Avaliação

 

Critério:

A Avaliação  tem uma componente teórica e uma componente prática ambas obrigatórias.

De acordo com o regulamento actualmente em vigor na UM, a nota teórica será obtida através da realização de uma prova individual escrita. Essa prova tem as instâncias a seguir indicadas (um aluno só poderá fazer melhoria na época de recurso):

  • Exame, realizado na 1ª ou 2ª chamadas da época normal, no fim do semestre

  • Exame, realizado na época de recurso.

A componente prática consistirá em duas partes:

  •  Trabalho Prático - resolução de um problema, único, envolvendo a análise de um enunciado concreto (tão próximo duma situação real quanto possível), o planeamento da resolução e a sua implementação em computador.

  • Avaliação Contínua - resolução, no decorrer das aulas práticas, das fichas de trabalho propostas para cada tema da programa (acessíveis em formato electrónico na entrada correspondente ao "Plano/Sumários").

As Fichas de Trabalho serão submetidas por cada grupo, no fim da aula, para apreciação do docente, através do sistema de submissão electrónica acessível neste sítio da disciplina (ver no menu lateral a entrada "Submissão de Fichas").
A sua classificação será feita em 4 escalões: Não-Entregue; Não-Satisfaz; Satisfaz; e Bom.

O trabalho prático será realizado ao longo de todo o semestre, extra-aulas (usando-se as aulas TP e P para planear a sua evolução e esclarecer quaisquer dúvidas) em grupo de 2 ou 3 alunos, em 3 etapas distintas: uma centrada na construção de um conjunto de diapositivos para acompanhar uma exposição oral e de um sítio WWW; outra dirigida para a utilização da folha de cálculo para obtenção de resultados numéricos e gráficos; e outra orientada para a construção de uma base de dados.

 O trabalho será apresentado, nas aulas Teórico-Práticas ao docente e à turma, acompanhado dum relatório de progresso, para ser discutido publicamente com cada grupo, no fim de cada uma das 3 fases (na última, o relatório de progresso será o final).
O relatório, a elaborar em LaTeX, também faz parte das componentes de avaliação.

O Trabalho Prático será classificado de acordo com os seguintes escalões:

Escalão

Nota

Não entregue

0
Não Satisfaz 7
Satisfaz no Mínimo 10
Satisfaz 13
Bom 16
Muito Bom 19

A nota final será determinada de acordo com a seguinte fórmula:

NotaFinal=NotaTeórica * 0,60 + TrabalhoPrático * 0,30 + AvaliaçãoContínua *0,10

Exige-se 8 valores como nota mínima em cada uma das partes.