Planificação da disciplina e Sumários
|
||||||||||||||||||||||||||||
[Planificação detalhada das aulas Teórico-Práticas][ Planificação detalhada das aulas Práticas]
Planificação
detalhada das aulas Teórico-Práticas As aulas teóricas têm a duração de 60 minutos semanais, e deverão seguir a seguinte sequência: Tópicos:
Resumo: Dado que todos os alunos já conheciam as noções básicas sobre Computadores e Informática, na aula assumiu-se essa matéria dada e discutiu-se detalhadamente o conceito de problema e sua resolução. Evidenciou-se a importância de especificar os dados, relações e restrições, válidos num dado universo de discurso e fundamentais para determinar a solução do problema. Tópicos:
Resumo:
Nesta aula continuou-se a discussão da aula anterior sobre
resolução de problemas por computador.
Procurou-se classificar os problemas que ocorrem no dia a dia de um licenciado em Ciências Sociais,
identificando-se 3 grandes famílias: processamento de documentos (textuais); processamento
numérico; e sistemas de informação. Como introdução ao capitulo seguinte, processamento de documentos, esteve-se a reflectir e a classificar os vários modelos de textos que no dia a dia é necessário editar e publicar com a ajuda do computador: documentos para imprimir; diapositivos para acompanhar apresentações; hiper-documentos para divulgar via Internet. Tópicos:
Resumo: Não houve aula devido ao Feriado Nacional: Implantação da República! Tópicos:
Resumo:
Esta aula continuou a ser ocupada com a reflexão sobre a noção de estrutura de documentos---textos para serem
escritos e divulgados na forma de um documento, ou textos para serem organizados na forma de um conjunto
de diapositivos que suporte uma comunicação oral---tendo sido sistematizadas, para acerto de notação,
as três formas que serão usadas para mostrar essa estrutura:
diagramática (ou esquemática); com comandos à moda do LaTeX; com marcas à moda do XML.
Feita esta sistematização, distribuiram-se os enunciados do Trabalho Prático por todos os grupos
e iniciou-se imediatamente a concepção dos diapositivos (alína 1 do TP) que serão usados para uma breve apresentação
de cada uma das empresas/organizações.
Tópicos: Processamento de Informação:
Levantamento e organização de dados –
Diagramas E/R; Noção de hiper-documento; Estruturação de sites WWW organizando-os de acordo com este Modelo de Informação. Resumo
Esta aula continuou a ser ocupada com a reflexão sobre a noção de estrutura de documentos---textos para serem
escritos e divulgados na forma de um documento, ou textos para serem organizados na forma de um conjunto
de diapositivos que suporte uma comunicação oral---tendo sido sistematizadas, para acerto de notação,
as três formas que serão usadas para mostrar essa estrutura:
diagramática (ou esquemática); com comandos à moda do LaTeX; com marcas à moda do XML.
Relembrada esta sistematização, retomou-se, de imediato, o desenvolvimento em grupo do Trabalho Prático
com a discussão da concepção dos diapositivos (alínea 1 do TP) que serão usados para uma breve apresentação
de cada uma das empresas/organizações. Deu-se, ainda, inicio à concepção do sítio de cada empresa
(alínea 2 do TP).
Tópicos:
Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:
Desenvolvimento e Discussão com o docente dos Trabalhos Práticos -- 1ªfase. Resumo:
Nesta aula retomou-se o desenvolvimento em grupo do Trabalho Prático
com a discussão da concepção dos diapositivos (alínea 1 do TP) que serão usados para uma breve apresentação
de cada uma das empresas/organizações e da concepção do sítio de cada empresa (alínea 2 do TP).
Tópicos:
Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:
Apresentação dos Trabalhos Práticos -- resultados da 1ªfase. Resumo:
Apresentação ao docente e à turma do resultado da 1ª fase do Trabalho Prático
-- diapositivos (alínea 1 do TP) elaborados para uma breve apresentação
de cada uma das empresas/organizações.
Tópicos: Processamento Numérico:
Organização da informação numa FC. Resumo:
Apresentação ao docente e à turma do resultado da 1ª fase do Trabalho Prático
-- diapositivos (alínea 1 do TP) elaborados para uma breve apresentação
de cada uma das empresas/organizações.
Tópicos:
Aplicação sistematizada de toda a matéria num contexto real:
Apresentação dos Trabalhos Práticos -- resultados da 2ªfase. Resumo:
Apresentação ao docente e à turma do resultado da 1ª fase do Trabalho Prático
-- sítios WWW (alínea 2 do TP) elaborados para uma apresentação completa de cada uma das empresas/organizações.
Tópicos: Processamento de Informação (continuação):
Concepção de um sistema de informação. Resumo:
Apresentação ao docente e à turma do resultado da 1ª fase do Trabalho Prático
-- sítios WWW (alínea 2 do TP) elaborados para uma apresentação completa de cada uma das empresas/organizações.
Tópicos: Processamento de Informação (continuação):
Criação e utilização de base de dados. Resumo:
Nesta aula fez-se o balanço da 1ª fase do Trabalho Prático (produção de documentos
para divulgação das empresas), entregue nas aulas anteriores, tendo-se definido (ou relembrado a definição)
o que se entende por relatório de desenvolvimento de um projecto -- conceito, objectivos,
destinatários e estrutura. Discutida a aplicação da ideia geral ao caso concreto desta disciplina,
solicitou-se novamente a todos os grupos a entrega imediata do relatório corresponde à 1ªfase.
Tópicos: Aplicação sistematizada de toda a matéria
num contexto real:
Apresentação dos Trabalhos Práticas -- resultados da 3ªfase. Resumo:
Apresentação ao docente e à turma do resultado da 2ª fase do Trabalho Prático
-- Folha de Cálculo elaborada para gestão financeira de cada uma das empresas/organizações.
Tópicos: Aplicação sistematizada de toda a matéria
num contexto real:
Apresentação dos Trabalhos Práticas -- resultados da 3ªfase. Resumo:
Apresentação ao docente e à turma do resultado da 2ª fase do Trabalho Prático
-- Folha de Cálculo elaborada para gestão financeira de cada uma das empresas/organizações.
[Topo] As
aulas práticas têm duração de 3 horas semanais e os conteúdos
leccionados serão os seguintes: Tópicos: Apresentação
geral da disciplina:
Objectivos
e Funcionamento Avaliação
e Trabalhos Práticos; Programa
e Bibliografia. Resumo:
Os alunos foram informados à cerca dos objectivos e estrutura geral de funcionamento da disciplina e
foram avisados sobre a obrigatoriedade de resolver/submeter as Fichas das Aulas Práticas e fazer/discutir
o Trabalho Prático.
Foi também claramente referida a importância de lerem toda a informação básica
sobre a disciplina, disponível através da Página WWW.
Quanto ao principal objectivo, foi clarificado que não se tratava de um
curso para ensinar a trabalhar exaustivamente com um conjunto específico
de ferramentas informáticas, mas que o pretendido era levar os alunos a
saber muito bem identificar o tipo de problema a resolver para:
escolherem a ferramenta informática mais adequada; e o analisarem
devidamente de modo a estruturarem a informação correctamente
(garantindo uma resolução apropriada). Tópicos: Processamento de
Documentos:
Word Avançado; Latex. Fichas:
Resumo:
Nesta aula os alunos criaram um conjunto de 3 textos (documentos MSWord) e familiarizaram-se com algumas opções
avançadas de formatação de documentos, tais como: formatação multi-colunas; tratamento automáico de letras e sua
capitalização; criação automática de indíces; formatação assistida de cartas e envelopes; e utilização
de estilos para parágrafos. Tópicos: Processamento de
Documentos:
Latex. Resumo:
Os alunos usaram o sistema LaTeX de processamento de texto, bem como o editor WinEdt. Tópicos:
Processamento de
Documentos:
PowerPoint. Fichas:
Resumo:
Na primeira parte da aula foi concluído o tema "processamento de documentos em LaTeX", tendo
para isso sido resolvida a Ficha 2 da 2ª aula prática, relativa a LaTeX (elaboração de um Relatório,
a partir do ficheiro-padrão fornecido).
Na segunda parte da aula transitou-se para a produção de apresentações (conjunto de diapositivos) em
Power-Point, tendo-se começado a resolver a Ficha de exercícios desta 4ª aula.
Tópicos:
Processamento de Documentos:
HTML e Construção de páginas. Fichas:
Resumo Tópicos: Processamento Numérico:
Excel. Fichas:
Resumo:
Nesta aula os alunos continuaram a desenvolver na linguagem HTML duas páginas iniciadas
na última aula (uma individual e uma contendo informação relativa a um grupo de pessoas),
adicionando agora a inclusão de "links" de navegação e elementos de embelezamento gráfico,
como a utilização de cores e de uma imagem de fundo.
Tópicos: Processamento Numérico:
Excel. Fichas:
Resumo:
Não houve aula: Feriado Nacional (Dia de Todos-os-Santos)
Tópicos: Processamento de Informação:
Access Fichas:
Resumo:
Os alunos conceberam a estrutura de duas folhas de cálculo simples,
com o objectivo de gerir (inscrição de participantes e custos) uma actividade de visitas a sítios
arqueológicos.
Tópicos: Processamento de Informação:
Access Fichas:
Resumo:
Continuou-se nesta aula o trabalho desenvolvido na aula anterior.
A partir das folhas de cálculo obtidas anteriormente, produziu-se agora um "livro de trabalho"
contendo uma folha diferente com os dados de cada visita organizada, e uma folha adicional
para a análise global do conjunto de visitas.
Tópicos:
Processamento de Informação:
Access Fichas: Resumo:
Nesta aula foi feita uma exposição introdutória aos conceitos básicos de bases de dados.
Motivou-se a utilização de bases de dados relacionais (por oposição à acumulação de dados numa única tabela) e discutiu-se questões relacionadas com redundância de informação e manutenção de coerência dos dados.
Tópicos: Processamento de Informação e Documentos:
FrontPage avançado e Access Fichas: Resumo:
Continuou-se o desenvolvimento de uma Base de Dados iniciado na aula anterior. Os alunos traduziram para um esquema de tabelas o DEA então desenhado (tratando convenientemente as associações estabelecidas); criaram essas tabelas em Access; e procederam finalmente à introdução de dados na base. Discutiu-se a necessidade de se garantir a integridade referencial da base de dados. Os alunos implementaram depois uma política de manutenção de integridade por ?actualizações em cascata?, e testaram-na fazendo alterações nas chaves de alguns registos.
Discutiu-se ainda com alguns grupos a componente do trabalho prático que será realizada em Excel.
Tópicos: Processamento
de Informação e Documentos:
FrontPage avançado e Access Fichas: Resumo:
Numa primeira parte da aula, os alunos exploraram a edição (por
desenho directo) e execução de "queries" em Access, bem como a
construção de forms para a base de dados concebida na aula
anterior.
Tópicos: Processamento
de Informação e Documentos:
FrontPage avançado e Access Fichas: Resumo:
Nesta aula os alunos desenvolveram o modelo de dados da base de dados que se encontra em elaboração
no âmbito do trabalho prático da disciplina, e iniciaram a sua realização em Access.
[Topo] |