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Temas de projecto:
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Docentes |
Como domínio de aplicação principal, usar-se-ão as mensagens de programas (ficheiro .po de internationalização).
Neste projecto pretende-se construir:
1. mecanismos de construção (semi)automática de dicionários de
conversão de grafias, baseados em textos de exemplo
2. mecanismos de substituição automática baseados em dicionário (mono
ou multipalavra)
3. mecanismos de anotação automática de áreas de frases que precisem de análise manual.
Requisitos: ajuda se houver conhecimento de linguagens de scripting (perl, python,...)
Os processos biotecnológicos constituem um exemplo de sistemas dinâmicos onde a interacção entre diversas variáveis, algumas controladas outras inerentes ao ambiente e ao próprio processo, dificulta a tarefa de construir modelos matemáticos. No entanto, a derivação de modelos fiáveis capazes de previsões correctas permite controlar a reacção de forma a obter melhores desempenhos ao nível da produtividade, o que traz ganhos económicos importantes.
O objectivo deste projecto é o de usar técnicas na área da Inteligência Artificial nas tarefas de modelação e optimização destes processos, nomeadamente em reacções de fermentação. Para o efeito ter-se-á a colaboração de investigadore(a)s do Departamento de Engenharia Biológica.
Pretende-se, através da utilização de técnicas como as Redes Neuronais Artificiais e a Computação Genética e Evolucionária, ser capaz de criar modelos não lineares e adaptativos que sejam capazes de prever, com precisão e em tempo real, o estado do processo em termos das variáveis relevantes. Desta forma, encontra-se aberto o caminho para se proceder à optimização do processo.
Com este projecto pretende-se fazer uma revisão bibliográfica das propostas que têm sido apresentadas com vista a uma maior formalização dos use cases no UML. O objectivo de longo prazo será estudar a análise de consistência entre diagramas de use case (que definem uma visão externa do sistema - o que o sistema deve fazer) e diagramas de interacção (que definem uma visão interna do sistema - o que o sistema faz, e como).
Requisitos: conhecimentos de UML serão úteis mas podem ser adquiridos ao longo do projecto.
Com este projecto pretende-se estudar a relação entre modelos de tarefas e modelos de use case por forma a tornar possível a escrita de modelos numa linguagem e posterior tradução para a outra. O objectivo de longo prazo será uma melhor adequação do UML ao desenvolvimento de sistemas interactivos. A linguagem de modelação de tarefas a considerar será a CTT.
Requisitos: conhecimentos de UML serão úteis mas podem ser adequridos ao longo do projecto.
O objectivo de longo prazo consiste em desenvolver um ambiente de modelação e análise de sistemas interactivos com base em model checking.
Requisitos: Conhecimentos na área de desenvolvimento de compiladores serão necessários. Conhecimentos de model checking, CTL, LTL serão úteis mas podem ser adquiridos ao longo do projecto.
Pretende-se com este projecto desenvolver um ambiente gráfico para animação desses traços de comportamento tendo em vista uma mais fácil compreensão do seu significado. O objectivo de longo prazo consiste em desenvolver um ambiente de modelação e análise de sistemas interactivos com base em model checking.
Requisitos: será necessário programar em Java. Conhecimentos de model checking, CTL, LTL serão úteis mas podem ser adquiridos ao longo do projecto.