Planeamento e Sumário das Aulas

Pratica
(3ªfeira, 08h00-11h00)
Teórico-Prática
(5ªfeira, 08h00-09h00)
2009/09/22
2009/09/24
2009/09/29
2009/10/01
2009/10/06
2009/10/08
2009/10/13
2009/10/15
2009/10/20
2009/10/22
2009/10/27
2009/10/29
2009/11/03
2009/11/05
2009/11/10
2009/11/12
2009/11/17
2009/11/19
2009/11/24 (1ºTeste)
2009/11/26
2009/12/01 (feriado)
2009/12/03
2009/12/08 (feriado)
2009/12/10
2009/12/15
2009/12/17
2009/01/05
2009/01/07
2010/01/12 (2ºTeste)
2010/01/14




Semana 1 (TP)

Tópicos:

  • Apresentação geral da disciplina:
    • Objectivos e Funcionamento;
    • Avaliação e Trabalhos práticos --- marcação das datas dos 2 testes e da semana para entrega do TP;
    • Programa e Bibliografia
  • Revisão dos conceitos básicos de Informática:
    • O papel da informática no dia a dia do Arqueólogo
    • Resolução de problemas por computador
    • As ferramentas, ou utilitários, disponíveis em Microsoft Office



Semana 2 (P)

Tópicos:

  • Processamento de Documentos
    • conceitos básicos: estrutura, conteúdo e forma dos documentos
    • a estrutura completa de um Relatório
    • O processador Word -- introdução geral
    • estruturação de um documento; construção automática do Índice (Tabela de Conteúdos)
  • Arquivo de Informação
    • conceitos básicos: arquivo, ficheiro, ficha (tabela, registo e campo); inserção, organização e consulta
    • a estrutura de uma BD de suporte a uma Rede Social (Pessoas, Gostos, Relações)
    • O sistema de gestão de bases de dados Access -- introdução geral


Semana 2 (TP)

Tópicos:

  • Arquivo de Informação
    • reforço de alguns conceitos básicos: arquivo, ficheiro, ficha (tabela, registo e campo); inserção, organização e consulta
    • continuação da discussão sobre a estrutura de uma BD de suporte a uma Rede Social (Pessoas, Gostos, Relações)
  • O Arquivo de Documentação à escala mundial WWW: conceitos vários -- browser, URL, HTML, motores de pesquisa (Google) e a recuperação de informação.





Semana 3 (P)

Tópicos:


Não houve aula.


Semana 3 (TP)

Tópicos:

Não houve aula.





Semana 4 (P)

Tópicos:

Arquivo e Recuperação de Informação -- bases de dados:
  • conceitos básicos: tabelas, registos e campos; relações; chaves primárias e tipos de dados (Autonumber, Text, Lookup Wizard --- Assistente de Pesquisa, DateTime, etc).
  • modelação de um sistema de informação para implementar uma Rede Social:
    • criação da BD e das tabelas Pessoa, Interesses e PessoaInteresses (trabalho de casa).
    • criação de formulários recorrendo ao Microsoft Access


Semana 4 (TP)

Tópicos:

Arquivo e Recuperação de Informação -- bases de dados:
  • conceitos básicos: tabelas, registos e campos; relações; chaves primárias e tipos de dados (Number, Autonumber, Text, Memo, Lookup Wizard --- Assistente de Pesquisa, DateTime, etc).
  • modelação de um sistema de informação para implementar uma base de dados Académica:
    • a Entidade Aluno -- análise da Ficha da Aluno da UM e concepção/desenho da tabela Aluno.





Semana 5 (P)

Tópicos:

Criação de Questões ("Queries"), através da interface assistida para geração de SQL, para extracção de informação da BD, de uma tabela ou de várias tabelas relacionadas.
Resolução de algumas queries relacionadas com a BD Rede Social.



Semana 5 (TP)

Tópicos:

Continuação da discussão do tópico criação de Questões ("Queries") SQL, para extracção de informação da BD, de uma tabela ou de várias tabelas relacionadas: referência às operações project, select e join.
Resolução de algumas queries relacionadas com a BD de Fornecedores de uma loja de tecidos.





Semana 6 (P)

Tópicos:

  • Resolução, em Microsoft Access, das questões propostas relativamente à BD Rede Social:
    • Quem são os amigos do João?
    • Quem são as pessoas que gostam de jogar futebol?
    • Quem são as pessoas que gostam de jogar futebol e são de Braga?
    • Quem são as pessoas que gostam de ver televisão, são solteiras e gostam de beber?
  • Discussão com cada um dos grupos sobre o desenho da BD para o trabalho prático.
  • Introdução à BD Instrumentos.



Semana 6 (TP)

Tópicos:

Discussão e desenho do modelo relacional encontrado para a BD do trabalho prático (TP).
Entidades presentes: Pessoa, Destinos, Itinerários, Transportes, etc.





Semana 7 (P)

Tópicos:

  • Implementação, em Microsoft Access, da BD Instrumentos apresentada na última aula com as tabelas Instrumentos, Pessoas (visitantes, compradores, fabricantes/artesãos, donos); construção de algumas questões sobre essa BD:
    • Seleccione todos os instrumentos de tamanho médio ou grande.
    • Seleccione todos os instrumentos em bom estado de conservação.
    • Seleccione todos os instrumentos de valor superior a 200euros.
    • Seleccione todos os compradores solteiros ou divorciados.
    • Seleccione todos os donos masculinos que sejam do concelho de Braga ou Famalicão.
  • Discussão com cada um dos grupos sobre o desenho da BD para o trabalho prático.
  • Introdução à construção de diapositivos para apoio a apresentações orais, usando o Microsoft PowerPoint; enunciado de um problema concreto para a próxima aula: apresentação de 15 minutos, aos alunos de Arqueologia, de cada expedição (do TP) com vista à selecção da viagem de fim de curso.


Semana 7 (TP)

Tópicos:

Construção de diapositivos para apoio a apresentações orais, usando o Microsoft PowerPoint; Discussão das apresentações concebidas por cada grupo para responder ao enunciado da última aula.
Análise da estrutura da apresentação e do esquema de cada diapositivo; os princípios a seguir para uma apresentação deste tipo, relativamente ao uso de texto/imagens, cores, tamanhos de letras, efeitos visuais e sonoros, etc.
Foram vistas as apresentações (já muito completas) dos grupos G1, G2 e G8.




Semana 8 (P)

Tópicos:

  • Conclusão do exercício anterior: Implementação, em Microsoft Access, da BD Instrumentos apresentada na última aula com as tabelas Instrumentos, Pessoas (visitantes, compradores, fabricantes/artesãos, donos); construção de algumas questões sobre essa BD:
    • Seleccione todos os instrumentos de tamanho médio ou grande.
    • Seleccione todos os instrumentos em bom estado de conservação.
    • Seleccione todos os instrumentos de valor superior a 200euros.
    • Seleccione todos os compradores solteiros ou divorciados.
    • Seleccione todos os donos masculinos que sejam do concelho de Braga ou Famalicão.
  • Introdução à construção de páginas web, usando um Editor qualquer (p.ex., WordPad, ou NotePad) para escrever HTML directo:
    • a estrutura de uma página; o cabeçalho e o corpo; o título da página.
    • as várias secções e os tipos de títulos, de H1 a H6.

Semana 8 (TP)

Tópicos:

Construção de diapositivos para apoio a apresentações orais, usando o Microsoft PowerPoint; Continuação da Discussão das apresentações concebidas por cada grupo; Análise da estrutura da apresentação e do esquema de cada diapositivo.
Foram vistas as apresentações (já muito completas) dos grupos G9.




Semana 9 (P)

Tópicos:

  • Introdução à construção de páginas web, usando um Editor qualquer (p.ex., WordPad, ou NotePad) para escrever HTML directo:
    • formatação de caracteres: bold (B), itálico (I) e sublinhado (U).
    • formatação de parágrafos (P/ALIGN), quebra-de-linhas (BR) e traço horizontal (HR).
    • listas de tópicos ou items: sem numeração (UL) e numeradas (OL), items (LI).
    • inserção de imagens imagens (IMG/SRC); os atributos WIDTH e HEIGHT.

Semana 9 (TP)

Tópicos:

Construção de diapositivos para apoio a apresentações orais, usando o Microsoft PowerPoint; Continuação da Discussão das apresentações concebidas por cada grupo; Análise da estrutura da apresentação e do esquema de cada diapositivo.
Foram vistas as apresentações (já muito completas) dos grupos G3, G4, G5, G6.

Continuação da Introdução ao HTML para construção de hiper-documentos na Web: foi explicado o conceito e a sintaxe da ancora (A/HREF) para ficheiros externos e bookmarks.




Semana 10 (P)

Tópicos:

  • 1ºTeste de Avaliação.
  • Construção de diapositivos para apoio a apresentações orais, usando o Microsoft PowerPoint; Continuação da Discussão das apresentações concebidas por cada grupo; Análise da estrutura da apresentação e do esquema de cada diapositivo.
    Foram vistas as apresentações (já muito completas) dos grupos G7 e G8.


Semana 10 (TP)

Tópicos:

A pedido da Turma, não houve aula, a qual será compensada na próxima semana.




Semana 11 (P)

Tópicos:

Não houve aula por ser Feriado Nacional (Restauração de Independência, em 1640, pondo fim ao reinado de Filipe III).

Semana 11 (TP)

Tópicos:

  • Construção de diapositivos para apoio a apresentações orais, usando o Microsoft PowerPoint; Continuação da Discussão das apresentações concebidas por cada grupo; Análise da estrutura da apresentação e do esquema de cada diapositivo.
    Foram vistas as apresentações (já muito completas) dos grupos G9.
  • Introdução ao uso da Folha de Cálculo; conceitos básicos; exemplo "pauta com notas de alunos".




Semana 12 (P)

Tópicos:

Não houve aula por ser Feriado Nacional (Nossa Sr.ª da Imaculada Conceição).


Semana 12 (TP)

Tópicos:

  • Utilização da Folha de Cálculo; exemplo: construção de uma tabela de preços de venda de artesanato, dados o custo e a percentagem de lucro.





Semana 13 (P)

Tópicos:

  • Conclusão da construção de páginas web, usando um Editor qualquer (p.ex., WordPad, ou NotePad) para escrever HTML directo:
    • inserção de hiper-ligações (A/HREF).
    • construção de tabelas (TABLE/TR/TD); alguns atributos importantes.
  • Folha de Cálculo: implementação em Excel da FC sobre cálculo de preços de venda apresentada na aula TP anterior.


Semana 13 (TP)

Tópicos:

  • Utilização da Folha de Cálculo; exemplo: gestão de um condomínio (livro de cálculo com 1 folha para cotas trimestrais, 1 folha para fundo de reserva semestral, 1 folha para despesas mensais fixas e variáveis e 1 folha para balanço).





Semana 14 (P)

Tópicos:

  • Folha de Cálculo: implementação em Excel da FC sobre cálculo Gestão de um Condomínio, apresentada na aula TP anterior.


Semana 14 (TP)

Tópicos:

  • Utilização da Folha de Cálculo; exemplo: gestão de um restaurante).





Semana 15 (P)

Tópicos:

  • 2ºTeste de Avaliação.


Semana 15 (TP)

Tópicos:

  • Fecho da disciplina: síntese do que foi feito; recordação do que se espera na entrega do Trabalho Prático.