Curso a que é leccionada: Arqueologia (1º ano)
Escolaridade: 0 + 1 + 3 (T+TP+P)
Responsável: Pedro Rangel Henriques
Equipe docente:
Pedro Rangel Henriques (0+1+0)
Daniela da Cruz (0+0+1)
Obs: é indicado o número de turmas de cada tipo de aula que cada docente leccionada.
Estrutura de Funcionamento:
Exposição da matéria fundamental --- motivação, conceitos, definições, métodos e justificações ---
a nível das aulas teórico-práticas.
Resolução de exercícios de consolidação , no computador, a nível das aulas práticas.
Realização, no papel e no computador, de trabalhos concretos de aplicação.
Os trabalhos práticos serão propostos e discutidos nas aulas, mas serão desenvolvidos extra aulas.
Objectivos:
É objectivo fundamental deste curso levar os alunos a:
- Saber resolver problemas correntes, do dia a dia da sua actividade profissional,
através do computador com recurso a ferramentas de software para utilizadores finais
(tipo processadores de texto e de apresentações, programas de estatística, folhas de
cálculo e base de dados).
Neste sentido, o computador será apresentado como mecanismo de arquivo, publicação e distribuição
de informação, e como ferramenta de análise de fenómenos do mundo real.
Assim, pretende-se que os alunos fiquem capazes de:
- Analisar e especificar correctamente os problemas para poderem esquematizar e
automatizar a sua resolução;
- Estudar as ferramentas de software, triviais ou avançadas, de forma a usá-las correctamente
e tirar delas o máximo partido no apoio às suas tarefas.
A avaliação tem uma componente teórica e uma componente prática ambas obrigatórias.
De acordo com o regulamento actualmente em vigor na UM, a nota
teórica será obtida através da realização de uma prova individual
escrita. Essa prova pode ser superada através da realização de 2 testes (dentro da aula),
no decorrer do semestre, ou de um exame final de recurso (para os alunos reprovados nos testes)
de acordo com o seguinte calendário:
- 1ª Teste (publicação electrónica): 30 de Nov (peso 60%).
- 2ª Teste (cálculo e bases de dados): 25 de Jan (peso 40%).
A componente prática consistirá em:
- Trabalho Prático - resolução de um problema, único, envolvendo a análise
de um enunciado concreto (tão próximo duma situação real quanto
possível), o planeamento da resolução e a sua implementação em computador.
O trabalho prático será realizado ao longo de todo o semestre, extra-aulas (usando-se as
aulas TP e P para planear a sua evolução e esclarecer quaisquer dúvidas) em
grupo de 2 ou 3 alunos, em 3 etapas distintas: uma centrada na
construção de um conjunto de diapositivos para acompanhar uma
exposição oral e na criação de um sítio WWW;
outra dirigida para a utilização da folha de cálculo para obtenção de resultados
numéricos e gráficos;
e outra orientada para a construção de uma base de dados.
O trabalho será apresentado, nas aulas Teórico-Práticas ao docente e à turma, acompanhado dum
relatório de progresso, para ser discutido publicamente com cada grupo,
no fim de cada uma das 3 fases (na última, o relatório de progresso será o final).
O relatório, a elaborar em Word, também faz parte das componentes de avaliação.
O Trabalho Prático será classificado de acordo com os seguintes escalões:
Escalão |
Nota |
Não entregue |
0 |
Não Satisfaz |
7 |
Satisfaz no Mínimo |
10 |
Satisfaz |
13 |
Bom |
16 |
Muito Bom |
19 |
A nota final será determinada de acordo com a seguinte fórmula:
NotaFinal = NotaTeórica * 0,50 + TrabalhoPrático * 0,50
Exige-se 8 valores como nota mínima em cada uma das partes.
Para ver o Número do seu Grupo ou as suas Notas (TP, T Ou Final), clique abaixo:
Pauta de Introdução à Informática -- LArq 2008/2009
Para leccionar o programa que se irá descrever o professor disporá de 4
horas teóricas e práticas ao longo de 18 semanas.
Os conteúdos da disciplina de Introdução à Informática serão os seguintes:
- Revisão dos conceitos básicos de Informática;
- Tópicos avançados de processamento de texto utilizando o Microsoft Word;
- Tópicos sobre criação de apresentações baseadas diapositivos em Microsoft PowerPoint;
- Tópicos sobre criação de sitios web em HTML, directamente ou usando o XXX;
- Tópicos avançados de processamento de imagem utilizando o Gimpse;
- Tópicos sobre bases de dados usando o Microsoft Access;
- Tópicos sobre folha de cálculo utilizando o Microsof Excel.