Laboratórios de Informática II

Ano Lectivo: 06/07 (2º semestre)

Planeamento e Sumário das Aulas Laboratoriais


Práticas Laboratoriais
(PL1: 3ªfeira, 14h00-16h00 (RCM))
(PL2: 3ªfeira, 16h00-18h00 (JJA))
(PL3: 4ªfeira, 11h00-13h00 (PRH))
(PL4: 5ªfeira, 11h00-13h00 (JJA))
(PL5: 6ªfeira, 10h00-12h00 (MPR))
(PL6: 6ªfeira, 14h00-16h00 (MPR))
2007/02/26-03/02
2007/03/05-03/09
2007/03/12-03/16
2007/03/19-03/23
2007/03/26-03/30
2007/04/02-04/06 (Férias de Páscoa)
2007/04/09-04/13
2007/04/16-04/20
2007/04/23-04/27
2007/04/30-05/04
2007/05/07-05/11
2007/05/14-05/18 (Tolerância: Enterro da Gata)
2007/04/21-04/25
2007/04/28-06/01
2007/06/04-06/08


Semana 1

Tópicos:
Resumo:
Os alunos foram relembrados sobre a filosofia e estrutura de funcionamento desta disciplina laboratorial, multi-departamental, que visa actuar como motivação e integração de conhecimentos.
Foi depois apresentada a equipe docente, o laboratório e o equipamento básico, e foi dito qual o sistema de avaliação (grupos, fases, relatório e sessões de discussão).
Por fim, na maior parte da aula, foi descrito o projecto a realizar e iniciada a sua análise para se começar o desenho da arquitectura do sistema e o esboço do algoritmo da função principal; deu-se ainda relevo à estrutura do relatório de desenvolvimento a elaborar.


Semana 2

Tópicos:
Resumo:
Conforme previsto, trabalhou-se na concepção e implementação do algoritmo relativo ao Esqueleto geral da Arca de Jogos, tendo-se tratado em particular da questão da validação do jogador em função da informação armazenada em ficheiro sobre utilizadores válidos.


Semana 3

Tópicos:
Resumo:
Conforme previsto, os grupos continuaram a trabalhar na implementação do algoritmo relativo ao Esqueleto geral da Arca de Jogos e no algoritmo para o Jogo da Forca.
Entretanto ao longo da aula o docente foi avaliando, junto de cada grupo, o estado do projecto relativamente aos objectivos propostos para a 1ª fase.


Semana 4

Tópicos:
Resumo:
Conforme previsto, os grupos continuaram a trabalhar na implementação do Jogo da Forca, tendo um ou outro grupo iniciado já a concepção do algoritmo para o MineSweeper.
Entretanto ao longo da aula o docente foi continuando a avaliar, junto de cada grupo, o estado do projecto relativamente aos objectivos propostos para a 1ª fase.


Semana 5

Não houve aula: organização e participação na ETAPS'2007


Semana 6

Tópicos:
Resumo:
Conforme previsto, os grupos estiveram a finalizar a implementação do Jogo da Forca, e a iniciar a concepção do algoritmo e implementação do MineSweeper.


Semana 7

Tópicos:
Resumo:
Conforme previsto, o docente foi avaliando, ao longo da aula e junto de cada grupo, o estado do projecto relativamente aos objectivos propostos para a 2ª fase.
Entretanto os grupos continuaram a trabalhar ne algoritmo e na implementação do Jogo MineSweeper.


Semana 8

Tópicos:
Resumo:
Conforme previsto, o docente foi avaliando, ao longo da aula e junto de cada grupo, o estado do projecto relativamente aos objectivos propostos para a 2ª fase.
Entretanto os grupos continuaram a trabalhar no algoritmo e na implementação do Jogo MineSweeper e do Jogo Spite & Malice.


Semana 9

Tópicos:
Resumo:
Conforme previsto, o docente foi continuando a acompanhar o trabalho dos vários grupos no algoritmo e na implementação do Jogo MineSweeper e do Jogo Spite & Malice.


Semana 10

Tópicos:
Resumo:
Conforme previsto, o docente foi continuando a acompanhar o trabalho dos vários grupos no algoritmo e na implementação do Jogo MineSweeper e do Jogo Spite & Malice.
Além disso, a aula teve um momento expositivo para falar aos alunos do conceito de modularização de código e das 2 formas alternativas de o implementar em C. Foi também explicado o conceito de make em Linux e o uso de makefiles. Por fim explicou-se o uso dos argumentos argc e argv da função main().


Semana 11

Tópicos:
Resumo:
Conforme previsto, o docente foi avaliando, ao longo da aula e junto de cada grupo, o estado do projecto relativamente aos objectivos propostos para a 3ª fase.
Entretanto os grupos continuaram a trabalhar no algoritmo e na implementação do Jogo MineSweeper e do Jogo Spite & Malice.


Semana 12

Tópicos:
Resumo:
Conforme previsto, o docente foi avaliando, ao longo da aula e junto de cada grupo, o estado do projecto relativamente aos objectivos propostos para a 3ª fase.
Entretanto os grupos continuaram a trabalhar no algoritmo e na implementação do Jogo MineSweeper e do Jogo Spite & Malice.


Semana 13

Tópicos:
Resumo:
Os grupos continuaram a trabalhar na implementação do Jogo MineSweeper e do Jogo Spite & Malice.


author: prh@di.uminho.pt
Last modified: sábado, Junho 9, 2007 at 16:41