Departamento de Informática (UM)

Página de Unidade Curricular

DesignaçãoCódigoCursoRegimeRegente

Projeto Integrado I

13548 [ML29ML2900005663]

Mestrado em Humanidades Digitais [MHDIG]

S1

Sílvia Lima Gonçalves Araújo

Objetivos

O Projeto Integrado será elaborado, de forma conjunta, pelos docentes que lecionam no âmbito das UC do 1º semestre e pelo responsável pelo projeto a ser desenvolvido.
Os docentes definirão estratégias e um cronograma único, para o alcance dos objetivos gerais e específicos propostos, visando, no final do semestre, que os resultados propostos sejam efetivamente obtidos.
Assim, no decorrer do semestre, o Projeto Integrado deve ser trabalhado concomitantemente com as demais temáticas previstas no âmbito das UC do 1º semestre, o que pressupõe a interligação dos saberes de várias áreas de conhecimento: Filologia; Linguística; Literatura; Cultura; Humanidades Digitais; Processamento de Linguagem Natural; Estatística.

Programa

O programa da UC Projeto Integrado I encontra-se intimamente ligado aos conteúdos programáticos das restantes 4 Unidades Curriculares do 1º semestre do plano de estudos:
- Património Textual: Texto e Cultura
- Edição Digital e Arquivo Digital
- Corpora nas Humanidades Digitais
- Fundamentos em Processamento de Linguagem Natural
As competências adquiridas no âmbito das 4 Unidades Curriculares acima serão aplicadas tendo em vista a concretização do projeto definido para ser desenvolvido no primeiro semestre no âmbito da UC Projeto Integrado I.

Bibliografia


Berry, David (Ed.) (2012). Understanding Digital Humanities. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

Gonçalves, Maria Filomena & Banza, Ana Paula (coord.) (2013). Património Textual e Humanidades Digitais: da antiga à nova Filologia. Col. Biblioteca – Estudos & Colóquios, Série e-Book, nº 1. Évora: CIDEHUS.

Hirsch, Brett (2012). Digital Humanities Pedagogy: Practices, Principles and Politics. Cambridge: OpenBook.

McEnery, Tony & Hardie, Andrew (2012). Corpus Linguistics: Method, Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press.

Indurkhya, Nitin & Damerau, Fred (Ed.) (2010). Handbook of Natural Language Processing. Chapman and Hall/CRC Press.

Schreibman, Susan, Siemens, Ray & Unsworth, John (Eds.) (2004). A Companion to Digital Humanities. Oxford: Blackwell.

Resultados da aprendizagem

- Auxiliar e estimular os estudantes no processo de consolidação das aprendizagens realizadas no âmbito das UC do 1º semestre;
- Contextualizar os conhecimentos através da articulação entre teoria e prática;
- Analisar, explicar e avaliar o objeto de estudo, culminando em possíveis soluções e/ou novas propostas, tendo em mente que a sociedade à qual o aluno pertence deve ser a principal beneficiária do seu trabalho de investigação;
- Estimular a construção do conhecimento coletivo, a interdisciplinaridade e a inovação.

Método de avaliação

Avaliação contínua:
- Participação ativa nas aulas;
- Realização de tarefas colaborativas que contribuam para a concretização do Projeto Integrado;
- Apresentação dos resultados das tarefas colaborativas sob a forma de apresentações orais e/ou relatórios.


Funcionamento

Turno: PL 1; Docente: Cecília Maria Vasconcelos Costa Castro; Dep.: DMAT; Horas: 7.5.
Turno: PL 1; Docente: Sílvia Lima Gonçalves Araújo; Dep.: DER; Horas: 7.5.
Turno: PL 1; Docente: Pedro Manuel Rangel Santos Henriques; Dep.: DI; Horas: 7.5.
Turno: PL 1; Docente: Anabela Leal Barros; Dep.: DEPL; Horas: 15.
Turno: PL 1; Docente: José João Antunes Guimarães Dias Almeida; Dep.: DI; Horas: 7.5.
Turno: PL 1; Docente: Idalete Maria Silva Dias; Dep.: DEGE; Horas: 15.

[ Outras UCs do Departamento ]