Planificação da disciplina e Sumários

 

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Planificação detalhada das aulas Teórico-Práticas

As aulas teóricas têm a duração de 60 minutos semanais, e deverão seguir a seguinte sequência:

1ª Aula TP

Tópicos:

  • Introdução à Resolução de Problemas por Computador;

  • Noções básicas (dados, informação, processamento,...);

  • Estrutura de um computador;

  • Elementos constituintes do computador – hardware e software;

  • Sistemas operativos (Windows e Linux);

  • Programas.

Resumo:

Dado que todos os alunos já conheciam as noções básicas sobre Computadores e Informática, na aula assumiu-se essa matéria dada e discutiu-se detalhadamente o conceito de problema e sua resolução. Evidenciou-se a importância de especificar os dados, relações e restrições, válidos num dado universo de discurso e fundamentais para determinar a solução do problema.

2ª Aula TP

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • Estruturação de relatórios e currículos.

Resumo:

Nesta aula continuou-se a discussão da aula anterior sobre resolução de problemas por computador. Procurou-se classificar os problemas que ocorrem no dia a dia de um licenciado em Ciências Sociais, identificando-se 3 grandes famílias: processamento de documentos (textuais); processamento numérico; e sistemas de informação.
Continuou-se, também, a chamar a atenção para a importância de especificar os dados, relações e restrições, válidos num dado universo de discurso, como peças fundamentais para correcta resolução de problemas.

Como introdução ao capitulo seguinte, processamento de documentos, esteve-se a reflectir e a classificar os vários modelos de textos que no dia a dia é necessário editar e publicar com a ajuda do computador: documentos para imprimir; diapositivos para acompanhar apresentações; hiper-documentos para divulgar via Internet.

3ª Aula TP

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • Estruturação de conjuntos de slides para apoio a apresentações e stand-alone.

Resumo:

Não houve aula devido ao Feriado Nacional: Implantação da República!

4ª Aula TP

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • Estruturação de sítios WWW, ou seja de conjuntos páginas HTML para publicação de informação na Web.

Resumo:

Esta aula continuou a ser ocupada com a reflexão sobre a noção de estrutura de documentos---textos para serem escritos e divulgados na forma de um documento, ou textos para serem organizados na forma de um conjunto de diapositivos que suporte uma comunicação oral---tendo sido sistematizadas, para acerto de notação, as três formas que serão usadas para mostrar essa estrutura: diagramática (ou esquemática); com comandos à moda do LaTeX; com marcas à moda do XML.

Feita esta sistematização, distribuiram-se os enunciados do Trabalho Prático por todos os grupos e iniciou-se imediatamente a concepção dos diapositivos (alína 1 do TP) que serão usados para uma breve apresentação de cada uma das empresas/organizações.

5ª Aula TP

Tópicos:

  • Processamento de Informação:

    • Levantamento e organização de dados – Diagramas E/R;

    • Noção de hiper-documento;

    • Estruturação de sites WWW organizando-os de acordo com este Modelo de Informação.

Resumo

Esta aula continuou a ser ocupada com a reflexão sobre a noção de estrutura de documentos---textos para serem escritos e divulgados na forma de um documento, ou textos para serem organizados na forma de um conjunto de diapositivos que suporte uma comunicação oral---tendo sido sistematizadas, para acerto de notação, as três formas que serão usadas para mostrar essa estrutura: diagramática (ou esquemática); com comandos à moda do LaTeX; com marcas à moda do XML.

Relembrada esta sistematização, retomou-se, de imediato, o desenvolvimento em grupo do Trabalho Prático com a discussão da concepção dos diapositivos (alínea 1 do TP) que serão usados para uma breve apresentação de cada uma das empresas/organizações. Deu-se, ainda, inicio à concepção do sítio de cada empresa (alínea 2 do TP).

6ª Aula TP

Tópicos:

  • Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Desenvolvimento e Discussão com o docente dos Trabalhos Práticos -- 1ªfase.

Resumo:

Nesta aula retomou-se o desenvolvimento em grupo do Trabalho Prático com a discussão da concepção dos diapositivos (alínea 1 do TP) que serão usados para uma breve apresentação de cada uma das empresas/organizações e da concepção do sítio de cada empresa (alínea 2 do TP).

7ª Aula TP

Tópicos:

  • Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Apresentação dos Trabalhos Práticos -- resultados da 1ªfase.

Resumo:

Apresentação ao docente e à turma do resultado da 1ª fase do Trabalho Prático -- diapositivos (alínea 1 do TP) elaborados para uma breve apresentação de cada uma das empresas/organizações.
Foram vistos os Trabalhos 1, 2 e 5.

8ª Aula TP

Tópicos:

  • Processamento Numérico:

    • Organização da informação numa FC.

Resumo:

Apresentação ao docente e à turma do resultado da 1ª fase do Trabalho Prático -- diapositivos (alínea 1 do TP) elaborados para uma breve apresentação de cada uma das empresas/organizações.
Foram vistos os Trabalhos 3, 4 e 6.

9ª Aula TP

Tópicos:

  • Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Apresentação dos Trabalhos Práticos -- resultados da 2ªfase.

Resumo:

Apresentação ao docente e à turma do resultado da 1ª fase do Trabalho Prático -- sítios WWW (alínea 2 do TP) elaborados para uma apresentação completa de cada uma das empresas/organizações.
Foram vistos os Trabalhos 1, 2 e 6.

10ª Aula TP

Tópicos:

  • Processamento de Informação (continuação):

    • Concepção de um sistema de informação.

Resumo:

Apresentação ao docente e à turma do resultado da 1ª fase do Trabalho Prático -- sítios WWW (alínea 2 do TP) elaborados para uma apresentação completa de cada uma das empresas/organizações.
Foram vistos os Trabalhos 3 e 4.

11ª Aula TP

Tópicos:

  • Processamento de Informação (continuação):

    • Criação e utilização de base de dados.

Resumo:

Nesta aula fez-se o balanço da 1ª fase do Trabalho Prático (produção de documentos para divulgação das empresas), entregue nas aulas anteriores, tendo-se definido (ou relembrado a definição) o que se entende por relatório de desenvolvimento de um projecto -- conceito, objectivos, destinatários e estrutura. Discutida a aplicação da ideia geral ao caso concreto desta disciplina, solicitou-se novamente a todos os grupos a entrega imediata do relatório corresponde à 1ªfase.
Depois, usou-se o resto da aula para relembrar o paradigma incremental da folha de cálculo e a sua aplicação prática, sendo então definido com cada grupo o enunciado da respectiva Fase 2 do Trabalho Prático.

12ª Aula TP

Tópicos:

  • Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Apresentação dos Trabalhos Práticas -- resultados da 3ªfase.

Resumo:

Apresentação ao docente e à turma do resultado da 2ª fase do Trabalho Prático -- Folha de Cálculo elaborada para gestão financeira de cada uma das empresas/organizações.
Foram vistos os Trabalhos 1, 3 e 6.

13ª Aula TP

Tópicos:

  •  Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:

    • Apresentação dos Trabalhos Práticas -- resultados da 3ªfase.

Resumo:

Apresentação ao docente e à turma do resultado da 2ª fase do Trabalho Prático -- Folha de Cálculo elaborada para gestão financeira de cada uma das empresas/organizações.
Foram vistos os Trabalhos 2, 4 e 5.
Foi ainda feito o ponto de situação em relação à 3ª fase do TP --elaboração de uma Base de dados em Access, tend, então, sido definido o esquema de datas para entrgar final e avaliação do TP completo.

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Planificação detalhada das aulas Práticas 

As aulas práticas têm duração de 3 horas semanais e os conteúdos leccionados serão os seguintes:

 

1ª Aula P

Tópicos:

  • Apresentação geral da disciplina:

    • Objectivos e Funcionamento

    • Avaliação e Trabalhos Práticos;

    • Programa e Bibliografia.

Resumo:

Os alunos foram informados à cerca dos objectivos e estrutura geral de funcionamento da disciplina e foram avisados sobre a obrigatoriedade de resolver/submeter as Fichas das Aulas Práticas e fazer/discutir o Trabalho Prático. Foi também claramente referida a importância de lerem toda a informação básica sobre a disciplina, disponível através da Página WWW.

Quanto ao principal objectivo, foi clarificado que não se tratava de um curso para ensinar a trabalhar exaustivamente com um conjunto específico de ferramentas informáticas, mas que o pretendido era levar os alunos a saber muito bem identificar o tipo de problema a resolver para: escolherem a ferramenta informática mais adequada; e o analisarem devidamente de modo a estruturarem a informação correctamente (garantindo uma resolução apropriada).

2ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • Word Avançado;

    • Latex.  

Fichas:

(Word Avançado)Formatação em Colunas
(Word Avançado)Criação de Indices
(Word Avançado)Cartas

(Latex, introdução)Criação de Documentos simples
(Latex, continuação)Criação de Relatórios

Material de Apoio às fichas: Layout de um Artigo; Layout de uma Carta; Layout de um Relatório; Layout de uma Tese.

Resumo:

Nesta aula os alunos criaram um conjunto de 3 textos (documentos MSWord) e familiarizaram-se com algumas opções avançadas de formatação de documentos, tais como: formatação multi-colunas; tratamento automáico de letras e sua capitalização; criação automática de indíces; formatação assistida de cartas e envelopes; e utilização de estilos para parágrafos.
Foi ainda discutida a importância da estruturação de documentos em secções e a utilização do modo "outline"

3ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • Latex.  

Resumo:

Os alunos usaram o sistema LaTeX de processamento de texto, bem como o editor WinEdt.
Aprenderam a diferença entre um tal sistema de formatação e um editor puro, e entenderam a o conceito de "WYSIWIG".
Partindo de ficheiros-padrão fornecidos, criaram 2 documentos (um Artigo e uma Carta) e familiarizaram-se com o ciclo de compilação e detecção de erros em documentos. Finalmente foi apresentado sistema de submissão de fichas e trabalhos práticos a usar na disciplina.

4ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Documentos:

    • PowerPoint.

Fichas:

(PowerPoint, introdução)Criação de um conjunto simples de diapositivos

Resumo:

Na primeira parte da aula foi concluído o tema "processamento de documentos em LaTeX", tendo para isso sido resolvida a Ficha 2 da 2ª aula prática, relativa a LaTeX (elaboração de um Relatório, a partir do ficheiro-padrão fornecido).

Na segunda parte da aula transitou-se para a produção de apresentações (conjunto de diapositivos) em Power-Point, tendo-se começado a resolver a Ficha de exercícios desta 4ª aula.

  5ª Aula P

Tópicos:

  •   Processamento de Documentos:

    • HTML e Construção de páginas.

Fichas:

(HTML, introdução)Criação de páginas HTML (hiper-documentos) simples

Resumo

6ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento Numérico:

    • Excel.

Fichas:

(Excel, introdução)Criação de uma folha de cálculo

Resumo:

Nesta aula os alunos continuaram a desenvolver na linguagem HTML duas páginas iniciadas na última aula (uma individual e uma contendo informação relativa a um grupo de pessoas), adicionando agora a inclusão de "links" de navegação e elementos de embelezamento gráfico, como a utilização de cores e de uma imagem de fundo.

7ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento Numérico:

    • Excel.

Fichas:

(Excel, continuação)Criação de um livro de cálculo

Resumo:

Não houve aula: Feriado Nacional (Dia de Todos-os-Santos)

8ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Informação:

    • Access

Fichas:

(Access, introdução)Desenho do DER e Criação de uma Base de Dados

Resumo:

Os alunos conceberam a estrutura de duas folhas de cálculo simples, com o objectivo de gerir (inscrição de participantes e custos) uma actividade de visitas a sítios arqueológicos.
Depois de discutida a estrutura de cada folha, partiu-se para a sua implementação em Excel, em que se utilizou fórmulas e algumas funções simples. Testou-se as folhas com dados apropriados, e finalmente fez-se alguma formatação do aspecto gráfico das folhas de cálculo.

9ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Informação:

    • Access

Fichas:

(Access, continuação)População e Exploração de uma Base de Dados

Resumo:

Continuou-se nesta aula o trabalho desenvolvido na aula anterior. A partir das folhas de cálculo obtidas anteriormente, produziu-se agora um "livro de trabalho" contendo uma folha diferente com os dados de cada visita organizada, e uma folha adicional para a análise global do conjunto de visitas.
Os alunos aprenderam pois a referenciar células entre folhas diferentes do mesmo livro, e apreciaram a forma como as alterações numa folha se repercutem nas restantes. Foram utilizadas mais algumas funções do Excel, como COUNTA e COUNTIF para efectuar diferentes tipos de contagens.

10ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Informação:

    • Access

Fichas:

Resumo:

Nesta aula foi feita uma exposição introdutória aos conceitos básicos de bases de dados. Motivou-se a utilização de bases de dados relacionais (por oposição à acumulação de dados numa única tabela) e discutiu-se questões relacionadas com redundância de informação e manutenção de coerência dos dados.
Em seguida apresentou-se a noção de Diagrama Entidade-Associação e exemplificou-se com a base de dados de uma biblioteca.
Os alunos desenharam então o DEA para um problema que lhes foi proposto, relacionado com a organização de visitas a sítios arqueológicos, e finalmente discutiu-se a tradução de DEAs para tabelas: exportação de chaves no caso das associações um-para-muitos, e criação de tabelas adicionais no caso das associações muitos-para-muitos.

11ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Informação e Documentos:

    • FrontPage avançado e Access

Fichas:

Resumo:

Continuou-se o desenvolvimento de uma Base de Dados iniciado na aula anterior. Os alunos traduziram para um esquema de tabelas o DEA então desenhado (tratando convenientemente as associações estabelecidas); criaram essas tabelas em Access; e procederam finalmente à introdução de dados na base. Discutiu-se a necessidade de se garantir a integridade referencial da base de dados. Os alunos implementaram depois uma política de manutenção de integridade por ?actualizações em cascata?, e testaram-na fazendo alterações nas chaves de alguns registos. Discutiu-se ainda com alguns grupos a componente do trabalho prático que será realizada em Excel.

12ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Informação e Documentos:

    • FrontPage avançado e Access

Fichas:

Resumo:

Numa primeira parte da aula, os alunos exploraram a edição (por desenho directo) e execução de "queries" em Access, bem como a construção de forms para a base de dados concebida na aula anterior.
Seguiu-se depois uma segunda parte da aula, em que um grupo de alunos trabalhou sobre o desenvolvimento do trabalho prático (componente Excel e relatório em LaTeX), e os restantes alunos trabalharam com a ferramenta "Webpage-maker" para a construção rápida de "sites" com recurso a "templates" pré-existentes. Foi discutida a forma como as páginas construídas anteriormente (em HTML básico) podem ser integradas nesta aplicação.

13ª Aula P

Tópicos:

  • Processamento de Informação e Documentos:

    • FrontPage avançado e Access

Fichas:

Resumo:

Nesta aula os alunos desenvolveram o modelo de dados da base de dados que se encontra em elaboração no âmbito do trabalho prático da disciplina, e iniciaram a sua realização em Access.

 

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