A evolução da Web: da sintaxe à semântica.
A importância da semântica no mundo digital.
Introdução às ontologias como especificações formais de conhecimento.
Apresentação de um tutorial sobre o Protégé.
Desenvolvimento de um pequeno caso de estudo:
TPC: desenvolver uma ontologia sobre um dos seguintes temas:
sanitas;
sapatilhas;
sardinhas;
seven-up;
suricata;
suportes.
Introdução à especificação formal de conhecimento: conhecimento implícito e conhecimento explícito.
RDF como a linguagem base para a especificação de conhecimento: a redução de tudo a relações binárias ou triplos (sujeito, predicado e objeto).
Resolução da ficha1: criar uma especificação RDF para uma história narrada; criar uma especificação RDF para a lista de publicações do JCR (iniciado na aula, ficou para completar como TPC).
[Voltar ao índice]Discussão sobre o povoamento de ontologias a partir de fontes de dados: correção do TPC.
Introdução ao SPARQL como linguagem de query para ontologias baseadas em RDF.
Resolução de vários exercícios da ficha2: Colocação de queries a vários SPARQL endpoints.
TPC: realização de queries sobre o endpoint Musicbrainz.
[Voltar ao índice]Criação de serviços SPARQL para colheita de informação.
Construção de websites com conteúdos colhidos com serviços SPARQL.
[Voltar ao índice]Introdução ao 4Store.
Pequenos exemplos e aplicações.
(Aula lecionada pelo professor José João Almeida)
[Voltar ao índice]Introdução ao SKOS: especificação de thesaurus.
Exemplos de alguns thesauri: ACM2012 e localidades de Portugal.
TPC: criação de um visualizador para thesaurus SKOS.
[Voltar ao índice]Discussão sobre o trabalho de casa: geração de descritores SKOS.
Realização de uma sessão tutorial com o protégé sobre a criação de ontologias OWL: uma ontologia sobre cinema.
[Voltar ao índice]Introdução a protocolos de recolha automática de informação via Web.
O protocolo OAI-pmh: funcionamento e constituição.
Implementação de um pequeno caso de estudo sobre o RepositoriUM.
TPC: melhorar o caso implementado na aula de modo a que a lista de sets retorne links ativos para o método "ListRecords" de cada set.
[Voltar ao índice]Introdução aos Web Services: arquitetura, funcionamento, mensagens SOAP, clientes e servidores.
Implementação de clientes simples para serviços externos: hello e aritmética.
Como tratar erros e fazer debug numa arquitetura baseada em Web Services: faults e errors.
Construção de servidores simples.
Construção de aplicações Web recorrendo a serviços externos que são integrados via Web Services: uma pequena aplicação para conversão de moeda.
Documentação de apoio disponível online.
TPC: os alunos deverão criar um serviço sobre a base de dados em XML dos processos de inquirição de génere e que deverá fornecer duas funcionalidades:
ContaNomes: dado um nome (1 palavra) dá o número de ocorrências desse nome na base de dados (pesquisa nos campos nome, pai e mãe);
IdsNome: dado um nome (1 palavra) dá a lista de ids em que esse nome aparece contido no campo nome.
Web Services: criação de clientes e servidores em várias linguagens.
Criação de clientes e servidores com SOAP::Lite e nusoap.
Criação de clientes que executam na linha de comandos.
TPC:
Criar um serviço que dada uma data responde com o dia da semana. Exemplo: in: 1950-12-05; out: quarta.
Criar um cliente que lê um ficheiro XML com pares (nome, data de nascimento) e cria uma tabela HTML com (nome, data de nascimento, dia).
Introdução à publicação electrónica com XSLFO.
Resolução de vários exercícios envolvendo formtação de páginas, formatação de blocos e formatação de elementos inline.
[Voltar ao índice]Enterro da Gata
[Voltar ao índice]Resolução de ficha de aferição de conhecimentos abrangendo RDF, OWL, teoria e SPARQL (ficha4).
[Voltar ao índice]Especificação de uma ontologia para uma hostória contada de forma axiomática.
Resolução da ficha5.
[Voltar ao índice]Nesta aula realizou-se um trabalho inverso relativo ao da última aula. A partir da ontologia desenvolvida tentou-se especificar queries que resultassem em axiomas. Aproveitou-se para introduzir as queries ASK, DESCRIBE e CONSTRUCT.
Resolveu-se a ficha6.
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