Objetivos | Esta UC situa-se no 2º semestre letivo de um curso de mestrado para licenciados em Informática que tem por objetivo apetrechar os alunos com noções de pedagogia de modo a melhorar a sua capacidade de ensino na área da Informática. Entendendo-se que a questão crítica nesta área de ensino é a aprendizagem da Programação, esta disciplina visa aprofundar as várias noções sobre os Paradigmas da Programação e o seu impacto no ensino na sequência da discussão e pesquisa iniciada no semestre anterior. Para o professor ter sucesso no ensino da Programação é fundamental que tenha presentes as vantagens e desvantagens que cada um pode ter na aprendizagem. Além disso investigar-se-ão abordagens e sistemas baseados nas TIC propostos e disponíveis para auxiliar este processo de ensino aprendizagem, recorrendo à animação de programas, à avaliação automática, etc. |
Programa | 1. Ambientes Integrados de Programação (IDEs) 1.1. Conceitos relativos ao ciclo de desenvolvimento de programas e às ferramentas de apoio às várias fases, com enfase na edição, compilação e teste. 1.2. Identificação e experimentação de IDEs de apoio à programação imperativa (incluindo OO) e à programação declarativa. 2. Animação de Programas 2.1. Conceitos essenciais de visualização e animação 2.2. Identificação e experimentação de Ferramentas de Animação de Programas 3. Avaliação Automática de Programas 3.1. Conceitos essenciais de avaliação automática e feedback imediato 3.2. Identificação e experimentação de Ferramentas de Avaliação Automática de Programas |
Bibliografia | Christiano, M. (2015) "What are Integrated Development Environments?" (acessível em http://www.allaboutcircuits.com/technical-articles/what-are-integrated-developmentenvironments/). Queirós, R. & Leal, J. (2012) "Exercises Evaluation Systems - An Interoperability Survey". In Proceedings of the 4th International Conference on Computer Supported Education (CSEDU), Volume 1, pp.83-90. Porto. Santos, Á., Gomes, A. & Mendes, A. (2010) "Integrating New Technologies and Existing Tools to Promote Programming Learning". Algorithms, Vol3, pp.183-196. Tavares, P., Henriques, P. & Gomes, E. (2016) "Computer-Supported Techniques to Increase Students Engagement in Programming". 8th International Conference on Computer Supported Education (CSEDU 2016).Rome, Italy. |
Resultados da aprendizagem | Identificar Ambientes de Programação e Sistemas de Avaliação de Programas, disponíveis para os vários paradigmas de programação, analisando comparativamente o seu impacto na motivação dos alunos na aprendizagem da programação. |