Sistemas Inteligentes


Agentes Inteligentes (Sem. 1)

Objectivos de aprendizagem

- Compreender as noções gerais de agente e sistemas multiagente, enumerando e classificando diferentes
propriedades de agentes e de ambientes;
- Criar agentes com uma dada arquitetura;
- Desenhar uma sociedade de agentes e utilizá-la na resolução de um problema;
- Desenvolver soluções, nas mais diversas áreas de aplicação, usando uma metodologia de resolução de
problemas orientada ao agente;
- Criar, de uma forma prática, uma sociedade de agentes que comunicam usando uma linguagem de agentes, e
usando diferentes plataformas.

Conteúdos programáticos

Introdução
Agentes Inteligentes
Sistemas Multiagente
Coordenação
Sistemas Argumentativos
Aplicações de Agentes Inteligentes
Segurança, Confiança e Relações Jurídicas

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino individualizado: estudo dirigido; ensino por fichas; ensino por módulos.
Ensino socializado: discussão em pequenos grupos; discussão dirigida; brainstorming; palestra.
Ensino sócio-individualizado: projeto; problemas; pesquisa.
Sessões de contacto obrigatórias.
A avaliação desta UC é concretizada por diferentes instrumentos de avaliação: trabalhos práticos individuais e
em grupo, e provas escritas.
A nota final da UC resulta de uma média ponderada dos diversos instrumentos de avaliação utilizados.

Bibliografia

Wooldrige M., An Introduction to Multiagent Systems, John Wiley & Sons, ISBN 0 47149691X, 2002;
d'Inverno M., Luck M., Understanding Agent Systems, Springer, ISBN: 978-3540407003, 2003;
Bellifemine F., Caire G., Greenwood D., Developing Multi-Agent Systems with JADE, John Wiley & Sons, ISBN:
978-0470057476, 2007;

Aprendizagem e Extração de Conhecimento (Sem. 1)

Objectivos de aprendizagem

- Identificar, descrever e definir os principais conceitos relacionados com os sistemas de dados,
processamento analítico, mineração, extração de conhecimento e aprendizagem máquina.
- Utilizar, classificar e avaliar as aplicações existentes ou a desenvolver.
- Selecionar as metodologias apropriadas e aplicar software disponível na resolução de problemas reais, ao
nível da análise de dados, mineração de dados, extração de conhecimento e tomada de decisão.
- Conhecer e ser capaz de implementar os principais algoritmos relacionados com as técnicas de mineração
de dados, extração de conhecimento e formas de aprendizagem.

Conteúdos programáticos

Sistemas de Aprendizagem
- Redes Neuronais Artificiais
- Computação Genética
- Inteligência de Grupo
- Raciocínio Baseado em Casos
Extração de Conhecimento de Dados
- Conceitos Gerais
- Objetivos
- Metodologias
- Técnicas
- Ferramentas
Aplicações

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino individualizado: estudo dirigido; ensino por fichas; ensino por módulos.
Ensino socializado: discussão em pequenos grupos; discussão dirigida; brainstorming; palestra.
Ensino sócio-individualizado: projeto; problemas; pesquisa.
Sessões de contacto obrigatórias.
A avaliação desta UC é concretizada por diferentes instrumentos de avaliação: trabalhos práticos individuais e
em grupo, e provas escritas.
A nota final da UC resulta de uma média ponderada dos diversos instrumentos de avaliação utilizados.

Bibliografia

Han J., Kamber M., "Data Mining: Concepts and Techniques", Morgan Kaufmann, 2001;
Haykin S., "Neural Networks: A Comprehensive Foundation", 2nd Edition, Prentice-Hall, New Jersey, 1999;
Goldberg D., "Genetic Algorithms in Search, Optimization, and Machine Learning", Addison Wesley, 1989.

Computação Natural (Sem. 2)

Objectivos de aprendizagem

- Identificar, descrever e definir os principais conceitos relacionados com Computação Evolutiva (e.g.,
Intelectos Virtuais), Inteligência de Grupo (e.g. “Particle Swarm”) e Computação Natural (e.g. Redes Neuronais
Artificias, Programação Genética e Evolucionária).
- Selecionar as metodologias de resolução de problemas, assim como os paradigmas computacionais que
melhor se lhes adequam.

Conteúdos programáticos

Intelectos Virtuais
Redes Neuronais Artificiais
Algoritmos Genéticos
Programação Genética
Estratégias Evolucionárias
Programação Evolucionária
Sistemas de Vida Artificial
Inteligência de Grupo

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino individualizado: estudo dirigido; ensino por fichas; ensino por módulos.
Ensino socializado: discussão em pequenos grupos; discussão dirigida; brainstorming; palestra.
Ensino sócio-individualizado: projeto; problemas; pesquisa.
Sessões de contacto obrigatórias.
A avaliação desta UC é concretizada por diferentes instrumentos de avaliação: trabalhos práticos individuais e
em grupo, e provas escritas.
A nota final da UC resulta de uma média ponderada dos diversos instrumentos de avaliação utilizados.

Bibliografia

De Jong K., Evolutionary Computation: A Unified Approach, MIT Press, 2006;
Eiben A.E. , Smith J.E., Introduction to Evolutionary Computing, Springer-Verlag, New York, 2003;
Engelbrecht A., Computational Intelligence: An Introduction, Wiley & Sons. ISBN 0-470-84870-7, 2007.

Sistemas Autónomos (Sem. 2)

Objectivos de aprendizagem

- Identificar, descrever e definir os principais conceitos relacionados com Sistemas Autónomos e Agentes
Robóticos.
- Realizar Sistemas Autónomos pela utilização do conceito de Agentes Inteligentes.
- Conhecer e saber utilizar o conhecimento proveniente de sensores.
- Conhecer e saber utilizar os atuadores que potenciam a mobilidade e a navegação.
- Estudar e desenvolver métodos de coordenação e interação com o meio.
- Utilizar a prototipagem e a análise de complexidade para a sua aplicação na resolução de problemas.

Conteúdos programáticos

Sistemas Robóticos Autónomos
Arquiteturas de Controlo para Sistemas Autónomos
Sensores e Atuadores
Perceção, Mobilidade e Navegação
Sistemas Multi-agente Robóticos
Coordenação e Interação
Aplicações de Sistemas Autónomos
Simulação

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino individualizado: estudo dirigido; ensino por fichas; ensino por módulos.
Ensino socializado: discussão em pequenos grupos; discussão dirigida; brainstorming; palestra.
Ensino sócio-individualizado: projeto; problemas; pesquisa.
Sessões de contacto obrigatórias.
A avaliação desta UC é concretizada por diferentes instrumentos de avaliação: trabalhos práticos individuais e
em grupo, e provas escritas.
A nota final da UC resulta de uma média ponderada dos diversos instrumentos de avaliação utilizados.

Bibliografia

Arkin R., "Behavior Based Robotics", The MIT Press, 1998;
LaValle S., "Planning Algorithms", Cambridge University Press, 2006;
Mitchell H.B., “Multi-Sensor Data Fusion: An Introduction”, Springer, 2007.