3.º Trabalho Prático

Métodos de Programação I
LESI/LMCC
Universidade do Minho

Ano Lectivo de 2001/2002

Preâmbulo

Este trabalho deve ser realizado por grupos com um máximo de três alunos. O trabalho deve ser entregue até ao dia 04 de Janeiro elecronicamente (detalhes a fornecer brevemente) ou na Recepção do Departamento de Informática (ext. 4430) e nele deve constar a listagem do código desenvolvido integrado num pequeno relatório.

Introdução

Um fractal é uma estrutura matemática que se repete infinitamente, e a que corresponde uma representação visual ``infinitamente detalhada''. Uma imagem possível é a seguinte: se usarmos dispositivos de ampliação cada vez mais potentes (lupas, microscópios), conseguiremos sempre ver cada vez mais detalhes na figura, que pareciam não existir quando a observávamos com o dispositivo anterior. Os fractais têm aplicações importantes que não serão aqui exploradas, nomeadamente na simulação de fenómenos naturais (por exemplo climatéricos).

Neste trabalho estudar-se-á a geração de fractais por hilomorfismos de determinados tipos indutivos.

Para o desenho dos fractais vai utilizar-se a biblioteca SOEGraphics distribuída como parte da Hugs Graphics Library em http://haskell.org/graphics/. Para isso basta fazer

    import SOEGraphics
Verá que o desenho de objectos gráficos não é mais do que um caso especial de processamento de input / output monádico.

O enunciado detalhado deste trabalho, escrito em «literate HASKELL», corresponde ao ficheiro mpi0102t3.pdf que está disponível no material pedagógico da disciplina.

Bibliografia

P. Hudak.
The Haskell School of Expression - Learning Functional Programming Through Multimedia .
Cambridge University Press, 1st edition, 2000.
ISBN 0-521-64408-9.



J. N. Oliveira
2001-12-07