Processamento Estruturado de Documentos (PED2005)

Historial:

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Este documento descreve os temas disponíveis para a realização do projecto prático da disciplina em epígrafe.

Os alunos podem organizar-se em grupos de 1, 2 ou três elementos. No entanto, os alunos que não estão a frequentar as aulas, por exemplo, os que estão em ERASMUS, terão de desenvolver e entregar o trabalho individualmente.

O projecto será apresentado e defendido durante o período lectivo, i.e., não serão avaliados projectos após o fim das aulas - 17 de Dezembro.

Para a produção do relatório final os alunos deverão utilizar as ferramentas desenvolvidas nas edições transactas.


Índice

  1. Um relatório com desenhos e esquemas
    1. E-Portfolio
      1. Construção e Transformação de Taxonomias
        1. Word to Latex to PDF
          1. Xbook - Uma aplicação XML para a criação de livros

            Um relatório com desenhos e esquemas

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            Um título alternativo para este projecto seria: "a integração da linguagem DrawML com o Schema de relatórios de PED.

            A linguagem DrawML foi submetida ao W3C e aguarda desenvolvimentos. Na sua essência foi desenvolvida para, no meio de uma qualquer instância, podermos definir um esquema ou diagrama.

            Neste projecto, pretende-se que o aluno desenvolva um motor de "rendering" em XSLT que converta as instâncias DrawML em SVG.

            O projecto será composto pelas seguintes fases:

            E-Portfolio

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            Um pouco por todo o mundo, o conceito de e-Portfolio tem vindo a ganhar importância para docentes educadores. Neste contexto, o e-Portfolio é uma apresentação multimédia realizada pelo aluno e com materiais seleccionados por este e que mostra uma vista enriquecida e estruturada do processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno.

            Um e-Portfolio pode incluir textos, tais como relatórios e artigos, bem como projectos, imagens, audio e video. Além destes materiais, um e-Portfolio inclui reflexões do aluno sobre o seu conteúdo e respectivo processo de aprendizagem e ligações entre os vários componentes. Os e-Portfolios podem ser diversos como as diferentes pessoas de uma comunidade. Num e-Portfolio, o aluno escreve a sua própria história e é responsável pela sua publicação/distribuição.

            O processo de criação de um e-Portfolio pode ser resumido nas seguintes acções: coleccionar, seleccionar, reflectir e relacionar.

            Neste projecto, o aluno irá desenvolver uma aplicação XML para suportar a criação e distribuição electrónica de e-Portfolios. O projecto será composto pelas fases que a seguir se descrevem.

            1. Análise: os alunos devem estudar o conceito de e-Portfolio e produzir um XML Schema englobando a sua especificação.
            2. Transformações: Durante esta fase terão de ser desenvolvidas várias transformações em XSL tendo como objectivo a produção de vários tipos de resultados que se enumeram a seguir: O arranjo gráfico e o design fica ao critério de cada equipe. No entanto, durante as aulas práticas serão desenvolvidos alguns "layouts" que poderão ser aproveitados.
            3. Criação das interfaces ("front-ends") para o Authentic
            4. Elaboração do relatório final: o relatório final deverá ser elaborada em XML e deverá estar de acordo com o Schema fornecido pelo docente e que foi discutido com os alunos nas aulas.

            Construção e Transformação de Taxonomias

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            A utilização de taxonomias para a criação de vocabuários controlados tem cada vez mais aplicação no mundo da Web Semântica. Seja para a construção de palavras-chave em motores de pesquisa, seja na classificação de recursos de informação.

            Neste projecto, pretende-se desenvolver uma aplicação XML que sirva de suporte à criação e manutenção de taxonomias. A estrutura das taxonomias deverá seguir o Schema que se apresenta a seguir.

            O projecto terá várias fases que se descrevem a seguir. Para cada fase descrevem-se os objectivos, a metodologia a seguir e os resultados esperados.

            1. Análise: Nesta fase, os alunos devem estudar o Schema e os exemplos fornecidos. No fim desta fase, deverá ter produzido o seguinte:
            2. Transformações: Durante esta fase terão de ser desenvolvidas várias transformações em XSL tendo como objectivo a produção de vários tipos de resultados que se enumeram a seguir: O arranjo gráfico e o design fica ao critério de cada equipe. No entanto, durante as aulas práticas serão desenvolvidos alguns "layouts" que poderão ser aproveitados.
            3. Criação das interfaces ("front-ends"): A criação de interfaces para o Authentic é crucial neste projecto e terá um peso considerável na avaliação.
            4. Elaboração do relatório final: o relatório final deverá ser elaborada em XML e deverá estar de acordo com o Schema fornecido pelo docente e que foi discutido com os alunos nas aulas.

            A seguir apresenta-se o material de apoio à execução do projecto:

            Word to Latex to PDF

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            O LaTeX, é uma linguagem de anotação que permite elaborar documentos de texto com elevado nível de qualidade. Uma vez que se trata de um documento anotado, um documento em LaTeX pode ser convertido no formato mais adequado à publicação a que se destina: PDF, DVI, etc.

            A grande vantagem do LaTeX é a qualidade dos resultados obtidos. Os processadores de LaTeX possuem algoritmos poderosos que trabalham o documento de forma a que este possua a melhor apresentação possível, fazendo com que o utilizador não tenha que se preocupar com pormenores como, quebras de página, posicionamento das imagens, etc. Devido a esse facto, o LaTeX é fortemente utilizado pela comunidade cientifica na a elaboração de documentos formais: teses, dissertações, artigos, etc.

            Acontece que, não existem ferramentas suficientemente capazes de auxiliar o utilizador na elaboração de documentos LaTeX. Para elaborar um documento é necessário programar a sua estrutura, fazendo uso da sua extensa sintaxe, que nem sempre é de simples compreensão (e.g. tabelas).

            Com este projecto, pretende-se desenvolver ferramentas capazes de integrar as funcionalidades consagradas no processador de texto Microsoft Word 2003 com os processadores convencionais de LaTeX. Pretende-se assim, utilizar o Word como interface gráfica (com todas as vantagens que daí advém: dicionários, formatação, simplicidade na utilização, etc.) para a realização de documentos Latex e sua posterior conversão para PDF ou PS.

            A realização deste projecto envolve as seguintes etapas:

            1. Especificação de um template para o Ms Word que defina as principais etiquetas disponibilizadas pelo LaTeX (Chapter, Section, SubSection, etc.)
            2. Desenvolvimento de uma stylesheet capaz de converter o XML exportado pelo Ms Word 2003 para LaTeX.
            3. Desenvolvimento de um add-in para o Word (WLL) que permita que a conversão Word--XML--Latex--PDF, seja feita de uma forma simples e sem ter que abandonar o Word. Nota: a conversão Latex--PDF é assegurada por ferramentas já existentes, como o Miktex. Apenas é necessário integrar.
            4. Elaboração do relatório final: o relatório final deverá ser elaborada em XML e deverá estar de acordo com o Schema fornecido pelo docente e que foi discutido com os alunos nas aulas.

            A seguir apresenta-se o material de apoio à execução do projecto:

            Xbook - Uma aplicação XML para a criação de livros

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            Já existem aplicações XML para o suporte à criação de livros. Uma das mais emblemáticas é o DocBook que é utilizado pela O'Reilly, entre outras editoras, para a criação de livros técnicos.

            No entanto, este tipo de aplicações para serem genéricas e de domínio de aplicação largo contêm alguma complexidade e, às vezes, não incorporam facilidades já disponíveis no estado actual da tecnologia por não quererem corromper a compatibilidade com o passado e respectivas versões anteriores.

            Neste contexto, e no contexto de produção de manuais didácticos para suportarem algumas das disciplinas leccionadas neste departamento surgiu a ideia de desenvolver, de raíz, a aplicação Xbook.

            A realização deste projecto envolve as seguintes etapas:

            1. Especificação do schema: o Xbook deverá tomar como referência o conteúdo do livro de apoio à disciplina para a especificação do schema: site do livro.
            2. Tranformação para PDF: deverão ser seguidas as formatações especificadas no template Word da FCA: template.
            3. Transformação para HTML: fica ao seu critério.
            4. Interface de Edição: deverá ser desenvolvida uma interface de edição para o Authentic.
            5. Elaboração do relatório final: o relatório final deverá ser elaborada em XML e deverá estar de acordo com o Schema fornecido pelo docente e que foi discutido com os alunos nas aulas.

            A seguir apresenta-se a lista de material de apoio para a execução do projecto: