Agradecimentos

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao meu supervisor, o Professor Pedro Henriques, pela supervisão omnipresente e, mais importante ainda, a constante disponibilidade em discutir, analisar e reler resultados, permitindo um desfecho mais rápido e rico em termos de ideias.

Ao meu colega, José João, pelas discussões e parcerias donde resultaram ideias inovadoras, algumas delas concretizadas em ferramentas e publicações.

Aos meus co-autores, durante os últimos quatro anos, que colaboraram comigo na publicação de vários artigos e outras monografias: Pedro Henriques, José João, Jorge Rocha, Alda Lopes.

À Alda Lopes e ao Pedro Sousa o terem aceite fazer as suas teses de mestrado comigo. O seu trabalho deu um empurrão precioso na parte prática desta tese.

Aos alunos finalistas que comigo colaboraram na realização de vários projectos reais, dando-me o contacto com a realidade que tão necessário foi para a elaboração de algumas ideias: Nuno Figueiredo, Paulo Carvalho, Rogério Paiva, Salomé Ribeiro, Sónia Gaspar, Carla Lopes, Clara Oliveira, Armando Lemos, José Henrique Cerqueira, António Pedro Lopes.

Ao Norman Walsh, a prontidão com que sempre me acudiu na resolução de problemas com as stylesheets do Docbook.

Ao Sebastian Rahtz, a paciência que teve para comigo instalarmos o ambiente definitivo com que viria a ser produzida esta dissertação e a ajuda na resolução de alguns problemas específicos com o backend do TeX.

Por fim, gostaria de agradecer a todos os elementos do júri, que leram e comentaram a primeira edição da dissertação permitindo, desta forma, que a segunda edição, que ficará disponível para a comunidade em geral, esteja mais completa, mais coerente e com menos erros.