A.5. Resultados gerados

As diferentes versões da tese, nos dois formatos referidos obtêm-se invocando o jade:

PDF

Para gerar o PDF são necessários três passos. Primeiro gera-se TeX, depois filtram-se algumas situações não contempladas no backend do TeX e, finalmente, converte-se este para PDF:

jade -t tex -d jcr.dsl tese.sgm
./ligature.pl tese.tex
pdfjadetex tese.tex
a opção -t indica qual o formato desejado para o resultado; a opção -d indica qual a especificação DSSSL a utilizar; por fim o terceiro elemento é nome do documento SGML que se quer processar.

HTML

A geração de HTML é mais fácil, basta invocar o jade e indicar que se quer transformar o documento SGML passado como parâmetro noutro documento SGML (lembrar que o HTML é SGML).

jade -t sgml -d jcr2.dsl tese.sgm

Note que a especificação DSSSL é outra, correspondente à parametrização para HTML das folhas de estilo distribuídas. As imagens usadas nesta versão estão em formato GIF.

O objectivo deste apêndice foi mostrar que: muitas das ideias defendidas na tese estão aplicadas na sua edição electrónica; a tecnologia SGML é viável e funciona; se fosse adoptada em Universidades e outras instituições académicas, como formato obrigatório para a produção de teses, tornaria a distribuição e publicação destas mais fácil e consequentemente o seu conteúdo acessível a mais gente, bem como ajudaria a ajustar o DTD e até as ferramentas para a sua edição/formatação.