Departamento de Informática (UM)

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Paradigmas de Programação I

13093 [MP16MP1600006003]

Mestrado em Ensino de Informática [MEI]

S1

Pedro Manuel Rangel Santos Henriques

Objetivos

Esta UC situa-se no 1.º semestre letivo de um curso de mestrado para licenciados em Informática que tem por objetivo apetrechar os alunos com noções de pedagogia de modo a melhorar a sua capacidade de ensino na área da Informática.
Entendendo-se que a questão crítica nesta área de ensino é a aprendizagem da Programação, esta disciplina visa repensar os vários Paradigmas da Programação na procura de vantagens e desvantagens para cativar os alunos de informática de idade jovem, aumentar o seu envolvimento nas tarefas/desafios propostos de modo a incrementar a sua motivação e o sucesso no processo de aprendizagem de matérias que são reconhecidamente complexas.

Programa

1. Discussão geral e alargada sobre os vários Paradigmas da Programação (textual e visual) e seu impacto no ensino da programação a jovens e adolescentes.
2. O ambiente de programação visual Scratch.
3. Estudo e utilização da linguagem Python como um suporte multi-paradigma (procedimental, funcional, orientado aos objetos) ao ensino da programação:
3.1. Os tipos de dados atómicos e estruturados;
3.2. As estruturas de controlo de fluxo;
3.3. A programação modular e alguns dos (poderosos) módulos existentes.
4. Desenvolvimento de um projeto como elemento orientador do estudo: construção de uma arca de jogos

Bibliografia

Costa, E. (2015). Programação em Python - Fundamentos e Resolução de Problemas, FCA-Editores de Informática Lda.

Python Software Foundation [US], https://www.python.org/

Resultados da aprendizagem

- Rever/Discutir os vários paradigmas da programação mais relevantes (Paradigma Imperativo, Paradigma Declarativo (Funcional e Lógico), Paradigma Orientado aos Objetos).
- Analisar a sua implicação no ensino da programação a nível do ensino básico e secundário.
- Concretizar o item anterior com o ambiente de programação Python.

Método de avaliação

A Avaliação a esta UC baseia-se nos seguintes dois elementos
1. monografia individual sobre o papel do Scratch no ensino da programação no ensino básico/secundário
2. trabalho prático em grupo sobre a criação de um jogo (estilo 'quiz') em Python a integrar numa "arca de jogos".
A Nota Final será a média aritmética da Nota (0 a 20) obtida em cada uma das partes.

Funcionamento

Turno: TP 1; Docente: Pedro Manuel Rangel Santos Henriques; Dep.: DI; Horas: 30.

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