Descritores da Apresentação <A NAME=disapr> </A>



next up previous contents
Next: O Sistema GAMA-X Up: GAMA-X Geração Semi-Automática Previous: Ligação à Apresentação

Descritores da Apresentação  

A especificação do Modelo da Apresentação deverá descrever o aspecto visual de cada um dos Guiões de Interacção do Controlador de Diálogo. Para tal iremos utilizar Descritores de Apresentação (DA). Para apresentar a sua definição, vamos utilizar, a título de exemplo, os Guiões Menu e ViewConsPal apresentados no Capítulo 5.

No caso do Guião Menu, trata-se de escolher uma de um grupo de opções disponíveis, a escolha óbvia é utilizar um menu. Temos, então, como primeiro tipo de descritor o tipo MENUgif. Podemos então escrever:

Estamos, assim, a definir que o GI Menu deverá ser apresentado como um menu chamado "Principal" e a dar um nome a cada um dos Guiões presentes em EVSEQ. Outras características léxicas que podem ser especificadas são a posição (POS), cor (COLOR) e cor da opção seleccionada (SEL).

Como é evidente este tipo de Descritor destina-se fundamentalmente aos Guiões do tipo DECISION, uma vez que não prevê a apresentação de variáveis ou comandos. Para a descrição da apresentação de ViewConsPal, no entanto, tal torna-se necessário. Com esse fim existem os Descritores do tipo DB (de Dialog Box). Para o GI referido poderemos ter:

A cada variável/Guião/Comando é associada uma série de características léxicas. De momento está prevista a especificação do nome, da cor e da posição. Todas elas são especificadas como strings, sendo da responsabilidade da componente de runtime do Modelo da Apresentação a sua interpretação.

Para os Guiões pode ainda ser definida a característica OPEN. Quando tal comportamento é possível, o Modelo da Apresentação deverá apresentar o GI se o seu valor for true e apenas um botão, que quando seleccionado origina a apresentação do GI, se o valor for falsegif.

Às variáveis é necessário associar o seu tipo léxico. Actualmente estão previstos os seguintes:

No caso das RadioBox e dos OptionMenu, é então necessário listar os valores que deverão apresentar. Se quisermos apresentar a variável inteira var como uma RadioBox podemos escrever:

Para a Scale é necessário especificar os valores máximo (MAX) e mínimo (MIN).

Quando uma variável é de um tipo definido utilizando modelos, a sua apresentação não pode ser definida como HimSelf ou Scale; podendo, no entanto, ser especificado o nome do Guiãogif que irá controlar a sua leitura. Por sua vez, esse terá um descritor que especificará a sua apresentação.

Ao conjunto de Descritores de Apresentação que descrevem o aspecto léxico de todos os Guiões de Interacção de uma dada especificação chamamos uma View dessa especificação. Uma vez que o funcionamento do Controlador de Diálogo e do Modelo da Apresentação é independente podemos definir várias Views permitindo ao utilizador seleccionar, mesmo em runtime, a que pretende utilizar. Deste modo, o aspecto gráfico da interface, e o modo como os valores são lidos/apresentados, pode ser radicalmente alterado, mesmo durante a execução da aplicação. Para tal basta definir:

e passaremos a ter a possibilidade de optar entre uma Interface em Português ou em Inglês.

Para completar a definição da apresentação falta apenas declarar, para cada variável de cada Guião, qual o seu tipo e os sinónimos de cada GI. Esta informação poderia ser pedida ao Controlador de Diálogo mas tal iria sobrecarregar as comunicações; por outro lado, deste modo é possível definir, no Modelo da Apresentação, variáveis de que o Controlador de Diálogo não tem conhecimento. A estrutura completa da especificação da Interface será então:



next up previous contents
Next: O Sistema GAMA-X Up: GAMA-X Geração Semi-Automática Previous: Ligação à Apresentação



Jose Franscisco Creissac Campos
Wed Jan 31 20:30:35 MET 1996