Processamento de Linguagens e Compiladores

Ano Lectivo: 08/09 (2º semestre)

Sumário das Aulas Teóricas e das Teórico-Práticas (LCC)

Docentes: Pedro Rangel Henriques (406012) + Daniela da Cruz


Teórica
(4ªfeira, 10h00-11h00)
(5ªfeira, 12h00-13h00)
Teórico-Práticas
(TP1: 3ªfeira, 16h00-19h00)
(TP2: 6ªfeira, 10h00-13h00)
2009/mar/04-05
2009/mar/03-06
2009/mar/11-12
2009/mar/10-13
2009/mar/18-19
2009/mar/17-20
2009/mar/25-26
2009/mar/24-27
2009/abr/01-02
2009/mar/31-abr/03
2009/abr/08-09 (Páscoa)
2009/abr/07-10 (Páscoa)
2009/abr/15-16
2009/abr/17
2009/abr/22-23
2009/abr/21-24
2009/abr/29-30
2009/abr/28
2009/mai/06-07
2009/mai/05-08
2009/mai/13-14 (tolerância de ponto: "Enterro da Gata")
2009/mai/12-15 (tolerância de ponto: "Enterro da Gata")
2009/mai/20-21
2009/mai/19-22
2009/mai/27-28
2009/mai/26-29
2009/jun/03-04
2009/jun/02-05
2009/jun/10-11 (feriados)
2009/jun/09-13


Semana 1 (T1 + T2)

Tópicos:
Resumo:
Na 1ª parte da 1ª aula foi apresentada a motivação e grande objectivo da disciplina, a equipe docente e definido o método de avaliação, com sua componente teórica e prática.
Foram marcadas as datas 2009.Jun.09 para Avaliação Prática (dos 2 TPs a realizar ao longo do semestre) e 2009.Jun.26 para a Avaliação Teórica (realização do Teste único).

No resto da 1ªaula e ao longo da 2ªaula, foi definido o conceito de Processador de Linguagens, dados exemplos (Compiladores, Interpretadores e Tradutores/Transformadores específicos), e caracterizadas as 2 grandes fases do Processamento de Linguagens: o Reconhecimento (ou Análise), e a Geração (ou Síntese). Foi apresentada a noção de Representação Intermédia, a separar o FrontEnd do BackEnd, e discutiu-se com detalhe as componentes de optimização e geração de código máquina próprias de um compilador (tendo-se analisado a relação intrínseca entre o Compilador a Arquitectura do Processador e o Sistema Operativo). Introduziu-se, ainda, o conceito de Geração Automática de Programas, como a forma actual de desenvolver os Processadores de Linguagens a partir da Gramática.
Depois caracterizaram-se, ao pormenor e via exemplos, as três fases canónicas da Análise: a Análise Léxica, para converter sequências de caracteres em símbolos terminais da linguagem (os vocábulos do Alfabeot); a Análise Sintáctica, para reconstruir a Árvore de Derivação da frase (a qual descreve a sua forma ou estrutura) a partir da sequência de símbolos; a Análise Semântica, para determinar o valor exacto da frase, completando a árvore com os valores associados aos símbolos.

Semana 1 (TP+P)

Tópicos:
Resumo:
Na aula foi apresentada a motivação para o uso de expressões regulares como forma de definir padrões de frases a pesquisar em texto, tendo sido usados os utilitários vi, egrep, com os quais se fizeram várias experiências de definição de expressões regulares de forma a introduzir os operadores básicos e os operadores extra.
Foi resolvida a Questão 2 da 1ªFolha de Problemas (Ficha Prática 1). As alienas não resolvidas deverão ser completadas pelos alunos em casa, disponibilizado-se para isso três ficheiros de teste: teste1; teste2; teste3.

Semana 2 (T1 + T2)

Tópicos:

Semana 2 (TP+P)

Tópicos:

Semana 3 (T1 + T2)

Tópicos:

Semana 3 (TP+P)

Tópicos:

Semana 4 (T1 + T2)

Tópicos:

Semana 4 (TP+P)

Tópicos:

Semana 5 (T1 + T2)

Tópicos:

Semana 5 (TP+P)

Tópicos:

Semana 6 (T1 + T2)

Tópicos:

Semana 6 (TP+P)

Tópicos:

Semana 7 (T1 + T2)

Tópicos:

Semana 7 (TP+P)

Tópicos:

Semana 8 (T1 + T2)

Tópicos:

Semana 8 (TP+P)

Tópicos:

Semana 9 (T1 + T2)

Tópicos:

Semana 9 (TP+P)

Tópicos:

Semana 10 (T1 + T2)

Tópicos:

Semana 10 (TP+P)

Tópicos:

Semana 11 (T1 + T2)

Tópicos:

Semana 11 (TP+P)

Tópicos:

Semana 12 (T1 + T2)

Tópicos:

Semana 12 (TP+P)

Tópicos:

Semana 13 (T1 + T2)

Não houve aulas devido aos feriados nacionais.

Semana 13 (TP+P)

Tópicos:

author: prh@di.uminho.pt; 
Last modified: sábado, Junho 6, 2009 at 10:01