Designação | Código | Curso | Regime | Regente |
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Paradigmas de Programação I | 13093 [MP16MP1600006003] | Mestrado em Ensino de Informática [MEI] | S1 | Pedro Manuel Rangel Santos Henriques |
Objetivos | Esta UC situa-se no 1.º semestre letivo de um curso de mestrado para licenciados em Informática que tem por objetivo apetrechar os alunos com noções de pedagogia de modo a melhorar a sua capacidade de ensino na área da Informática. Entendendo-se que a questão crítica nesta área de ensino é a aprendizagem da Programação, esta disciplina visa repensar os vários Paradigmas da Programação na procura de vantagens e desvantagens para cativar os alunos de informática de idade jovem, aumentar o seu envolvimento nas tarefas/desafios propostos de modo a incrementar a sua motivação e o sucesso no processo de aprendizagem de matérias que são reconhecidamente complexas. |
Programa | 1. Discussão geral e alargada sobre os vários Paradigmas da Programação (textual e visual) e seu impacto no ensino da programação a jovens e adolescentes. 2. O ambiente de programação visual Scratch. 3. Estudo e utilização da linguagem Python como um suporte multi-paradigma (procedimental, funcional, orientado aos objetos) ao ensino da programação: 3.1. Os tipos de dados atómicos e estruturados; 3.2. As estruturas de controlo de fluxo; 3.3. A programação modular e alguns dos (poderosos) módulos existentes. 4. Desenvolvimento de um projeto como elemento orientador do estudo: construção de uma arca de jogos |
Bibliografia | Costa, E. (2015). Programação em Python - Fundamentos e Resolução de Problemas, FCA-Editores de Informática Lda. Python Software Foundation [US], https://www.python.org/ |
Resultados da aprendizagem | - Rever/Discutir os vários paradigmas da programação mais relevantes (Paradigma Imperativo, Paradigma Declarativo (Funcional e Lógico), Paradigma Orientado aos Objetos). - Analisar a sua implicação no ensino da programação a nível do ensino básico e secundário. - Concretizar o item anterior com o ambiente de programação Python. |
Método de avaliação | A Avaliação a esta UC baseia-se nos seguintes dois elementos 1. monografia individual sobre o papel do Scratch no ensino da programação no ensino básico/secundário 2. trabalho prático em grupo sobre a criação de um jogo (estilo 'quiz') em Python a integrar numa "arca de jogos". A Nota Final será a média aritmética da Nota (0 a 20) obtida em cada uma das partes. |
Funcionamento | Turno: TP 1; Docente: Pedro Manuel Rangel Santos Henriques; Dep.: DI; Horas: 30. |