Este documento descreve os temas disponíveis para a realização do projecto prático da disciplina em epígrafe. Os alunos podem organizar-se em grupos de 1 ou 2 elementos. O projecto será apresentado e defendido durante o período lectivo, i.e., não serão avaliados projectos após o fim das aulas. Para a produção do relatório final os alunos deverão utilizar as ferramentas desenvolvidas durante as aulas teóricas e práticas relativas ao Tipo de Documento "Relatório". |
Um título alternativo para este projecto seria: "a integração da linguagem DrawML com o Schema de relatórios de PED.
A linguagem DrawML foi submetida ao W3C há já alguns anos e aguarda desenvolvimentos... Na sua essência foi desenvolvida para, no meio de uma qualquer instância, podermos definir um esquema ou diagrama.
Neste projecto, pretende-se que o aluno desenvolva um motor de "rendering" em XSLT que converta as instâncias DrawML em SVG ou DOT.
O projecto será composto pelas seguintes fases:
Um pouco por todo o mundo, o conceito de e-Portfolio tem vindo a ganhar importância para docentes educadores. Neste contexto, o e-Portfolio é uma apresentação multimédia realizada pelo aluno, com materiais seleccionados por este e que mostra uma vista enriquecida e estruturada do processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno.
Um e-Portfolio pode incluir textos, tais como relatórios e artigos, bem como projectos, imagens, audio e video. Além destes materiais, um e-Portfolio inclui reflexões do aluno sobre o seu conteúdo e respectivo processo de aprendizagem e ligações entre os vários componentes. Os e-Portfolios podem ser diversos como as diferentes pessoas de uma comunidade. Num e-Portfolio, o aluno escreve a sua própria história e é responsável pela sua publicação/distribuição.
O processo de criação de um e-Portfolio pode ser resumido nas seguintes acções: coleccionar, seleccionar, reflectir e relacionar.
Neste projecto, o aluno irá desenvolver uma aplicação XML para suportar a criação e distribuição electrónica de e-Portfolios. O projecto será composto pelas fases que a seguir se descrevem.
A utilização de taxonomias para a criação de vocabuários controlados tem cada vez mais aplicação no mundo da Web Semântica. Seja para a construção de palavras-chave em motores de pesquisa, seja na classificação de recursos de informação.
Neste projecto, pretende-se desenvolver uma aplicação XML que sirva de suporte à criação e manutenção de taxonomias. A estrutura das taxonomias deverá seguir o Schema que se apresenta a seguir.
O projecto terá várias fases que se descrevem a seguir. Para cada fase descrevem-se os objectivos, a metodologia a seguir e os resultados esperados.
A seguir apresenta-se o material de apoio à execução do projecto:
Em 2002, foi definida uma linguagem para representar Bases de Dados Relacionais em XML: o DBML (Database Markup Language).
Desde então tem havido alguma dificuldade em criar um navegador para a informação em DBML.
Por outro lado, as ontologias surgem como uma tecnologia emergente da Web Semântica, possibilitando uma navegação conceptual/semântica sobre o domínio coberto pela ontologia.
Neste projecto, pretende-se desenvolver um navegador para informação representada em DBML a partir de uma ontologia.
A realização deste projecto envolve as seguintes etapas:
Já existem aplicações XML para o suporte à criação de livros. Uma das mais emblemáticas é o DocBook que é utilizado pela O'Reilly, entre outras editoras, para a criação de livros técnicos.
No entanto, este tipo de aplicações para serem genéricas e de domínio de aplicação largo contêm alguma complexidade e, às vezes, não incorporam facilidades já disponíveis no estado actual da tecnologia por não quererem corromper a compatibilidade com o passado e respectivas versões anteriores.
Neste contexto, e no contexto de produção de manuais didácticos para suportarem algumas das disciplinas leccionadas neste departamento surgiu a ideia de desenvolver, de raíz, a aplicação Xbook.
A realização deste projecto envolve as seguintes etapas:
A seguir apresenta-se a lista de material de apoio para a execução do projecto: