O Jogo dos Dardos
Uma das variantes do conhecido jogo das setas (em que se lançam pequenas
flechas contra um alvo circular dividido em sectores iguais marcados com pontos
de 1 a 20) é designada por jogo dos 36: um jogador ganha quando, ao fim de
lançar várias setas, conseguir acumular exactamente 36 pontos; perderá logo que
a soma ultrapasse esse valor. Contudo só contam os pontos quando uma seta
atingir um dos seguintes sectores: 19, 17, 20, 16, 10, 6, 12; cada vez que uma
seta caia noutro sector, com pontos diferentes destes, a jogada não conta, é
ignorada.
Pretende-se, então, desenvolver um programa eficiente que vá recebendo os
pontos obtidos por um jogador e determine se este deve continuar a jogar, ou se
deve parar por já ter ganho, ou por ter perdido. Considerando que o sistema a
modelar pode ser encarado como uma Máquina de Transição de Estados, desenhe o
autómato determinista reactivo que modela o sistema e implemente-o com a
ferramenta flex do Unix.