RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU)

 Caracterização dos RSU     

        Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs) é o nome que recebe uma classe de lixos que é produzida pelos utilizadores finais ou quase-finais dos bens de consumo. Apesar do nome "urbanos", hoje em dia, esses resíduos não são exclusivos das populações "urbanas", uma vez que os padrões de consumo das populações rurais tendem a urbanizar-se.

        No passado, o lixo doméstico - um nome menos técnico para resíduos sólidos urbanos - praticamente não constituía um problema. A quase totalidade dos objectos utilizados recorria a materiais de origem animal ou vegetal, que, uma vez regressados à terra, se decompunham naturalmente nos seus constituintes elementares, integrando de novo o ciclo de vida. A densidade populacional era em geral suficientemente pequena, daí que se acontecesse a acumulação desses resíduos, não provocava consequências graves.

        Sobretudo ao longo do nosso século, todo este panorama se alterou. Desenvolveu-se todo um potencial tecnológico e científico que permitiu sintetizar uma enorme variedade de novos materiais.

        Por outro lado a sociedade tem-se orientado cada vez mais por "valores" consumistas. Isto é, assume-se implicitamente ou admite-se abertamente, que é através do consumo que o ser humano atinge os seus desígnios mais elevados, ou que melhor se liberta dos condicionamentos a que a sua existência parece destinada.

        E o problema dos lixos domésticos não é mais do que um detalhe entre o vasto rol de problemas que uma filosofia redutora do potencial humano, associada a uma tecnologia avançada, podem produzir.

 

              

voltar

 Caracterização dos RSU

      Uma das consequências da generalização da sociedade de consumo é a tendência para a uniformização dos padrões de consumo, e logo da produção de resíduos. Num mesmo contexto socio-económico, as populações têm comportamentos típicos, e em média, bastante previsíveis, pelo que, duma forma geral, é possível caracterizar os resíduos por elas produzidos.

        Num meio urbano médio, podemos, duma forma não muito detalhada, identificar os principais tipos de resíduos encontrados, segundo as seguintes percentagens:

voltar

http://7mares.terravista.pt/quercus-av-rsu/

página anterior
índice
página seguinte