Escolha da Operação



next up previous contents
Next: Especificação do Comportamento Up: Guiões de Interacção Previous: Leitura dos Argumentos/Visualização

Escolha da Operação

Falta apenas especificar o modo como é feita a selecção das operações a utilizar. Ao tipo dos Guiões que efectuam essa tarefa foi dado o nome de DECISION. Eles são, de facto, uma simplificação dos GI's SYNTH, não podendo declarar argumentos e só podendo utilizar os operadores + e em conjunto com GI's do tipo DECISION ou SYNTH para a definição de EVSEQ.

Um GI para a especificação da selecção das operações do dicionário poderia ser o Guião MENU.

 

O Guião Fim corresponde ao Guião nulo. Quando é activado termina imediatamente, e é utilizado por Menu como o evento que terminará o diálogo.

A não utilização de operadores que expressem concorrência nas expressões de comportamento dos GI's DECISION - os quais permitiriam especificar diálogo em que seria possível sintetizar mais do que um comando em simultâneo - tem a ver com a consistência semântica do sistema. Suponhamos a seguinte hipótese: que os operadores existiam; que o utilizador seleccionava a operação CONSPAL; que indicava uma palavra a consultar e que o GI verificava que esta era válida e que, entretanto, e antes do comando anterior ser enviado à aplicação, o utilizador seleccionava a operação REMPAL e removia essa palavra do dicionário. Verificada a hipótese, quando o primeiro comando fosse enviado à aplicação seria inválido pois entretanto o estado da mesma tinha sido alterado! Deste modo e para garantir sempre a consistência semântica, não pode nunca ser permitida a síntese simultânea de dois comandos que alterem o estado da aplicação.

Para completar a definição formal dos Guiões de Interacção falta apenas incluir a declaração do seu tipo. Tal será feito do modo que a seguir se apresenta.

  GIdef = DECISION | SYNTH | VALSYNTH;
  DECISION :: GIDescr;
  SYNTH :: GIDescr;
  VALSYNTH :: GIDescr;

Como se torna aqui evidente, os três tipos de Guiões de Interacção são, de facto, variações sobre o mesmo tema. Na realidade, bastava termos apenas Guiões sem especificar qualquer tipo especial; a sua divisão em SYNTH, VALSYNTH e DECISION tem como objectivo estruturar e regrar a sua utilização.



next up previous contents
Next: Especificação do Comportamento Up: Guiões de Interacção Previous: Leitura dos Argumentos/Visualização



Jose Franscisco Creissac Campos
Wed Jan 31 20:30:35 MET 1996