<em>Petri Nets</em> <A NAME=petrinet> </A>



next up previous contents
Next: Guiões de Interacção Up: Especificação do Comportamento Previous: Especificação do Comportamento

Petri Nets  

Uma Petri Net é constituída por um conjunto de nodos (Lugares) e um conjunto de arcos dirigidos entre esses nodos (Transições)gif. Em cada Lugar podem estar colocados um ou mais tokens. Cada Transição retira um determinado número de tokens dos Lugares de Partida e coloca um determinado número de tokens nos Lugares de Chegada. A uma determinada distribuição de tokens pelos Lugares chama-se uma Marcação. Casos especiais são a Marcação Inicial (estado inicial da rede) e a Marcação Final (uma vez atingida, o processo definido pela rede termina).

Dependendo do número de tokens que um Lugar pode conter e do modo como são interpretadas as Transições, os Lugares e os tokens, podemos ter vários tipos de Petri Nets. As escolhidas para a definição dos operadores foram as Condition-Event Nets (ou redes C/E).

Numa rede C/E cada Lugar pode apenas conter um token. As Transições retiram os tokens dos Lugares de Partida e colocam-nos nos Lugares de Chegada. A cada Transição está associado um determinado Evento que provoca o disparo da Transição, estando convencionado que uma transição sem Evento associado é disparada automaticamente. É importante notar que estes Eventos são atómicos, pelo que quando os tokens são retirados dos Lugares de Partida são simultaneamente colocados nos Lugares de Chegada. O Evento só pode ocorrer, no entanto, se todos os Lugares de Partida tiverem um token e todos os Lugares de Chegada não o tiverem. Deste modo, podemos interpretar os Lugares como Condições que se devem (ou não) verificar para que um determinado Evento possa ocorrer.

Para permitir incluir a especificação das condições de contexto associadas aos GI's nas cláusulas CONTEXT e TRANS, assim como as acções definidas nesta última, expandiu-se o modelo original associando a cada Transição uma expressão booleana - que é necessário verificar-se para que ela possa acontecer - e uma acção que será executada quando a transição se der. Neste novo modelo, cada Transição será então composta por uma condição, pelo evento que a "dispara" e por uma acção a executar. A estas redes chamaremos redes C/E guardadas.



next up previous contents
Next: Guiões de Interacção Up: Especificação do Comportamento Previous: Especificação do Comportamento



Jose Franscisco Creissac Campos
Wed Jan 31 20:30:35 MET 1996