Especificação do Controlador de Diálogo <A NAME=especcd> </A>



next up previous contents
Next: Especificação do Modelo Up: O Sistema GAMA-X Previous: Arquitectura do Módulo

Especificação do Controlador de Diálogo  

Para a especificação dos Controladores de Diálogo serão utilizados os Guiões de Interacção. Como foi já avançado na secção 5.5, uma primeira versão da especificação do Controlador poderá ser gerada a partir da especificação CAMILA da camada computacional, através da geração de um Guião de Interacção SYNTH para cada operação dessa camada e de Guiões DECISION que os agrupem, devendo depois ser possível a sua edição para manipulação da especificação. Um editor/compilador de Guiões encontra-se, neste momento, em fase terminal de desenvolvimento [Roc93].

Em relação ao que foi já descrito relativamente aos Guiões de Interacção, há apenas a acrescentar a introdução de cinco novos tipos de Guiões, relacionados com a leitura dos modelos utilizados para a definição dos tipos de dados (a sua necessidade será explicada na secção 8.2.4):

Qualquer Guião definido como sendo de um destes tipos não deverá conter nenhuma outra cláusula, pois o seu comportamento é pré-definido. Para indicar que o Guião leFF se destina a controlar a leitura de Funções Finitas escrevemos, então:

Os GI's dos tipos FFSYNTH e RELSYNTH declaram implicitamente os argumentos dom e ran e os comandos OK e CANCEL. Os dos tipos LISTSYNTH e SETSYNTH declaram, para além dos mesmos comandos, o argumento elem. Guiões do tipo TUPSYNTH declaram também os mesmos comandos e argumentos com os nomes dos selectores do tuplo.



Jose Franscisco Creissac Campos
Wed Jan 31 20:30:35 MET 1996