Ficha Nº3
Exercício Nº8
2007.10.15

XPath.xsl: processador de queries


Para, nesta aula, poderes testar os teus conhecimentos de XPath abstraindo-te da restante complexidade duma stylesheet XSL, foi desenvolvida uma metodologia: foi criado um pequeno DTD para documentos que irão conter expressões XPath e que depois de processados em conjunto com uma determinada instância documental dão como resultado um novo documento XML composto pelas subárvores resultantes da aplicação das expressões XPath à instância documental.

O DTD para documentos XPath é simples:
    <!ELEMENT query-set (query+)>
    <!ELEMENT query (#PCDATA)>

O conteúdo do elemento query deverá ser a expressão XPath a ser calculada.

Para se obter o resultado do cálculo duma expressão XPath sobre uma instância documental (por exemplo um poema) é necessário seguir os passos seguintes:
  1. utilizar o XMLSpy para criar um documento XML com as queries (não associe o documento a nenhum DTD).
  2. depois de teres criado o documento XML com as queries, vais fazer o download duma stylesheet XSL especial de nome: xpath.xsl.
  3. a seguir vai-se associar essa stylesheet ao documento XML que criado: menu XSL -> Assign...
  4. depois manda-se aplicar a transformação (botão XSL); o resultado deverá ser gravado num ficheiro com o mesmo nome do documento XML mas com extensão "xsl".
  5. a seguir abre-se a instância documental sobre a qual se quer fazer as queries; associa-se a stylesheet que se acabou de criar a este documento e manda-se transformar; o resultado é um documento XML com os resultados da aplicação da query.

Tente, então, os exercícios anteriores utilizando esta metodologia.