Dicionário

 

Computador      Documentos        Cálculo Numérico        Sistemas de Informação

 

Computador

Bit : Um bit é a menor unidade de informação guardada num computador. É representado por dois dígitos: 0 ou 1.

Byte: Um byte é um conjunto de 8 bits. Cada carácter (letra ou símbolo do teclado) ocupa 1 byte quando é guardado em memória. A letra B, por exemplo, é representada por 01000010.

Browser: (Navegador) Programa que permite visualizar e interagir com os conteúdos disponíveis na Internet (texto, som, vídeo, imagem, etc.) usando o protocolo HTTP(S). Os browsers mais comuns são o Internet Explorer (da Microsoft) e o Netscape.

Câmaras digitais: Como o nome indica as câmaras digitais guardam as fotografias digitalmente e podem transferir grandes quantidades de dados para serem editados no computador. Normalmente, usam-se nestas ligações portas USB (Universal Serial Bus), pois permitem uma maior velocidade na transferência de dados da câmara para o PC.

[Topo]

Computador:  A palavra computador tem a sua origem do latim computare que significa “contar”, “calcular” ou “avaliar”. Um computador pode-se definir como um conjunto de componentes electrónicos que permite a transformação dos dados de entrada em informação de saída e cuja transformação é controlada através de intervenção humana.

Controlo e automação: O controlo e automação são as áreas de aplicação das TIC que englobam o controlo de mecanismos e os processos industriais. São usados nas mais variadas indústrias: automóvel, de plásticos, alimentar, de fabrico de electrodomésticos, de portas automáticas, etc.

[Topo]

CD-ROM (Compact Disk Read Only Memory): Unidade com capacidade de informação de cerca de 700 megabytes. Actualmente existem evoluções do CD-ROM que permitem a escrita (CD-R) ou a reescrita (CD-RW).

[Topo]

CD-R (Compact Disk – Recordable) –tipo de disco que permite ser gravado numa unidade própria (Gravador de CD-R). A sigla R significa gravável e não regravável, ou seja, estes CDs só podem ser gravados uma única vez, mas podem ser gravados por várias sessões. Os gravadores de CD-R são considerados dispositivos de I/O.

CD-RW (Compact Disk – Rewriteable):  É um CD que permite gravar, eliminar e regravar a  informação.

[Topo]

CIM (Computer Integrated Manufacturing):  É um sistema de fabrico baseado em computadores com total integração dos processos de produção. Ex: Gestão das linhas de montagem.

Correio electrónico: uma forma de comunicação baseada no envio e recepção de mensagens, através de uma rede de computadores. Tal como no correio tradicional, pressupõe um remetente e um ou mais destinatários. 

O disco duro (ou rígido): .os princípios físico-químicos de funcionamento são semelhantes ao de uma disquete. Ambos são constituídos por material magnetizável. Todavia, o disco rígido possui maior capacidade de armazenamento, maior rapidez de acesso à informação e encontra-se instalado no interior de uma caixa hermética, não correndo riscos de deterioração que as disquetes, apesar de tudo, têm. Existem dois tipos de discos rígidos utilizados em sistemas de computador pessoais: o interno e o amovível. O disco rígido interno é o mais comum nos computadores pessoais. Como o nome indica, é montado no interior da caixa do sistema, ficando, a partir daí, inacessível fisicamente. O disco rígido amovível é basicamente idêntico ao interno. Contudo a sua montagem é efectuada numa pequena caixa móvel. Desse modo, é possível retirá-lo e substitui-lo por outro ou transportá-lo para outro computador. A capacidade dos discos, tal como as memórias, mede-se em bytes. 

Disquetes: São dispositivos de I/O; as disquetes têm um formato com 31/2 polegadas e com capacidade para 1.44 MB. O Drive de Disquetes é o dispositivo responsável pela leitura e escrita das disquetes.

l

[Topo]

Dispositivos de Entrada: os dispositivos de entrada permitem que o utilizador envie informação para o computador.

Dispositivos de saída: Os dispositivos de saída permitem enviar informação do computador para o exterior.

Dispositivos de Entrada/Saída: Os dispositivos de entrada / saída, ou mistos, permitem que o utilizador envie informação para o computador e que o computador envie informação para o utilizador.

[Topo]

DVD-R: São discos que permitem a gravação da informação apenas uma só vez em cada porção do disco.

DVD-RAM e DVD-RW : permitem gravar, eliminar e regravar a  informação as vezes que forem necessárias. A gravação destes DVD’s não é feita exclusivamente por laser, mas combinam com a tecnologia baseada no electromagnetismo.

DVD-ROM : São discos gravados na origem e que só podem ser lidos. Estes discos estão virados para áreas como por exemplo: Multimédia, Vídeo e Música

Firmware: São todos os programas que se encontram permanentemente no interior do  computador em circuitos integrados da memória, os quais o computador apenas pode ler.

Hardware: São todos os componentes físicos de um computador. Estes componentes apenas funcionam se forem comandados por programas especiais (Software).

[Topo]

HTML:  Acrónimo de Hypertext Markup Language, é a linguagem padrão para escrever páginas de documentos Web (WWW). É uma variante da SGML (Standard Generalized Markup Language), bem mais fácil de aprender e usar, que possibilita preparar documentos com gráficos e links para outros documentos para visualização em sistemas que utilizam Web.

Impressoras: São indispensáveis quando queremos passar para o papel a informação contida no computador. As impressoras ligam-se a uma porta paralela ou USB.

Impressora Margarida : Cada caracter é impresso por um único impacto de um «martelo» eléctrico de encontro a uma roda de plástico ou metálica que tem caracteres moldados . Não imprimem símbolos gráficos e são muito ruidosas.

[Topo]

Impressoras matriciais ou de agulhas: Funcionam através de uma cabeça que contém um conjunto de agulhas. Os caracteres são impressos na folha de papel por agulhas que comprimem uma fita com tinta, por isso são também conhecidas por impressoras de agulhas. A qualidade de impressão depende do n.º de agulhas, que faz variar o número de   dpi (pontos por polegada).  Uma impressora com 350 dpi é melhor que outra com 150 dpi)

Impressoras de Jacto de Tinta: Funcionam com base num dispositivo que projecta jactos de tinta contra a folha de papel. A principal característica é a sua capacidade de resolução na impressora (é avaliada em dpi – pontos por polegadas). Medida de velocidade: cps – caracteres por segundo).

[Topo]

Impressora a Laser: funcionam, como a sua designação indica, com base na tecnologia laser. Existem impressoras a laser monocromáticas e a cores. Em vez de tinta estas impressoras utilizam uma tinta em pó (TONNER). Medida de velocidade: ppm – página por minuto.

Internet:  Rede mundial de computadores ligados entre si. Através da Internet podem usar-se vários protocolos de comunicação, normalmente associados a serviços específicos. Por vezes confunde-se a Web com a Internet, mas a Web é apenas uma parte da comunicação que circula pela Internet.

[Topo]

Joystick - o seu processo de funcionamento é semelhante ao do rato, porque permite deslocar um indicador pelo ecrã de forma a seleccionar   informação. É normalmente utilizado para jogos.

[Topo]

 Leitores de códigos de barras: são dispositivos de Input, pois através deles lêem-se os códigos de barras dos produtos que o  CPU vai tratar posteriormente. São utilizados em produtos comerciais.

Link (Ligação): num documento HTML ou num hipertexto identifica-se como uma palavra sublinhada ou em destaque, uma imagem ou outro recurso, que indica um ponto de ligação a outra informação.

Microfone: este dispositivo de entrada é cada vez mais comum nos computadores. Serve para gravar mensagens, dar ordens ao computador, para comunicar através da internet ou simplesmente para Karaoke.

[Topo]

Plotters ou Traçadores Gráficos: Funcionamento semelhante ao de uma impressora, porque imprime a informação numa folha de papel ou acetato. Converte informação numérica e coordenadas em gráficos de barras ou lineares e desenhos industriais. Utilizadas no designe de peças industriais ou em arquitectura.

[Topo]

RAM (Random Access Memory): Memória de acesso aleatório; armazena dados e instruções enquanto o computador se encontra ligado, apagando a informação quando se desliga.

Robótica: É uma ciência que faz a projecção e construção de robôs, isto é, consiste na conjugação da automática com a informática. O robô é uma máquina capaz de captar e reagir a qualquer entrada, causando alterações no meio circundante com algum grau de “inteligência”, de preferência sem supervisão humana. Temos como exemplos: Linha de montagem de uma fábrica de automóveis, de bebidas, de aço, etc.

[Topo]

ROM (Read Only Memory): Memória só de leitura. É utilizada para armazenar instruções e/ou configurações implementadas nos dispositivos aquando do seu fabrico.

[Topo]

Scanner (Digitalizador):  Dispositivo que funciona como um pequeno fotocopiador cuja imagem é transferida para o computador, podendo ser visualizada, editada e armazenada. Os scanners podem ligar-se através de: porta paralela; placa SCSI e Porta USB.

Site (sítio): Conjunto de páginas Web interligadas entre si e acessíveis através do mesmo URL base.

Software: São todos os programas que permitem o funcionamento dos mecanismos electrónicos que constituem o computador – hardware.

[Topo]

Software de Sistema :  desempenha a função fundamental de servir de intermediário / interface entre o hardware e o utilizador e os seus programas de aplicação.

[Topo]

Software de Aplicação: engloba todos os programas de computador que permitem efectuar tarefas de aplicação com interesse para o utilizador:   folhas de cálculo, processadores de texto, CAD, Bases de dados,..

WebCam:  As câmaras digitais de vídeo permitem captar imagens, não só estáticas, como também em movimento. As câmaras podem ser utilizadas em comunicação directa através da Internet.

[Topo]

World Wide Web (WWW): Vasta colecção de informação digital disponível na Internet sob a forma de páginas Web. Também é conhecida como a «teia mundial alargada», disponível a todos os utilizadores que disponham de um computador e de uma forma de o ligar à rede, podendo assim aceder ao vastíssimo manancial de informação disponível. WWW, W3 ou simplesmente Web, como também é designado, funciona, muitas vezes, como sinónimo de Internet.

[Topo]

Ratos:  é um dispositivo de Input. A maioria dos sistemas operativos, ambientes de trabalho e programas de aplicação funcionam com base em símbolos e grafismos no ecrã, sobre os quais o rato deve actuar para fazer funcionar as operações pretendidas.Existem ratos com dois botões, com três e mais recentemente apareceu um com dois botões e um botão de rodar, para deslocar as páginas de texto que têm barras de rolamento. Os ratos ligam a portas paralelas, portas USB ou  em portas PS2.

[Topo]

Teclado: é  um dispositivo de input, pois é através dele que introduzimos caracteres, sejam para dar instruções ou fornecer dados ao sistema.

Telemática:  a Telemática junta os meios informáticos com os meios de comunicação à distância. Nós utilizamos uma comunicação Telemática quando utilizamos um modem e ligamos à rede telefónica para entrar em contacto com outro computador. A Internet é a maior rede mundial onde milhões de pessoas estão a efectuar uma comunicação Telemática.

URL (Uniform Resource Locator): Endereço de um site da Internet. Por exemplo, o URL da Universidade do Minho é www.uminho.pt.

 Documentos

Cálculo Numérico

Programas de Cálculo Numérico: programas denominados de folhas de cálculo que permitem aos seus utilizadores elaborar documentos com cálculos, tabelas e/ou gráficos. Um dos exemplos é o  programa EXCEL, produzido pela Microsoft.

Folha de Cálculo: Um documento denominado "folha de cálculo" é constituído por diversas folhas. Por sua vez, cada uma destas folhas está dividida em células. Uma célula resulta da intersecção de uma coluna por uma linha. A cada coluna está associada uma letra, enquanto que a cada linha está associado um número. A primeira célula de uma folha de cálculo será pois a A1.

[Topo]

Janela de uma folha de Cálculo:

 

Fórmula: Uma fórmula em EXCEl poderá ser uma simples soma. Por exemplo, a fórmula =A1+B5 efectua a soma do conteúdo da célula A1 com o conteúdo da célula B5. Os símbolos para as operações aritméticas são + (soma), - (subtracção),* (multiplicação) e / (divisão).

Função: O EXCEl possui fórmulas tipo, já previamente definidas, que facilitam a obtenção de resultados, como por exemplo a função Soma(), Contar(), Média(), etc.

[Topo]

Sistemas de Informação

Dados: A palavra dados vem do latim datum, que significa facto. Dados, portanto, são factos. Os dados são representados por símbolos, mas não são informação senão em sentido limitado.

Tipos de dados:  Os dados podem ser quantificáveis , podem ser tratados automaticamente, ou qualitativos, mais difíceis de tratar; por exemplo, uma opinião ou uma ideia.

Informação:  A informação resulta da estruturação de dados num determinado contexto e com determinada finalidade.

 

 

[Topo]