Computação Paralela
Mestrado/Especialização

(2003/2004)

 

| Apresentação | Introdução | Programa | Avaliação |Apoio |Bibliografia |

| Sumários |

 departamento de informática

Apresentação

Bem vindos à página principal da disciplina de Computação Paralela do Mestrado/Especialização em Informática. Este documento foi pensado para ser um documento vivo,  continuamente actualizado, para acompanhar a evolução da disciplina e promover a discussão nas aulas. 

Os interessados poderão apresentar as suas sugestões ou críticas, sobre quaisquer aspectos que considerem relevantes no âmbito do curso, através do endereço electrónico: pina@di.uminho.pt.

António Manuel Silva Pina

Correio electrónico: pina@di.uminho.pt

Página pessoal: http://www.di.uminho.pt/~amp
 


Introdução

Com a computação paralela ao “alcance de todos” vulgarizaram-se os seus instrumentos e surgem novas oportunidades para a sua utilização, nos mais variados domínios da actividade humana.

É neste quadro que o programa da disciplina Computação Paralela foi pensado, como uma  nova abordagem que acompanha a emergência dos clusters, como um novo ponto de referência, em termos da relação preço/rendimento, para a construção de sistema de computação de elevado desempenho.

A disciplina aborda a temática da computação paralela pondo a ênfase nos aspectos mais relevantes para o engenheiro. O objectivo é ajudá-lo a tomar decisões fundamentadas no planeamento de sistemas de computação paralela e a desenvolver aplicações paralelas para esses sistemas.

Abordagem

O programa de estudos promove uma visão da computação paralela como uma disciplina que cobre vários aspectos dos sistemas paralelos e distribuídos, em que o desenho de programas é apresentado de uma forma sistemática, entrando em consideração, desde o início, com os aspectos do desempenho, da escalabilidade e do custo.

A ênfase vai para o estudo das tecnologias de computação e de comunicação, na origem das arquitecturas e plataformas escaláveis, os paradigmas da programação por passagem de mensagens e da memória partilhada baseada em múltiplos de execução e para a apresentação de exemplos de sistemas reais baseados em tecnologias de clustering. Numa visão a dois níveis, o programa da disciplina, estrutura-se, da seguinte forma:

O primeiro nível, “Fundamentos”, compreende uma discussão alargada dos conceitos de escalabilidade, o projecto de algoritmos paralelos, a análise de rendimento e a construção de programas, para explorar o paralelismo e a distribuição.

O segundo nível “Instrumentos”, aborda com alguma profundidade, o modelo de computação por processos comunicantes, através da exposição das suas características e o estudo da sua realização concreta em bibliotecas de código para passagem de mensagens.

 Topo...


Programa de Estudos

Fundamentos

 Paralelismo e Computação

 Clustering

 Instrumentos

Processos Comunicantes

Topo...


Avaliação

No que diz respeito à avaliação da disciplina, o presente documento fornece apenas princípios gerais, sem prejuízo das eventuais adaptações aos regimes de funcionamento efectivo. Na verdade, o desenvolvimento da disciplina irá depender da participação e envolvimento pessoal dos estudantes, ao longo do período escolar, o que se poderá traduzir na necessidade de orientar a disciplina para a satisfação de objectivos não previstos inicialmente.

O princípio geral definido para a avaliação desta disciplina baseia-se na realização de uma Prova Escrita Final, a realizar de acordo com o calendário geral, da qual resultará uma classificação final numa escala de zero a vinte valores.

Topo...


Apoio à Leccionação

Curiosamente, não existe nenhum texto capaz, só por si, de cobrir adequadamente todo o material que seria necessário para esta disciplina. Os textos de suporte são retirados de artigos de literatura técnica, capítulos de livros e notas específicas preparadas pelo docente, de entre artigos e transparentes. Há no entanto que ter em consideração que num mundo tecnológico em acelerada renovação, livros e artigos rapidamente se tornam obsoletos.

Assim, numa tentativa de proporcionar uma rápida adaptação à mudança, tendo em vista um permanente enriquecimento e aprofundamento dos tópicos relacionados com a computação paralela e, ao mesmo tempo, o melhoramento dos mecanismos de comunicação com os estudantes a página WEB prevê-se a manutenção de uma página da disciplina, cujo morada é: http://www.di.uminho.pt/~amp/micei/compParalela.htm.

Topo...


Bibliografia básica

Topo...


Direitos de Autor

A distribuição, total ou parcial, desta publicação e dos conteúdos relacionados produzidos pelo autor, para outros fins que não os do ensino e da aprendizagem, carecem da  autorização escrita do autor.


António Pina                                                                                                                                 Última Modificação: 26/04/03