Departamento de Informática (UM)

Página de Unidade Curricular 🇬🇧

DesignaçãoCódigoCursoRegimeRegente

Projeto Integrado em Humanidades Digitais I

16968 [ML29ML2900007485]

Mestrado em Humanidades Digitais [MHDIG]

S1

Sílvia Lima Gonçalves Araújo

Objetivos

Esta Unidade Curricular tem como principal objetivo apoiar e motivar os estudantes no processo de consolidação das aprendizagens adquiridas nas Unidades Curriculares do primeiro semestre em torno de um projeto proposto. O Projeto Integrado será elaborado, de forma conjunta, pelos docentes que lecionam no âmbito das UC do 1º semestre. Os docentes definirão estratégias e um cronograma único, para o alcance dos objetivos gerais e específicos propostos, visando, no final do semestre, que os resultados propostos sejam efetivamente obtidos.

Programa

O programa da UC encontra-se intimamente ligado aos conteúdos programáticos das restantes quatro Unidades Curriculares do 1º semestre do plano de estudos:
- Edição de Património Textual
- Edição Digital e Arquivo Digital
- Corpora nas Humanidades Digitais
- Introdução ao Python para Análise Lexical e Textual
As competências adquiridas no âmbito das quatro Unidades Curriculares acima serão aplicadas tendo em vista a concretização do projeto definido para ser desenvolvido no primeiro semestre.

Bibliografia


Cooper, R. & Murphy, E. (2021). Project based learning: Real questions, real answers, how to unpack PBL and inquiry. Times 10 Publications.

Gonzalez, T. (2016, June 26). Project based learning: Start here. Cult of Pedagogy.
https://www.cultofpedagogy.com/project-based-learning/.

Lathram, B., Lenz, B. & Vander Ark, T. (2016). Preparing students for a project-based world. Getting Smart.

https://www.gettingsmart.com/wp-content/uploads/2016/08/Preparing-Students-for-a-ProjectBasedWorld-FINAL.pdf.

Vander Ark, T. & Liebtag, E. (2018, March 7). Introducing a framework for high quality project based learning. Getting Smart. https://www.gettingsmart.com/2018/03/introducing-a-framework-for-high-quality-project-based-learning.

Resultados da aprendizagem

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- contextualizar os conhecimentos através da integração entre teoria e prática;
- analisar o objeto de estudo, resultando em possíveis soluções e/ou novas propostas com impacto societal;
- refletir criticamente através da produção de um portfólio que analise o trabalho realizado em cada UC;
- promover a construção do conhecimento, a interdisciplinaridade e a inovação.

Método de avaliação

Avaliação contínua:
a) Participação ativa nas aulas: 20%;
b) Realização de tarefas colaborativas que contribuam para a concretização do Projeto Integrado: 40%;
c) Apresentação dos resultados das tarefas colaborativas sob a forma de relatórios e apresentações orais: 40%.
O Projeto Integrado será avaliado pelos professores das unidades curriculares vinculadas ao projeto.

Funcionamento

Turno: PL 1; Docente: Cecília Maria Vasconcelos Costa Castro; Dep.: DMAT; Horas: 10.
Turno: PL 1; Docente: Hugo Daniel dos Santos Macedo; Dep.: DI; Horas: 20.
Turno: PL 1; Docente: Sílvia Lima Gonçalves Araújo; Dep.: DER; Horas: 10.
Turno: PL 1; Docente: Anabela Leal Barros; Dep.: DEPL; Horas: 10.
Turno: PL 1; Docente: Idalete Maria Silva Dias; Dep.: DEGE; Horas: 10.

[ Outras UCs do Departamento ]