Propostas de Projectos do gEPL para OPÇÃO III Ano Lectivo de 2005/06 1. Identificação do Projecto Gestor da Planificação a Curto Prazo (NAVNAP-GPCP) 2. Descrição do Projecto NAVMAP é uma aplicação, multi-modo, para a Web, destinada a poder ser integrada no sítio WWW de uma disciplina, que permite ao professor criar um Mapa de Conceitos (MC), associando ao calendário escolar e aos recursos de informação e permite ao aluno navegar nesse Mapa de Conceitos Decorado (que na verdade representa o programa curricular da disciplina, o plano das aulas e os recursos de informação). Assume-se que o Mapa de Conceitos será criado com o editor CmapTools, sendo obbjectivo deste projecto desenvolver o 1º módulo. Uma vez criado o Mapa de Conceitos, o professor poderá invocar o 1º módulo, GPCP, que lhe permitirá colorir o MC de forma a associar a cada conceito os respectivos dias das aulas (cada dia corresponde a uma cor), nos quais vai ser leccionado esse conceito. Para isso o GPCP recebe como entrada o MC em XML, conforme gerado pela ferramenta CMapTools, e o calendário lectivo (a elaborar a partir de informação contida numa Base de Dados). O resultado final será a geração de um MC colorido, em formato XML, em que cada conceito apresentará tantas cores quantas as aulas em que é abordado, o qual deverá ficar guardado na Base Dados para futuras utilizações. Pretende-se, ainda, visualizar o MC colorido associado ao calendário. 3. Grupos de Trabalho 1 Grupo de Trabalho: 2/3 elementos 4. Duração do Projecto 3 meses (1º Semestre) 5. Grupo em que se enquadra o trabalho gEPL 6. Proponente / Orientador Pedro Rangel Henriques + Sandra Lopes 7. Áreas de trabalho Representação do Conhecimento (Mapas de Conceitos e Ontologias) + Web-Engineering (programação dinâmica para a web (Php e MySql) + navegação semântica) + eLearning. _______________________________________________________________________________________ 1. Identificação do Projecto Catalogador de Recursos de Informação e Integrador do Plano de Aulas com os Recursos de informação (NAVMAP-CRI/IPARI) 2. Descrição do Projecto NAVMAP é uma aplicação, multi-modo, para a Web, destinada a poder ser integrada no sítio WWW de uma disciplina, que permite ao professor criar um Mapa de Conceitos (MC), associando ao calendário escolar e aos recursos de informação e permite ao aluno navegar nesse Mapa de Conceitos Decorado (que na verdade representa o programa curricular da disciplina, o plano das aulas e os recursos de informação). Assume-se que o Mapa de Conceitos será criado com o editor CmapTools, sendo objectivo deste projecto desenvolver o 2º módulo. Para o professor a essência de qualquer documento está no seu conteúdo informativo e na capacidade de reutilização. Nesse sentido é importante separar a informação em categorias de conhecimento que facilitem a respectiva manipulação e recuperação. O CRI vai permitir ao professor catalogar cada RI. Para isso, terá de preencher um formulário com toda a informação relevante, que posteriormente será armazenada na BD. Um dos campos mais importantes do formulário diz respeito à classificação do RI em relação ao conjunto de conceitos definidos no MC. Só assim o professor poderá mais tarde seleccionar os RI que mais lhe interessam ao abordar um determinado conceito. Pretende-se, ainda, que o CRI possibilite aos docentes do mesmo grupo, um ambiente no qual possam, para além de estruturar, compartilhar conceitos de domínios de conhecimento de forma dinâmica e cooperativa. A partir da estruturação de todo o conhecimento em mapas de conceitos, organizados e armazenados numa biblioteca (base de dados), os docentes, antes de prepararem os RI´s a associar à disciplina, podem aceder ao mapa de conceitos desejado. Uma vez seleccionado o mapa de conceitos o docente pode navegar pelos RI´s já criados tendo acesso ao ficheiro em si bem como à sua ficha de catalogação, reutilizando, modificando ou criando o que for conveniente para o contexto da disciplina e para satisfazer as reais necessidades, níveis e interesses dos seus alunos. Uma vez criado o catalogador é necessário, dado o MC que representa o plano das aulas (MC colorido) e o catálogo dos RI, integrar o plano de aulas com os recursos de informação. O professor, ao seleccionar um conceito, deverá ter acesso à lista de recursos de informação que lhe dizem respeito. Deve ser também possível visualizar o conteúdo de cada RI antes de o associar a um determinado conceito. Após esta fase concluída o sistema está em condições de gerar o MC decorado, em que todos os conceitos têm a si associados uma lista de RI. 3. Grupos de Trabalho 1 Grupo de Trabalho: 2/3 elementos 4. Duração do Projecto 3 meses (1º Semestre) 5. Grupo em que se enquadra o trabalho gEPL 6. Proponente / Orientador Pedro Rangel Henriques + Sandra Lopes 7. Áreas de trabalho Representação do Conhecimento (Mapas de Conceitos e Ontologias) + Web-Engineering (programação dinâmica para a web (Php e MySql) + navegação semântica) + eLearning. _______________________________________________________________________________________ 1. Identificação do Projecto Tradutor de Mapa de Conceitos em Topic Maps e Navegador Conceptual (NAVMAP-TMC/NC) 2. Descrição do Projecto NAVMAP é uma aplicação, multi-modo, para a Web, destinada a poder ser integrada no sítio WWW de uma disciplina, que permite ao professor criar um Mapa de Conceitos (MC), associando ao calendário escolar e aos recursos de informação e permite ao aluno navegar nesse Mapa de Conceitos Decorado (que na verdade representa o programa curricular da disciplina, o plano das aulas e os recursos de informação). Assume-se que o Mapa de Conceitos será criado com o editor CmapTools, sendo objectivo deste projecto desenvolver o 3º módulo. Como está documentado em [Paz 2005], é possível traduzir um MC em Topic Maps (TM). O que se pretende é que o TMC aceda a um MC armazenado numa Base de Dados e o converta num TM descrito na linguagem XTM, de tal maneira que o gerador ULISSES possa produzir um navegador em HTML. Para que o navegador permita ver o Mapa de Conceitos Colorido associado a recursos (resultante do projecto IPARI) será necessário adaptar a ferramenta Ulisses já existente ou desenvolver uma similar. 3. Grupos de Trabalho 1 Grupo de Trabalho: 2/3 elementos 4. Duração do Projecto 3 meses (1º Semestre) 5. Grupo em que se enquadra o trabalho gEPL 6. Proponente / Orientador Pedro Rangel Henriques + Sandra Lopes 7. Áreas de trabalho Representação do Conhecimento (Mapas de Conceitos e Ontologias) + Web-Engineering (programação dinâmica para a web (Php e MySql) + navegação semântica) + eLearning. _______________________________________________________________________________________ 1. Identificação do Projecto Preparação e Análise de Dados usando o DAL (FDASE) 2. Descrição do Projecto Na arquitectura proposta para o FDASE (a Framework for Data Acquisition, Storage and Exploitation) encontra-se, num nível intermédio, a camada de Análises composta por várias ferramentas. Cada uma delas exige um tratamento prévio dos dados que se encontram repletos de erros, omissões e incoerências. Geralmente este tratamento é feito de cada vez que se pretende determinado tipo de análise estimando-se que mais de metade dos recursos usados em processos de análise são gastos nesta fase. Contudo, o ideal seria encontrar uma forma de aproveitar os dados, uma vez tratados, para as outras ferramentas. Esta faceta da arquitectura, que consiste na partilha dos dados preparados pelos vários analisadores, foi por nós designada de Losango de Análise (DAL). Usando o SPSS com programação (que nos parece a melhor opção para efectuar a preparação dos dados), é objectivo deste projecto desenvolver um sistema facilitador e reutilizador das tarefas de preparação dos dados, colocando-os disponíveis num formato que possa ser lido pelas diversas ferramentas de análise existentes na arquitectura acima referida. Para concretizar a ideia, será usado o projecto SEED --- Sistema para o Estudo da Evolução Demográfica, ou alternativamente o SIEP --- Sistema Informático para Estudo Prosopográfico do clero catedralício, tomando-se como base o trabalho de análise SPSS que a Cláudia Nunes tem efectuado, no âmbito do seu estágio em ambos os contextos. 3. Grupos de Trabalho 1 Grupo de Trabalho: 2/3 elemento 4. Duração do Projecto 3 meses (1º Semestre) 5. Grupo em que se enquadra o trabalho gEPL 6. Proponente / Orientador Pedro Rangel Henriques + Fernanda Faria 7. Áreas de trabalho Bases de Dados + Análise Dados (OLAP/EIS + KDD/DM + SIG) + SPSS _______________________________________________________________________________________ 1. Identificação do Projecto Selector Interactivo de resultados para um Recuperador de Documentos em Arquivos (IXDIRQL1) 2. Descrição do Projecto O XPath permite especificar perguntas para aceder a determinados elementos de documentos XML. Por exemplo "/artigo/título" é uma pergunta XPath que acede à lista de títulos de artigos de uma colecção XML. No entanto, o utilizador pode estar interessado em processar posteriormente apenas parte do resultado, tendo de usar um editor de texto para eliminar os elementos não desejados. Suponha-se que o resultado de cada pergunta é visualizado usando um navegador XML ou HTML comum, como o Mozilla. Pretende-se com este projecto desenvolver uma interface que permita que o utilizador possa fazer a selecção dos components desejados directamente na janela de visualização do resultado. Para isso, a cada elemento deve ser associado uma indicação de selecção (p. ex. um botão) que, sendo activada, implica a eliminação desse elemento do resultado 3. Grupos de Trabalho 1 Grupo de Trabalho: 2/3 elemento 4. Duração do Projecto 3 meses (1º Semestre) 5. Grupo em que se enquadra o trabalho gEPL 6. Proponente / Orientador Pedro Rangel Henriques + Alda Lopes 7. Áreas de trabalho Information Retrieval + XML / XPath + Web-Engineering _______________________________________________________________________________________ 1. Identificação do Projecto Query-by-Example para Recuperação de Documentos em Arquivos XML (IXDIRQL2) 2. Descrição do Projecto O XPath permite especificar perguntas para aceder a determinados elementos de documentos XML. Por exemplo "/artigo[título="Aplicações XML"]" é uma pergunta XPath que acede à lista de artigos de uma colecção XML cujo título é "Aplicações XML". No entanto, a formulação das perguntas implica o conhecimento da sintaxe do XPath e a certeza, a priori, dos elementos desejados. Para facilitar a formulação das perguntas, muitos sistemas de processamento de XPath permitem a "interrogação através de exemplos" ("query by example") que consiste em (1) mostrar ao utilizador um documento exemplo e (2) permitir ao utilizador fazer a escolha dos elementos "clicando" sobre um elemento do tipo desejado. Pretende-se com este projecto desenvolver um sistema de Recuperação de Documentos de arquivos XML (Information Retrieval system) que permita visualizar, num navegador XML ou HTML comum, um documento XML exemplo retirado de uma colecção de modo a que cada elemento desse documento possa ser associado à possibilidade de ser (1) seleccionado como um tipo de elementos desejado e (2) usado numa condição (construída com os operadores =, <>), como p. ex. título="Aplicações XML", de modo a formular a pergunta, ou seja, a escrever a query XPath que específica os documentos pretendidos. 3. Grupos de Trabalho 1 Grupo de Trabalho: 2/3 elemento 4. Duração do Projecto 3 meses (3º Semestre) 5. Grupo em que se enquadra o trabalho gEPL 6. Proponente / Orientador Pedro Rangel Henriques + Alda Lopes 7. Áreas de trabalho Information Retrieval + XML / Xpath _______________________________________________________________________________________ 1. Identificação do Projecto Editor de Politicas para Configuração de Redes em Diagramática (PCF-Edt) 2. Descrição do Projecto A operação e manutenção de uma rede de computadores em ambiente empresarial ou institucional vê-se, actualmente, com dificuldades acrescidas introduzidas pela diversidade de hardware, sistemas operativos e equipamento de rede. A portabilidade que caracteriza a forma moderna de trabalho, em que os utilizadores se fazem acompanhar de computadores portáteis e de agendas electrónicas faz com que a configuração e monitorização do equipamento de rede se torne numa tarefa repetitiva e, por vezes, monótona. Neste contexto surge a gestão de redes com base em políticas. Esta abordagem permite traduzir a visão empresarial em comandos elementares de configuração de rede. Propõe-se, neste trabalho, a concepção e implementação de uma linguagem visual para descrição de políticas de gestão de redes de computadores e sua tradução em PBNM (Policy-based Network Management). O uso dessa linguagem visual através do seu editor irá permitir reduzir as dificuldades que surgem normalmente na definição das especificações PBNM. Para criação do editor sugere-se o recurso ao sistema Diagramática (um gerador de processadores de linguagens visuais) que permite a sua construção automática com base numa gramática. Neste caso, essa gramática especifica a descrição das políticas de gestão de redes. 3. Grupos de Trabalho 1 Grupo de Trabalho: 2/3 elemento 4. Duração do Projecto 3 meses (1º Semestre) 5. Grupo em que se enquadra o trabalho gEPL 6. Proponente / Orientador Pedro Rangel Henriques + Maria João Varanda 7. Áreas de trabalho Processamento de Linguagens + Linguagens Visuais + _______________________________________________________________________________________