Planeamento e Sumário das Aulas

Pratica
(3ªfeira, 08h00-11h00)
Teórico-Prática
(6ªfeira, 08h00-09h00)
2008/09/30
2008/10/03
2008/10/07
2008/10/10
2008/10/14
2008/10/17
2008/10/21
2008/10/24
2008/10/28
2008/10/31
2008/11/04
2008/11/07
2008/11/11
2008/11/14
2008/11/18
2008/11/21
2008/11/25
2008/11/28
2008/12/02
2008/12/05
2008/12/09
2008/12/12
2008/12/16
2008/12/19
2008/01/06
2008/01/09
2009/01/13
2009/01/15
2009/01/20
2009/01/22
2009/01/27
2009/01/29




Semana 1 (P)

Tópicos:
  • Apresentação geral da disciplina:
    • Objectivos e Funcionamento;
    • Avaliação e Trabalhos práticos --- marcação das datas dos 2 testes e da semana para entrega do TP;
    • Programa e Bibliografia
  • Processamento de Documentos -- elaboração de Diapositivos para Apresentações orais:
    • concepção da estrutura (geral e detalhada) da apresentação;
    • definição do conteúdo de cada diapositivo;
    • escolha dos acabamentos e efeitos visuais
    • implementação em PowerPoint
    • caso-exemplo: "Proposta de um Serviço de Catering em resposta oa concurso aberto pela Eventos Azul-rosa"

    A estrutura proposta da apresentação foi a seguinte:
    • Nome da empresa, logótipo, data, nome do autor (opcional);
    • Contexto
    • Motivação
    • Indíce/estrutura
    • Quem somos (localização da empresa, etc)
    • Portfólio (incluindo opiniões)
    • Refeições (qualidade, fornecedores, apresentação das refeições, variedade, duração da preparação, etc)
    • Preços (promoções, condições, fornecimento/pagamento)
    • Serviços (nº de empregados, tipo de empregados, cozinheiros conceituados, etc)
    • Ambiente (vestuário, decoração, música)
    • Conclusão
    • Contactos
    • Patrocínios



Semana 1 (TP)

Tópicos:
  • Constituição dos Grupos de Trabalho e Definição do enunciado geral do projecto para o Trabalho Prático.
  • Processamento de Documentos:
    • tipos de documentos e seu tratamento
    • estrutura e conteúdo de um relatório técnico de projecto.




Semana 2 (P)

Tópicos:
  • Processamento de Documentos -- elaboração de Diapositivos para Apresentações orais:
    • continuação da implementação em PowerPoint do Caso-Exemplo da aula anterior
    • validação do trabalho desenvolvido por cada grupo e apresentação de 2 trabalhos para confrontação
  • Processamento de Documentos -- publicação e partilha de Documentos no Google:
    • criação de uma apresentação de raíz
    • Upload de uma apresentação do Power-Point, Partilha, Edição Simultanea, Visualização em modo de discussão e Publicação HTML
  • Exploração de outras facilidades de Gestão partilhada do Google -- Calendar (marcação de eventos)


Semana 2 (TP)

Tópicos:
  • Discussão genérica sobre o tópico Informática actual aplicada à Arqueologia (HW w SW específcos)
  • Início da discussão do Projecto, o Trabalho Prático (TP), de cada grupo:
    • definição da lista de tarefas a realizar por uma equipa com vista à organização de um evento.





Semana 3 (P)

Tópicos:
  • Processamento de Documentos -- elaboração de Diapositivos para Apresentações orais:
    • validação do trabalho desenvolvido por cada grupo.
    • upload do trabalho realizado por cada grupo para o Google-Docs e partilha entre o grupo e com os docentes
  • Processamento de Documentos -- publicação e partilha de Documentos no Google:
    • Exploração (reforço da última aula) das G-Apresentações.
  • Processamento de Documentos -- publicação de páginas e sítios na Web :
    • Introdução ao HTML: a ideia base.
    • Introdução ao HTML: estrutura de uma página.
    • As tags HTML essenciais para estrutura e formatação: HTML, HEAD, TITLE, BODY, Hx, UL/OL, A-HREF


Semana 3 (TP)

Tópicos:
  • Início da discussão do Projecto, o Trabalho Prático (TP), de cada grupo:
    • definição do esquema dos slides a usar para fazer uma apresentação do evento com o fim de pedir patrocínios.





Semana 4 (P)

Tópicos:
  • Processamento de Documentos -- publicação e partilha de Documentos no Google:
    • Carregamento das tarefas da Comissão Organizadora do Evento para o Calender do Google; exploração de facilidades diversas
  • Processamento de Documentos -- publicação de páginas e sítios na Web :
    • As tags HTML essenciais para estrutura e formatação: TABLE, TR/TD, IMG


Semana 4 (TP)

Tópicos:
  • Continuação da discussão do Trabalho Prático (TP) de cada grupo:
    • discussão da implementação (em PP) do esquema dos slides realizada por um dos grupos.
    • esboço do site a construir para divulgar o evento (linguagem diagramática a usar)





Semana 5 (P)

Tópicos:
  • Processamento de Documentos -- publicação de páginas e sítios na Web :
    • Conclusão da construção manual de uma Página Pessoal, fazendo uso de um editor simples e aplicando todas as tags ensinadas nas aulas anteriores;
    • Apresentação da ferramenta Komposer para auxílio à escrita de páginas em HTML e ao desenvolvimento de sítios WWW; aplicação às Páginas Pessoais desenvolvidas manualmente para melhoria das mesmas.


Semana 5 (TP)

Tópicos:
  • Continuação da discussão do Trabalho Prático (TP) de cada grupo:
    • apresentação do Power Point de um dos grupos e respectiva discussão/críticas.
    • discussão dos esboços do site a construir para divulgar o evento.
    • discussão de práticas de organização de informação.





Semana 6 (P)

Tópicos:
  • Processamento de Documentos -- publicação de páginas e sítios na Web :
    • Continuação da exploração da ferramenta Komposer para auxílio à escrita de páginas em HTML e ao desenvolvimento de sítios WWW;
    • Conclusão das Páginas Pessoais e início da construção do Site para divulgação de um Evento (Trab. Prático) de acordo com o esquema concebido na aula TP anterior (criação de várias páginas com ligação entre si).


Semana 6 (TP)

Tópicos:
  • Continuação da discussão do Trabalho Prático (TP) de cada grupo:
    • discussão da estrutura e implementação do Site a construir para divulgar o evento.
    • discussão geral sobre os objectivos do TP, da forma de o resolver e de o relatar.





Semana 7 (P)

Tópicos:
  • Processamento de Documentos -- publicação de páginas e sítios na Web :
    • Exploração da ferramenta Komposer para auxílio à escrita de páginas em HTML e ao desenvolvimento de sítios WWW;
    • Continuação da construção do Site para divulgação de um Evento (Trab. Prático) de acordo com o esquema concebido na aula TP anterior (criação de várias páginas com ligação entre si).
  • Processamento de Documentos -- edição e formatação em Word:
    • análise dos menus e funcionalidades oferecidas pelo WORD2007
    • construção ajudada da página de rosto.
    • criação automática de Tabelas de Conteúdos (Indices)
    • modo de revisão
  • Arquivo e Recuperação de Informação -- bases de dados:
    • conceitos básicos: tabelas, registos e campos; relações.
    • modelação de um sistema de informação para implementar uma Rede Social e inico da criação da BD e das tabelas.


Semana 7 (TP)

Tópicos:
  • Continuação da discussão do Trabalho Prático (TP) de cada grupo:
    • 1º momento de avaliação: a apresentação pública (para solicitar patrocínios) e o Site para divulgação do Evento.




Semana 8 (P)

Tópicos:
  • Processamento de Documentos -- publicação de páginas e sítios na Web :
    • Exploração da ferramenta Komposer para auxílio à escrita de páginas em HTML e ao desenvolvimento de sítios WWW;
    • Continuação da construção do Site para divulgação de um Evento (Trab. Prático) de acordo com o esquema concebido na aula TP anterior (criação de várias páginas com ligação entre si).
  • Compressão e agregação de ficheiros com um empacotador da família do Zip ou RAR.
  • Arquivo e Recuperação de Informação -- bases de dados:
    • Conceitos básicos: tabelas, registos e campos; relações; chaves e tipo dos campos.
    • Continuação do 1º exemplo da aula anterior: modelação de um sistema de informação para implementar uma Rede Social e da criação da BD e das tabelas; relacionamentos; carregamento de dados.

Semana 8 (TP)

Tópicos:
  • Continuação da discussão do Trabalho Prático (TP) de cada grupo:
    • discussão sobre os relatórios escritos em Word e entregues para documentar o projecto (o TP).
  • Sistemas de Informação e Bases de Dados: terminologia e conceitos essenciais.




Semana 9 (P)

Tópicos:
  • Arquivo e Recuperação de Informação -- bases de dados:
    • Conceitos básicos: tabelas, registos e campos; relações; chaves e tipo dos campos.
    • Continuação do 1º exemplo da aula anterior: modelação de um sistema de informação para implementar uma Rede Social e da criação da BD e das tabelas; relacionamentos (usando o Wizard para criação de listas de valores e ligação a outras tabelas via chaves-estrangeiras); carregamento de dados.
    • Geração automática de formulários para preenchimento e consulta de registos (fichas) de uma tabela.
    • Introdução à criação de Questões ("Queries"), através da interface assistida para geração de SQL, para extracção de informação da BD, de uma tabela ou de várias tabelas relacionadas; foram colocadas, como exercício, as seguintes Questões a resolver:
      • Q1 - Que pessoas são do sexo masculino (Nome e Nacionalidade)? E quantos?
      • Q2 - Quais são os gostos da pessoa com o B.I.: X?
      • Q3 - Em que empresa trabalha a pessoa com o B.I.: X?
      • Q3.1. - Em que empresas trabalham as pessoas de Braga do sexo feminino?
      • Q4 - Quantos amigos tem a pessoa com o nome X?
      • Q4.4. - Quais são as pessoas com que relaciona o indivíduo X? (Amigos e Parentes)
  • 1º Teste de Avaliação teórica, cobrindo os temas: Alfabetização Informática; Processamento de Documentos suportada pelo computado (edição/formatação, em Word, de Documentos para Imprimir; criação, em Power-Point, de Diapositivos para Apresentações orais; construção, em Komposer, de colecções de Páginas (Sites) para publicação em WWW).

Semana 9 (TP)

Tópicos:
  • Resolução do 1ºTeste de Avaliação; discussão de dúvidas.
  • Continuação da discussão do Trabalho Prático (TP) de cada grupo:
    • Sistemas de Informação e Bases de Dados: análise dos DERs propostos pelos grupos.
  • Foi pedido para 6ªf dia 12.Dez a entrega de nova versão do Relatório do TP acompanhado da versão já completa do Site e do Diagrama de Entidades-Relações (DER) que modela o SI.




Semana 10 (P)

Tópicos:
  • Arquivo e Recuperação de Informação -- bases de dados:
    • Criação de Questões ("Queries"), através da interface assistida para geração de SQL, para extracção de informação da BD, de uma tabela ou de várias tabelas relacionadas; Discussão e resolução das Questões propostas (para trabalho de casa) na aula anterior:
      • Q1 - Que pessoas são do sexo masculino (Nome e Nacionalidade)? E quantos?
      • Q2 - Quais são os gostos da pessoa com o B.I.: X?
      • Q3 - Em que empresa trabalha a pessoa com o B.I.: X?
      • Q3.1. - Em que empresas trabalham as pessoas de Braga do sexo feminino?
      • Q4 - Quantos amigos tem a pessoa com o nome X?
      • Q4.4. - Quais são as pessoas com que relaciona o indivíduo X? (Amigos e Parentes)


Semana 10 (TP)

Tópicos:
  • Modelação de Sistemas de Informação e Bases de Dados: discussão e análise do DER de um novo problema, Sistema de Gestão para o Bazar de Natal de Instrumentos Musicais, tendo sido identificadas 3 entidades -- Instrumentos, Pessoas (coleccionadores, artesãos, compradores), Profissões.




Semana 11 (P)

Tópicos:
  • Arquivo e Recuperação de Informação -- bases de dados:
    • Implementação do Sistema de Gestão para o Bazar de Natal de Instrumentos Musicais numa BD Access-- a tabela PessoasProfissões (para traduzir uma relação N para N) e as várias tabelas auxiliares.
    • Criação de Questões ("Queries"), através da interface assistida para geração de SQL, para extracção de informação da BD, de uma tabela ou de várias tabelas relacionadas; Foram propostas as seguintes Questões (para trabalho de casa):
      • Seleccione todos os instrumentos de tamanho médio ou grande.
      • Seleccione todos os instrumentos em bom estado de conservação.
      • Seleccione todos os instrumentos de valor superior a 200euros.
      • Seleccione todos os proprietários que sejam empresários de profissão.
      • Seleccione todos os compradores solteiros ou divorciados.


Semana 11 (TP)

Tópicos:
  • Continuação da discussão do Trabalho Prático (TP) de cada grupo:
    • Recepção e discussão dos Relatórios de progresso solicitados há 2 aulas.
    • Sistemas de Informação e Bases de Dados: análise dos DERs propostos pelos grupos (Federação Portuguesa de Futebol).




Semana 12 (P)

Tópicos:
  • Processamento de Informação numérica -- folha de cálculo:
    • Introdução aos conceitos básicos sobre Folha de Cálculo e Livro de Cálculo: as células, sua identificação e tipos de conteúdo; o cálculo automático e incremental.
    • Planeamento de folhas de cálculo; definição da sua estrutura base.
    • Exemplos de Aplicação:
      • Elaboração de uma Factura, com parcelas e cálculo de IVA.
      • Construção de uma Folha de Vencimentos a partir do valor hora e número de horas, com descontos e impostos.
      • Temperaturas Máximas, Minímas e Médias de um Mês


Semana 12 (TP)

Tópicos:
NÃO DEI AULA POR SÓ TER APARECIDO 1 ALUNO; OS RESTANTES FICARAM A ESTUDAR PARA O TESTE DA AULA SEGUINTE.
De novo os benefícios do actual Sistema de Avaliação Contínua.





Semana 13 (P)

Tópicos:
  • Processamento de Informação numérica -- folha de cálculo:
    • Continuação da apresentação (e revisão) dos conceitos básicos sobre Folha de Cálculo e Livro de Cálculo: mais operações de cálculo (somatórios, médias e contagens, máximos e mínimos); gráficos.
    • Planeamento de folhas de cálculo; definição da sua estrutura base.
    • Exemplos de Aplicação:
      • Elaboração de um Livro de Cálculo para Gestão de um Condomínio: cotas mensais; fundo-de-reserva semestral; despesas diversas; e balanço.


Semana 13 (TP)

Tópicos:
  • Continuação da discussão do Trabalho Prático (TP) de cada grupo:
    • Discussão dos Relatórios de progresso solicitados anteriormente.
    • Sistemas de Informação e Bases de Dados: análise dos DERs propostos pelos vários grupos presentes na aula.

Os benefícios do actual Sistema de Avaliação Contínua continuam a sentir-se --- cada vez mais alunos a faltar para estudar para testes de outras disciplinas.





Semana 14 (P)

Tópicos:
  • Processamento de Informação numérica -- folha de cálculo:
    • Continuação da apresentação (e revisão) dos conceitos básicos sobre Folha de Cálculo e Livro de Cálculo: mais operações de cálculo (If-Then-Else); formatação condicional; gráficos.
    • Planeamento de folhas de cálculo; definição da sua estrutura base.
    • Exemplos de Aplicação:
      • Elaboração de uma Folha de Cálculo para fazer a Pauta de uma Disciplina com Avaliação Teórica e Prática.
      • Elaboração de uma Folha de Cálculo para fazer uma Conta-Corrente Bancária (variante 1: colunas Débito/Crédito).
      • Elaboração de uma Folha de Cálculo para fazer uma Conta-Corrente Bancária (variante 2: colunas Valor/Sinal-Movimento).


Semana 14 (TP)

Tópicos:
  • Continuação da discussão do Trabalho Prático (TP) de cada grupo:
    • Discussão dos Relatórios de progresso solicitados anteriormente.
    • Livros/Folhas de Cálculo: análise dos exemplos propostos pelos vários grupos presentes na aula.

Os benefícios do actual Sistema de Avaliação Contínua continuam a sentir-se --- cada vez mais alunos a faltar para estudar para testes de outras disciplinas.