Departamento de Informática (UM)

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Paradigmas de Programação II

13116 [MP16MP1600006005]

Mestrado em Ensino de Informática [MEI]

S2

Pedro Manuel Rangel Santos Henriques

Objetivos

Esta UC situa-se no 2º semestre letivo de um curso de mestrado para licenciados em Informática que tem por objetivo apetrechar os alunos com noções de pedagogia de modo a melhorar a sua capacidade de ensino na área da Informática.
Entendendo-se que a questão crítica nesta área de ensino é a aprendizagem da Programação, esta disciplina visa aprofundar as várias noções sobre os Paradigmas da Programação e o seu impacto no ensino na sequência da discussão e pesquisa iniciada no semestre anterior.
Para o professor ter sucesso no ensino da Programação é fundamental que tenha presentes as vantagens e desvantagens que cada um pode ter na aprendizagem.
Além disso investigar-se-ão abordagens e sistemas baseados nas TIC propostos e disponíveis para auxiliar este processo de ensino aprendizagem, recorrendo à animação de programas, à avaliação automática, etc.

Programa

1. Ambientes Integrados de Programação (IDEs)
1.1. Conceitos relativos ao ciclo de desenvolvimento de programas e às ferramentas de apoio às várias fases, com enfase na edição, compilação e teste.
1.2. Identificação e experimentação de IDEs de apoio à programação imperativa (incluindo OO) e à programação declarativa.
2. Animação de Programas
2.1. Conceitos essenciais de visualização e animação
2.2. Identificação e experimentação de Ferramentas de Animação de Programas
3. Avaliação Automática de Programas
3.1. Conceitos essenciais de avaliação automática e feedback imediato
3.2. Identificação e experimentação de Ferramentas de Avaliação Automática de Programas

Bibliografia

Christiano, M. (2015) "What are Integrated Development Environments?" (acessível em http://www.allaboutcircuits.com/technical-articles/what-are-integrated-developmentenvironments/).

Queirós, R. & Leal, J. (2012) "Exercises Evaluation Systems - An Interoperability Survey". In Proceedings of the 4th International Conference on Computer Supported Education (CSEDU), Volume 1, pp.83-90. Porto.

Santos, Á., Gomes, A. & Mendes, A. (2010) "Integrating New Technologies and Existing Tools to Promote Programming Learning". Algorithms, Vol3, pp.183-196.

Tavares, P., Henriques, P. & Gomes, E. (2016) "Computer-Supported Techniques to Increase Students Engagement in Programming". 8th International Conference on Computer Supported Education (CSEDU 2016).Rome, Italy.

Resultados da aprendizagem

Identificar Ambientes de Programação e Sistemas de Avaliação de Programas, disponíveis para os vários paradigmas de programação, analisando comparativamente o seu impacto na motivação dos alunos na aprendizagem da programação.

Método de avaliação

Dado o teor da matéria e a metodologia de ensino baseada na pesquisa e experimentação,
a Avaliação a esta UC será feita com base em 3 monografias individuais a serem escritas pelos alunos após a pesquisa de ambientes e ferramentas de apoio ao Ensino da Programação e após a experiementação que permita uma análise crítica.
A Nota Final será a média aritmética de nota de cada trabalho.

Funcionamento

Turno: TP 1; Docente: Pedro Manuel Rangel Santos Henriques; Dep.: DI; Horas: 30.

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