4. AIP e o armazenamento de projectos

AIP é a designação que se dá ao objecto intelectual depois deste ter ficado devidamente arquivado.

Neste projecto, o AIP irá corresponde a uma solução híbrida, com uma parte da informação a ser guardada numa base de dados relacional, outra no file system e outra num ficheiro XML.

A metainformação relativa ao projecto, ou seja, a informação contida no pr.xml, será guardada numa base de dados relacional. Depois de algum "trabalho de casa", realizou-se um "brain storming" na sala de aula de onde resultou um modelo de entidades e relacionamentos e o esquema da base de dados relacional.

Os ficheiros resultantes de cada projecto deverão ser guardados numa zona "especial" do file system. Foi pedido aos alunos que pensassem numa maneira de fazer isto e que pensassem numa forma de manter a ligação entre estes ficheiros e a respectiva informação guardada na base de dados.

A componente de registo de logs no sistema será guardada num ficheiro XML cuja estrutura e processamento serão abordados durante as aulas.

Os modelos desenvolvidos nas aulas são apenas para orientação. Em muitas situações o aluno terá de estender os modelos especificados. Ou seja, não se limitem ao que foi discutido nas aulas, aproveitem essa informação e tentem ir mais além!