Projectos para PED 2002/2003

Abaixo, apresenta-se a lista de projectos disponíveis para o ano lectivo de 2002/2003. Dos projectos abaixo, deverá escolher um que deverá desenvolver atendendo às seguintes condições:

Projectos:

  1. PED's Topic Map - Um Topic Map é uma rede semântica definida numa sintaxe XML (linguagem designada por XTM). Neste projecto, pretende-se que a equipe de trabalho defina o Topic Map para PED usando XTM e as respectivas stylesheets XSL que produzirão um conjunto de páginas Web a partir das quais seja possível navegar conceptualmente na informação.
  2. PED´s XPipe - Com a adopção da tecnologia XML em vários domínios e em cada vez mais complexas transformações torna-se crítica a existência de uma metodologia que permita especificar cadeias de transformações de documentos XML. Uma pipeline deste tipo levanta algumas questões como: encadeamento sequencial ou paralelo de transformações, que compensações utilizar quando uma transformação falha, ... Neste projecto, deverá ser definida uma linguagem XML para especificação de cadeias de transformação e deverão ser especificadas as stylesheets XSL que levem à implementação de tais cadeias.
  3. Re-publicação electrónica do "Ensaio sobre as Minas" de José Anastácio da Cunha - Em 1998, o livro "Ensaio sobre as Minas" foi convertido para SGML. Na altura, pretendia-se publicá-lo electronicamente em HTML. Tal foi parcialmente conseguido, o problema residiu em 8 das 208 fórmulas matemáticas. Não foi possível especificar aquelas 8 fórmulas com a versão existente do MathML. Neste projecto, a equipe de trabalho deverá passar as fontes SGML para XML (usando o mesmo DTD definido na altura ou modificando-o apropriadamente), nesta passagem deverá tentar codificar as 208 fórmulas em MathML. Por fim, deverão ser especificadas as stylesheets XSL que levarão à publicação do livro.
  4. Xtut & Xexam -  Neste projecto, pretende-se que fiquem definidas duas linguagens XML muito semelhantes: Xtut para a especificação de tutoriais e Xexam para especificação de exames ou folhas de exercícios. Para além do DTD e/ou Schema das duas linguagens deverão, também, ficar especificadas as stylesheets que permitam a geração da versão HTML e da versão LaTeX a partir das fontes XML.

by jcr  - 2002-10-09