O Editor de Texto Emacs



next up previous contents
Next: Comandos e hot-keys Up: No Title Previous: Metacaracteres

O Editor de Texto Emacs

O Emacs é o editor de texto que se está a transformar num standard entre a comunidade Unix e que se irá adoptar para este curso.

Possui facilidades que vão muito para além da simples inserçã o e remoção de caracteres:

Este editor baseia-se na noção de comandos e hot-keys:

Não se pretende que se conheçam todas as hot-keys e comandos existentes, mas apenas os essênciais (que serão referidos na próxima secção). Todos os outros, embora de muita utilidade, deverão ser assimilados pouco a pouco, à medida da necessidade de cada um.

Outra característica interessante do Emacs é o facto de existir um sistema de ajuda ao utilizador (on-line help system) que lhe permite em qualquer altura descobrir as opções de que dispõe, saber o que qualquer comando faz ou encontra todos os comandos que pertençam a um dado tópico.

Para iniciar o Emacs, basta digitar emacs seguido, ou não, do nome do ficheiro que pretende editar. Note que nos terminais X já lhe é apresentada uma janela com o Emacs.

  
Figure A.4: O Emacs

O Emacs divide o ecran (ou a janela, nos terminais X) em 3 áreas (ver figura A.4).

A maior, ocupa quase todo o ecran, é a área reservado ao texto que está a ser editado. Neste caso está a editar-se um programa Pascal.

Por baixo da área referida no parágrafo anterior, existe uma linha de informação (barra mais escura). Entre outra informação é apresentado o nome do ficheiro que está a ser editado (neste caso o ficheiro chama-se teste.p, identifique o local onde o nome é apresentado). Se aparecer a designação *scratch*, é sinal de que não foi lido nenhum ficheiro. Quando tentar gravar o texto, é lhe pedido um nome para o ficheiro em que ele deverá ser gravado. Esse pedido será feito no mini-buffer.

O mini-buffer é o local onde são lidos os comandos e apresentadas mensagens, situa-se na última linha do ecran. No exemplo da figura A.4 está a ser apresentada a mensagem: ``Auto-saving...done''.

Caso esteja a trabalhar num terminal X, ainda lhe é apresentada uma barra de menus, na parte superios da janela, que lhe permite utilizar o rato para invocar os comandos. Do lado direito existe, ainda, uma barra vertical que lhe permite avançar e recuar no texto utilizando o rato. Se o texto que está a editar for maior que o tamanho da janela, verá um rectângulo negro dentro da barra vertical (que será branca). A posição do rectângulo na barra indica em que zona do texto está a trabalhar. Se o rectângulo estiver na zona de cima da barra, está a trabalhar no início do texto; se o rectângulo estiver na zona de baixo, está a trabalhar no fim do texto. Colocando o rato dentro da barra vertical pode utilizar os botões para:





next up previous contents
Next: Comandos e hot-keys Up: No Title Previous: Metacaracteres



Jose Franscisco Creissac Campos
Wed Jan 31 22:03:31 MET 1996