A descrição do diálogo tem apenas a ver, de um modo geral, com a estrutura sintáctica da linguagem. Existem ainda duas outras questões com que temos que nos preocupar para que tenhamos uma descrição completa da camada interactiva: o aspecto visual da interface e o modo como é feita a ligação entre a componente de diálogo e a componente computacional do sistema. Vamos chamar a estes dois elementos da descrição da interface Modelo da Apresentação e Modelo da Aplicação respectivamente (cf. Modelo de Seeheim). Nem sempre eles existem como entidades autónomas, mas de um modo ou outro estão sempre presentes.
Dada a pouca atenção de que têm sido alvo, pode dizer-se que estes dois aspectos são os parentes pobres da especificação de interfaces. Os Modelos da Apresentação utilizam normalmente linguagens de descrição gráfica (cf. [Was85]), que permitem definir características de cor, posicionamento, etc. dos objectos no écran. Os Modelos da Aplicação estão normalmente implícitos [MO90], ou seja, mais ou menos hardcoded na componente de runtime dos sistemas. Limitam-se, na maioria dos casos, a ser uma listagem das operações que podem ser invocadas na aplicação.