Processamento Estruturado de Documentos (PED2008)
e
UCE: Engenharia de Linguagens

Historial:

[2008-11-10 (criado)]

Este documento descreve os temas disponíveis para a realização do projecto prático da disciplina em epígrafe.

Os alunos podem organizar-se em grupos de 1 ou 2 elementos.

O projecto será apresentado e defendido durante o período lectivo, i.e., não serão avaliados projectos após o fim das aulas.

Para a produção do relatório final os alunos deverão utilizar as ferramentas desenvolvidas durante as aulas teóricas e práticas relativas ao Tipo de Documento "Relatório".


Índice

  1. Um relatório com desenhos e esquemas
    1. E-Portfolio
      1. Construção e Transformação de Taxonomias
        1. Construção de uma Ontologia para Bases de Dados
          1. Xbook - Uma aplicação XML para a criação de livros

            Um relatório com desenhos e esquemas

            [Voltar ao índice]

            Um título alternativo para este projecto seria: "a integração da linguagem DrawML com o Schema de relatórios de PED.

            A linguagem DrawML foi submetida ao W3C há já alguns anos e aguarda desenvolvimentos... Na sua essência foi desenvolvida para, no meio de uma qualquer instância, podermos definir um esquema ou diagrama.

            Neste projecto, pretende-se que o aluno desenvolva um motor de "rendering" em XSLT que converta as instâncias DrawML em SVG ou DOT.

            O projecto será composto pelas seguintes fases:

            E-Portfolio

            [Voltar ao índice]

            Um pouco por todo o mundo, o conceito de e-Portfolio tem vindo a ganhar importância para docentes educadores. Neste contexto, o e-Portfolio é uma apresentação multimédia realizada pelo aluno, com materiais seleccionados por este e que mostra uma vista enriquecida e estruturada do processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno.

            Um e-Portfolio pode incluir textos, tais como relatórios e artigos, bem como projectos, imagens, audio e video. Além destes materiais, um e-Portfolio inclui reflexões do aluno sobre o seu conteúdo e respectivo processo de aprendizagem e ligações entre os vários componentes. Os e-Portfolios podem ser diversos como as diferentes pessoas de uma comunidade. Num e-Portfolio, o aluno escreve a sua própria história e é responsável pela sua publicação/distribuição.

            O processo de criação de um e-Portfolio pode ser resumido nas seguintes acções: coleccionar, seleccionar, reflectir e relacionar.

            Neste projecto, o aluno irá desenvolver uma aplicação XML para suportar a criação e distribuição electrónica de e-Portfolios. O projecto será composto pelas fases que a seguir se descrevem.

            1. Análise: os alunos devem estudar o conceito de e-Portfolio e produzir um XML Schema englobando a sua especificação. Investigue na Internet pois já existem várias propostas de Schemas.
            2. Transformações: Durante esta fase terão de ser desenvolvidas várias transformações em XSL tendo como objectivo a produção de vários tipos de resultados que se enumeram a seguir: O arranjo gráfico e o design fica ao critério de cada equipe. No entanto, durante as aulas práticas serão desenvolvidos alguns "layouts" que poderão ser aproveitados.
            3. Criação das interfaces ("front-ends") para o Authentic/Author
            4. Elaboração do relatório final: o relatório final deverá ser elaborada em XML e deverá estar de acordo com o Schema desenvolvido nas aulas.

            Construção e Transformação de Taxonomias

            [Voltar ao índice]

            A utilização de taxonomias para a criação de vocabuários controlados tem cada vez mais aplicação no mundo da Web Semântica. Seja para a construção de palavras-chave em motores de pesquisa, seja na classificação de recursos de informação.

            Neste projecto, pretende-se desenvolver uma aplicação XML que sirva de suporte à criação e manutenção de taxonomias. A estrutura das taxonomias deverá seguir o Schema que se apresenta a seguir.

            O projecto terá várias fases que se descrevem a seguir. Para cada fase descrevem-se os objectivos, a metodologia a seguir e os resultados esperados.

            1. Análise: Nesta fase, os alunos devem estudar o Schema e os exemplos fornecidos. No fim desta fase, deverá ter produzido o seguinte:
            2. Transformações: Durante esta fase terão de ser desenvolvidas várias transformações em XSL tendo como objectivo a produção de vários tipos de resultados que se enumeram a seguir: O arranjo gráfico e o design fica ao critério de cada equipe. No entanto, durante as aulas práticas serão desenvolvidos alguns "layouts" que poderão ser aproveitados.
            3. Criação das interfaces ("front-ends"): A criação de interfaces para o Authentic é crucial neste projecto e terá um peso considerável na avaliação.
            4. Elaboração do relatório final: o relatório final deverá ser elaborada em XML e deverá estar de acordo com o Schema desenvolvido nas aulas.

            A seguir apresenta-se o material de apoio à execução do projecto:

            Construção de uma Ontologia para Bases de Dados

            [Voltar ao índice]

            Em 2002, foi definida uma linguagem para representar Bases de Dados Relacionais em XML: o DBML (Database Markup Language).

            Desde então tem havido alguma dificuldade em criar um navegador para a informação em DBML.

            Por outro lado, as ontologias surgem como uma tecnologia emergente da Web Semântica, possibilitando uma navegação conceptual/semântica sobre o domínio coberto pela ontologia.

            Neste projecto, pretende-se desenvolver um navegador para informação representada em DBML a partir de uma ontologia.

            A realização deste projecto envolve as seguintes etapas:

            1. Especificação de uma ontologia em OWL para representar bases de dados relacionais;
            2. Especificação de uma stylesheet XSLT que converta DBML para a ontologia especificada;
            3. Aplicação aos casos de estudo fornecidos pelo docente.
            4. Produção do relatório final.

            Xbook - Uma aplicação XML para a criação de livros

            [Voltar ao índice]

            Já existem aplicações XML para o suporte à criação de livros. Uma das mais emblemáticas é o DocBook que é utilizado pela O'Reilly, entre outras editoras, para a criação de livros técnicos.

            No entanto, este tipo de aplicações para serem genéricas e de domínio de aplicação largo contêm alguma complexidade e, às vezes, não incorporam facilidades já disponíveis no estado actual da tecnologia por não quererem corromper a compatibilidade com o passado e respectivas versões anteriores.

            Neste contexto, e no contexto de produção de manuais didácticos para suportarem algumas das disciplinas leccionadas neste departamento surgiu a ideia de desenvolver, de raíz, a aplicação Xbook.

            A realização deste projecto envolve as seguintes etapas:

            1. Especificação do schema: o Xbook deverá tomar como referência o conteúdo do livro de apoio à disciplina para a especificação do schema: site do livro.
            2. Tranformação para PDF: deverão ser seguidas as formatações especificadas no template Word da FCA: template.
            3. Transformação para HTML: fica ao seu critério.
            4. Interface de Edição: deverá ser desenvolvida uma interface de edição para o Authentic.
            5. Elaboração do relatório final: o relatório final deverá ser elaborada em XML e deverá estar de acordo com o Schema fornecido pelo docente e que foi discutido com os alunos nas aulas.

            A seguir apresenta-se a lista de material de apoio para a execução do projecto: