UCs comuns


Opção de Formação Complementar I (Sem. 1)

Objectivos de aprendizagem

No primeiro semestre do primeiro ano o aluno deverá ainda realizar uma UC designada por “Opção de
Formação Complementar 1” .
Esta UC escolhida, de entre a oferta formativa da Universidade do Minho, pela equipa docente responsável pelo
Perfil de Especialização em Área Aplicacional de Interface frequentado pelo aluno e situar-se-ão
necessariamente dentro da respectiva área de interface.
É objetivo desta UC desenvolver competências básicas na área de interface.

Conteúdos programáticos

Dada a natureza desta UC, o programa irá variar em função da UC e área de interface.

Metodologias de ensino e avaliação

Esta é uma UC voltada para a aquisição de conhecimentos na área de interface e dada a natureza desta UC, irá
variar em função da UC e área de interface

Bibliografia

Depende dos tópicos selecionados.
Depends on the selected topic.

Opção de Formação Complementar II (Sem. 1)

Objectivos de aprendizagem

No primeiro semestre do primeiro ano o aluno deverá ainda realizar uma UC designada por “Opção de
Formação Complementar 2” .
Esta UC escolhida, de entre a oferta formativa da Universidade do Minho, pela equipa docente responsável pelo
Perfil de Especialização em Área Aplicacional de Interface frequentado pelo aluno e situar-se-ão
necessariamente dentro da respectiva área de interface.
É objetivo desta UC desenvolver competências básicas na área de interface.

Conteúdos programáticos

Dada a natureza desta UC, o programa irá variar em função da UC e área de interface.

Metodologias de ensino e avaliação

Esta é uma UC voltada para a aquisição de conhecimentos na área de interface e dada a natureza desta UC, irá
variar em função da UC e área de interface

Bibliografia

Depende dos tópicos selecionados.
Depends on the selected topic.

Laboratório em Informática (Sem. 2)

Objectivos de aprendizagem

Aprendizagem prática de conceitos de desenvolvimento de projeto informático, associado à área aplicacional
escolhida (PEAAI).

Conteúdos programáticos

Dada a natureza desta UC, o programa irá variar em função do perfil selecionado.

Metodologias de ensino e avaliação

Esta é uma UC voltada para a aquisição de conhecimentos numa específica área de especialização e dada a
natureza desta UC, irá variar em função do perfil selecionado.

Bibliografia

Depende dos tópicos selecionados.
Depends on the selected topic.

Projeto em Informática (Sem. 1)

Objectivos de aprendizagem

• Interagir com o cliente; comunicar requisitos e decisões de conceção com os usuários
• Planear e acompanhar um projeto de desenvolvimento de software; Rever o plano durante a execução do
projeto; Refletir sobre as expectativas iniciais e estimativas
• Trabalhar em equipe; Coordenar uma equipe e as suas reuniões; Usar ferramentas de colaboração básicas
no desenvolvimento de software
• Realizar um projeto de desenvolvimento de software do começo ao fim; Identificar os requisitos; criar a
arquitetura que suporta os requisitos; implementar o projeto; testar e validar a implementação
• Apresentar o projeto, produto, planos e documentos para os colegas, as partes interessadas e o público em
geral; Produzir documentação que é compreensível e utilizável
• Criar um novo produto, comparar o produto com a concorrência; Produzir um plano de negócios para o
produto

Conteúdos programáticos

Desenvolvimento em equipa dum projeto de software e do respetivo plano de negócio

Metodologias de ensino e avaliação

Os alunos são avaliados em função da qualidade do produto de software desenvolvido, da forma como o projeto
foi conduzido e gerido, do nível de sofisticação do plano de negócio. Adicionalmente, são avaliados vários
entregáveis (visão do produto, requisitos, plano do projeto, documento de design, documentação técnica,
código, documentação de utilização, plano de negócio, material de marketing) relacionados com o projeto. Um
mecanismo de avaliação entre pares permite diferenciar as notas de cada aluno, em função de um conjunto de
critérios estabelecidos pelos próprios alunos e das avaliações que se fazem entre eles.

Bibliografia

JM Fernandes, N van Hattum-Janssen, AN Ribeiro, V Fonte, LP Santos, e P Sousa; An integrated approach to
develop professional and technical skills for informatics engineering students, European Journal on Engineering
Education, Taylor & Francis, vol. 37, n. 2, pp. 167-177, mai/2012