Micro Web Applications
Vivemos tempos difíceis com restrições a todos os níveis e com o tempo super acelerado. Neste contexto, ser-se competitivo é cada vez difícil e exigente.
Quando se pensa no mercado de desenvolvimento de software é cada vez mais difícil descobrir nichos de mercado ainda virgens. No entanto, é sempre possível descobrir nichos de necessidades específicas: muitas vezes as instituições adquirem grandes soluções que estão concebidas para o grande mercado genérico e que descuram as necessidades mais específicas. Ora, se rapidamente fosse possível desenvolver um componente que interoperasse com a grande aplicação e que resolvesse aquelas necessidades específicas poderiam sair daqui alguns pequenos produtos com uma economia de escala associada.
É neste contexto microaplicacional que se vem propôr este projeto.
Para tal fixou-se um tema (estando no entanto os alunos livres de contrapôr outros se o entenderem) que resultou de algumas conversas e vivências do docente: uma escola de música. Já existem várias aplicações para a gestão de escolas mas nenhuma resolve bem as especificidades de uma escola de música. Assim, depois de uma reunião com a direção de uma escola de música identificaram-se algumas necessidades específicas que poderão ser solucionadas por microaplicações: um gestor de audições/concertos e um gestor de programas específicos.
Praticamente nenhuma das aplicações existentes para gerir escolas tem a funcionalidade de gerir audições ou concertos. Esta é uma necessidade específica de uma escola de música que ao longo de um ano letivo poderá ter que organizar dezenas ou centenas de audições e concertos.
O gestor de audições deverá ter as funcionalidades básicas de um sistema de informação:
A estas funcionalidades básicas acrescem as seguintes relativas à interoperabilidade e disseminação de informação:
Primeiro há que especificar o modelo de dados de uma audição.
Uma audição é composta por:
Do exposto, pode-se concluir que apesar de simples este componente terá de suportar a gestão de alguns subsistemas de informação: gestão de peças, gestão de alunos (já implícita em cima), gestão de professores e gestão de audições.
Comece por especificar o modelo relacional para o problema.