| Designação | Código | Curso | Regime | Regente |
|---|
Projeto Integrado em Humanidades Digitais I | 16968 [ML29ML2900007485] | Mestrado em Humanidades Digitais [MHDIG] | S1 | Sílvia Lima Gonçalves Araújo |
Objetivos | Esta Unidade Curricular tem como principal objetivo apoiar e motivar os estudantes no processo de consolidação das aprendizagens adquiridas nas Unidades Curriculares do primeiro semestre em torno de um projeto proposto. O Projeto Integrado será elaborado, de forma conjunta, pelos docentes que lecionam no âmbito das UC do 1º semestre. Os docentes definirão estratégias e um cronograma único, para o alcance dos objetivos gerais e específicos propostos, visando, no final do semestre, que os resultados propostos sejam efetivamente obtidos.
|
Programa | O programa da UC encontra-se intimamente ligado aos conteúdos programáticos das restantes quatro Unidades Curriculares do 1º semestre do plano de estudos: - Edição de Património Textual - Edição Digital e Arquivo Digital - Corpora nas Humanidades Digitais - Introdução ao Python para Análise Lexical e Textual As competências adquiridas no âmbito das quatro Unidades Curriculares acima serão aplicadas tendo em vista a concretização do projeto definido para ser desenvolvido no primeiro semestre.
|
Bibliografia | Cooper, R. & Murphy, E. (2021). Project based learning: Real questions, real answers, how to unpack PBL and inquiry. Times 10 Publications. Gonzalez, T. (2016, June 26). Project based learning: Start here. Cult of Pedagogy. https://www.cultofpedagogy.com/project-based-learning/. Lathram, B., Lenz, B. & Vander Ark, T. (2016). Preparing students for a project-based world. Getting Smart. https://www.gettingsmart.com/wp-content/uploads/2016/08/Preparing-Students-for-a-ProjectBasedWorld-FINAL.pdf. Vander Ark, T. & Liebtag, E. (2018, March 7). Introducing a framework for high quality project based learning. Getting Smart. https://www.gettingsmart.com/2018/03/introducing-a-framework-for-high-quality-project-based-learning.
|
Resultados da aprendizagem | Pretende-se que os estudantes sejam capazes de: - contextualizar os conhecimentos através da integração entre teoria e prática; - analisar o objeto de estudo, resultando em possíveis soluções e/ou novas propostas com impacto societal; - refletir criticamente através da produção de um portfólio que analise o trabalho realizado em cada UC; - promover a construção do conhecimento, a interdisciplinaridade e a inovação.
|
Método de avaliação | Avaliação contínua: a) Participação ativa nas aulas: 20%; b) Realização de tarefas colaborativas que contribuam para a concretização do Projeto Integrado: 40%; c) Apresentação dos resultados das tarefas colaborativas sob a forma de relatórios e apresentações orais: 40%. O Projeto Integrado será avaliado pelos professores das unidades curriculares vinculadas ao projeto. |
Funcionamento | Turno: PL 1; Docente: Cecília Maria Vasconcelos Costa Castro; Dep.: DMAT; Horas: 10. Turno: PL 1; Docente: Hugo Daniel dos Santos Macedo; Dep.: DI; Horas: 20. Turno: PL 1; Docente: Sílvia Lima Gonçalves Araújo; Dep.: DER; Horas: 10. Turno: PL 1; Docente: Anabela Leal Barros; Dep.: DEPL; Horas: 10. Turno: PL 1; Docente: Idalete Maria Silva Dias; Dep.: DEGE; Horas: 10. |