Departamento de Informática (UM)

Página de Unidade Curricular

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Computação e Programação

14414 [J401N3]

Licenciatura em Engenharia Química e Biológica [ENGQUBIO]

S1

Rui Manuel Ribeiro Castro Mendes

Objetivos

Nesta unidade curricular pretende-se dotar os estudantes de competência para desenvolver o raciocínio lógico para formular e resolver problemas computacionais. Isto implica perceber como funciona um computador e ser capaz de codificar programas para resolver tarefas básicas utilizando uma linguagem de programação. Na aprendizagem será dada atenção à utilização das estruturas de dados como forma de representação de informação e aos algoritmos como uma forma de resolver problemas.
Os conteúdos programáticos estão desenhados para dotar os alunos das ferramentas mentais necessárias para resolverem problemas de programação, indo desde as estruturas de dados tradicionais (e.g., strings, listas, dicionários, ficheiros até aos objetos). Para além disso, é incutido nos alunos o culto pelo desenvolvimento do software fiável através da utilização de testes automáticos de software.

Programa

1. Princípios básicos do funcionamento de um computador.
2. Introdução à programação imperativa.
3. Estruturas de dados
4. Desenvolvimento de algoritmos.
5. Operações de manipulação de ficheiros.
6. Programação por objetos. Encapsulamento, herança e reutilização de código.
7. Testes de unidade e avaliação automática da correção de software.

Bibliografia

Lutz, M. (2013). Learning python: Powerful object-oriented programming. O'Reilly Media, Inc.

Wirth, N. (1986). Algorithms + Data Structures =Programs, Prentice Hall.

Resultados da aprendizagem

- Desenvolver o raciocínio lógico para formular e resolver problemas computacionais;
- Caracterizar os componentes principais dum computador moderno;
- Escrever programas de computador para resolver um dado problema;
- Identificar os conceitos e princípios envolvidos em programação de computadores;
- Identificar e utilizar as estruturas de dados necessárias ara resolver um dado problema;
- Resolução de problemas em ambiente laboratorial.

Método de avaliação

A metodologia de avaliação continua compreenderá a resolução de exercícios individuais através da ferramenta de e-learning da UM e através de ferramentas de avaliação automática de problemas de programação. Existe ainda uma componente de projeto prático desenvolvida em grupo.
O peso da componente de avaliação individual será entre 40 e 60% incluindo o desempenho nas aulas e o trabalho em grupo entre 40 e 60%.

Funcionamento

Turno: PL 1; Docente: Rui Manuel Ribeiro Castro Mendes; Dep.: DI; Horas: 45.
Turno: PL 2; Docente: Francisco Supino Marcondes; Dep.: DI; Horas: 45.

[ Outras UCs do Departamento ]