Falta apenas definir a semântica dos diferentes comandos. Quando o comando OK está presente, a última transição da rede representativa do Guião deixa de ser nula para passar a ocorrer quando o comando acontece (ver fig. 21 a)). O comando CANCEL é especificado na fig. 21 b). Como pode ver-se, a transição a ele correspondente fica em paralelo com EVSEQ pelo que está sempre disponível.
Figure 21: Rede para os Comandos OK e CANCEL
Os comandos APPLY e RESET apresentam também o problema de implicarem uma reinicialização da rede (cf. expressão (exp1exp2)
).
Como a introdução de todas as transições nulas necessárias implicaria uma rede demasiado complexa, optou-se por lhes dar as definições de OK e CANCEL, respectivamente, sendo da responsabilidade do controlador de diálogo saber que deve recomeçar o diálogo com a mesma expressão.
Note-se que como uma Petri Net termina sempre na mesma marcação final, o único modo de saber se a expressão terminou com sucesso, ou não, é analisando a transição que provocou o seu fim. Se foi uma transição associada a CANCEL, o diálogo foi cancelado, senão o diálogo terminou com sucesso.