2. Tema: "Resolver problemas é fixe"

Figura 1: Pensar é fixe!
O tema escolhido para este projecto foi a geração automática de testes de múltipla escolha. Cada teste deverá ser gerado automaticamente a partir de um conjunto de premissas e deverá funcionar como um jogo, o utilizador receberá pontos em função das suas respostas.
A área temática sobre a qual deverá incidir o gerador poderá ser qualquer uma das abordadas no ensino básico: matemática, física, história, geografia, etc.
A seguir apresenta-se um exemplo do que se pretende (retirado do canguru matemático da Sociedade Portuguesa de Matemática):
"Um ciclista percorre 28Km em 30 minutos. A que velocidade se deslocou?"
Um conjunto de respostas possíveis seria:
  1. 28 Km/h;
  2. 30 Km/h;
  3. 56 Km/h;
  4. 60 Km/h.
Em Scratch poderia ser implementado da forma ilustrada na figura 2.
Figura 2: Scratchando o ciclista...
O exercício deste projecto consistirá em:
O exemplo apresentado foi da área da Matemática, mas se fosse de História, poderíamos jogar com graus de liberdade sobre datas ou sobre nomes. Como o Scratch apenas permite gerar números aleatórios, estes números podem ser índices de listas de nomes ou de datas pré-criadas.