Designação | Código | Curso | Regime | Regente |
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Ambientes e Linguagens de Programação para Ciência de Dados | 15958 [L303N4] | Licenciatura em Ciência de Dados [CDADOS] | S1 | Pedro Manuel Rangel Santos Henriques |
Objetivos | O conteúdo programático desta UC foi pensado de forma a fornecer os conceitos básicos e as mais importantes estratégias atuais para lidar com a análise rigorosa e eficaz de grandes quantidades de dados. Para isso incluiu informação sobre as estruturas de dados nativas do Python e sobre os algoritmos típicos para o manuseamento de cada estrutura. Complementarmente o programa ainda prevê a apresentação de bibliotecas especializadas para explorar dados e apresentar resultados. |
Programa | 1. Introdução à programação imperativa e orientada-a-objetos em Python. 2. Estrutura de Dados prédefinidas em Python: intervalo, tuplo, conjunto, lista, dicionário. 3. Manipulação de vetores, matrizes e arrays . 4. Criação, visualização e manipulação de data frames. 5. Manipulação de dados categóricos, numéricos, texto e datas. 6. Gráficos e visualização de dados. |
Bibliografia | Albon, C. (2018). Machine learning with python cookbook: Practical solutions from preprocessing to deep learning. O'Reilly. McKinney, W. (2017) Python for Data Analysis, 2nd Edition O'Reilly. Lott, S.F.(2020), Modern Python Cookbook - Second Edition, Packt Publishing. Ernesto Costa (2015). Programação em Python -- Fundamentos e Resolução de Problemas, FCA-Editores de Informática Lda. |
Resultados da aprendizagem | No final desta UC o aluno deverá ser capaz de programar dentro do paradigma imperativo usando Python e suas bibliotecas especializadas em tratamento de dados. Nomeadamente adquirir conhecimentos para: - Resolver problemas de programação decompondo-os em problemas mais pequenos. - Desenvolver e implementar algoritmos iterativos ou recursivos sobre as várias estruturas de dados modernas como tuplos, conjuntos, listas, árvores, grafos e dicionários. - Desenvolver programas que manuseiem grandes quantidados, os analisem estatisticamente e apresentem os resultados graficamente. |
Método de avaliação | A avaliação da aprendizagem envolve: um ou mais trabalhos de desenvolvimento experimental e escrito, a realizar em grupo dentro e fora da aula; um componente teórica escrita de carácter individual. Tanto a componente individual como a componente de grupo têm limite de execução temporal bem definido, nunca excedendo o período letivo. A classificação final é dada na forma: - 40% da classificação provém da componente prática de grupo; - 60% da classificação provém da componente individual. |
Funcionamento | Turno: T 1; Docente: Tiago João Fernandes Baptista; Dep.: DI; Horas: 30. Turno: PL 1; Docente: Tiago João Fernandes Baptista; Dep.: DI; Horas: 30. |