Objetivos | Os objetivos de aprendizagem [A] e [B] relacionam-se com os pontos (1) e (2) do programa, onde se evidenciam os principais conceitos sobre sensores e sensorização a abordar na UC. Os objetivos [C] e [D] estão em sintonia com os pontos (3), (4) e (5) do programa da UC, onde se desenvolverão os principais conceitos e se especificarão princípios de aplicação desta metodologia de criação de ambientes dotados de inteligência e sensíveis ao contexto. O objetivo [E] é justificado pelo ponto (6) do programa, onde se pretende desenvolver soluções para problemas reais. O objetivo [F] está intrinsecamente relacionado com o ponto (7) do programa, sendo espectável o aprofundamento dos conceitos e problemas éticos e de responsabilidade social na conceção de ambientes inteligentes. |
Programa | (1) Sensorização: sensores, classes de sensores, tipos de sensores; fusão sensorial (2) Fusão Sensorial: tipos; configurações; algoritmos (3) Introdução à Inteligência Ambiente: computação pervasiva; computação ubíqua computação afetiva; computação usável; interfaces inteligentes (4) Inteligência Ambiente: arquitetura; perceção; raciocínio; decisão; atuação; aprendizagem (5) Ambientes Inteligentes: internet de tudo; internet das coisas; internet das pessoas (6) Aplicações: áreas de aplicação; cidades inteligentes; ambientes de vida assistida (7) Segurança e Ética: privacidade; proteção de dados e identificação; enquadramento legal |
Bibliografia | Mitchell, H. B. (2012). Data Fusion: Concepts and Ideas. Berlin: Springer Verlag. https://doi.org/10.1007/978-3-642-27222-6. Cook, D. J., Augusto, J. C., & Jakkula, V. R. (2009). Ambient intelligence: Technologies, applications, and opportunities. Pervasive and Mobile Computing, 5 (4), 277–298. https://doi.org/10.1016/j.pmcj.2009.04.001. Aarts, E., & Encarnação, J. L. (2006). True Visions: the Emergence of Ambient Intelligence. Springer-Verlag. Preuveneers, D., & Novais, P. (2012). A Survey of Software Engineering Best Practices for the Development of Smart Applications in Ambient Intelligence. Journal Ambient Intelligence and Smart Environments, 4 (3), 149–162. Retrieved from http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2350776.2350779. |
Resultados da aprendizagem | - [A] Definir os principais conceitos relacionados com sensorização: sensores, classes e tipos - [B] Conhecer os diversos algoritmos de fusão sensorial - [C] Compreender as implicações dos ambientes inteligentes na especificação, desenvolvimento e implementação de sistemas de informação - [D] Decidir sobre as abordagens e as tecnologias a utilizar na conceção e aplicação a contextos específicos - [E] Desenvolver soluções de inteligência ambiente dando atenção aos fatores sociais e económicos envolvidos - [F] Perceber as implicações éticas e as responsabilidades na conceção de soluções sensíveis ao contexto |
Método de avaliação | A metodologia de avaliação da UC é composta por dois instrumentos de avaliação: (a) uma prova escrita de avaliação periódica, de cariz individual; (b) um trabalho prático de avaliação contínua, de desenvolvimento em grupo. A classificação final da UC resultará da média ponderada dos dois instrumentos, com fatores de ponderação entre 1/3 e 2/3. Para o instrumento (b), de índole prática, será definida a classificação mínima de 10 (dez) valores. No que respeita a (a), estabelecer-se-á classificação mínima congruente com a decisão quanto aos fatores de ponderação definidos para o cálculo da classificação final da UC. |