da Forca, MineSweeper e Spite&Malice)
que devem respeitar os 3 Guiões publicados até ao momento.
Qualquer um dos outros jogos pode ser feito e apresentado, mas contará como extra.
- (2007.05.14)
- ATENÇÃO -- AVISO Importante: por falta de alunos, decidiu-se
fechar o Turno de 3ªf das 14 às 16.
Os poucos alunos inscritos devem distribuir-se pelos outros turnos.
- (2007.03.11)
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1º momento de Avaliação do Projecto (Semana 3):
Após a avaliação na aula prática (feita pelo docente junto de cada grupo) os grupos devem submeter a versão PDF do
relatório, descrevendo com clareza e detalhe os items pedidos no 1ºGuião
e contendo, em Apêndice, o código do programa C que implementa a estrutura geral da Arca de Jogos.
A submissão deve ser feita através do sistema electrónico apropriado (ver link acima),
até às 12h de 2ªf dia 19 de Março.
author: prh@di.uminho.pt;
Last modified: domingo, Julho 15, 2007 at 21:07