Objetivos | O Projeto Integrado será elaborado, de forma conjunta, pelos docentes que lecionam no âmbito das UC do 1º semestre e pelo responsável pelo projeto a ser desenvolvido. Os docentes definirão estratégias e um cronograma único, para o alcance dos objetivos gerais e específicos propostos, visando, no final do semestre, que os resultados propostos sejam efetivamente obtidos. Assim, no decorrer do semestre, o Projeto Integrado deve ser trabalhado concomitantemente com as demais temáticas previstas no âmbito das UC do 1º semestre, o que pressupõe a interligação dos saberes de várias áreas de conhecimento: Filologia; Linguística; Literatura; Cultura; Humanidades Digitais; Processamento de Linguagem Natural; Estatística.
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Bibliografia | Berry, David (Ed.) (2012). Understanding Digital Humanities. Basingstoke: Palgrave Macmillan. Gonçalves, Maria Filomena & Banza, Ana Paula (coord.) (2013). Património Textual e Humanidades Digitais: da antiga à nova Filologia. Col. Biblioteca – Estudos & Colóquios, Série e-Book, nº 1. Évora: CIDEHUS. Hirsch, Brett (2012). Digital Humanities Pedagogy: Practices, Principles and Politics. Cambridge: OpenBook. McEnery, Tony & Hardie, Andrew (2012). Corpus Linguistics: Method, Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press. Indurkhya, Nitin & Damerau, Fred (Ed.) (2010). Handbook of Natural Language Processing. Chapman and Hall/CRC Press. Schreibman, Susan, Siemens, Ray & Unsworth, John (Eds.) (2004). A Companion to Digital Humanities. Oxford: Blackwell.
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Resultados da aprendizagem | - Auxiliar e estimular os estudantes no processo de consolidação das aprendizagens realizadas no âmbito das UC do 1º semestre; - Contextualizar os conhecimentos através da articulação entre teoria e prática; - Analisar, explicar e avaliar o objeto de estudo, culminando em possíveis soluções e/ou novas propostas, tendo em mente que a sociedade à qual o aluno pertence deve ser a principal beneficiária do seu trabalho de investigação; - Estimular a construção do conhecimento coletivo, a interdisciplinaridade e a inovação.
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