Tema único: Dossier de disciplina
No início de cada ano lectivo, todos os docentes têm que preparar um dossier de displina por cada disciplina que forem leccionar.
Neste projecto, pretende-se desenvolver uma aplicação XML que sirva de suporte à criação e manutenção de dossiers de disciplina.
O projecto terá várias fases que se descrevem a seguir. Para cada fase descrevem-se os objectivos, a metodologia a seguir
e os resultados esperados.
Fase 1: Análise
Esta fase tem ojectivo final a elaboração dum XML Schema e respectiva documentação.
Para atingir os objectivos terá de começar por fazer o levantamento de todos os elementos informativos referentes a um dossier.
Para o fazer, pode começar por falar com a Helena na secretaria do DI que pode elucidá-lo e mostrar-lhe vários exemplos, pode
tirar dúvidas com o docente e poderá recorrer a todos os outros recursos que encontrar ou a sua imaginação ditar.
Como ponto de partida considere os seguintes elementos constituintes dum dossier:
- Identificação da disciplina
- Identificação da equipe docente
- Programa da disciplina
- Método de Avaliação
- Bibliografia
- Sumários
- Outros elementos como: testes, pautas, fichas estatísticas poderão ser considerados como objectos externos e materializados
no dossier através de uma referência.
O desenvolvimento de cada um destes itens fica ao critério de cada um.
No fim desta fase, deverá ter produzido o seguinte:
- Um XML Schema para "dossier"; esse Schema deverá reconher como válidas instâncias de dossier, programa, sumários e bibliografia; O Schema deverá ter um
NameSpace associado com o valor: "http://xml.di.uminho.pt/PED2004/dossier"
- Um relatório sobre o Schema que deverá ser integrado no relatório final do projecto.
Fase 2: Criação de uma instância
Esta fase consistirá apenas na criação de uma instância para teste do Schema e das transformações que se vão desenvolver a
seguir.
Para esse efeito o aluno deverá recorrer a um dos exemplos que analisou (considere um dos mais completos) e codificá-lo em
XML de acordo com o Schema que desenvolveu.
No fim desta fase deverá ter produzido o seguinte:
- Um documento XML com uma instância válida dum dossier de disciplina.
Fase 3: Transformações
Durante esta fase terão de ser desenvolvidas várias transformações em XSL tendo como objectivo a produção de vários tipos
de resultados que se enumeram a seguir:
- Uma versão HTML do dossier completo;
- Uma versão PDF do dossier completo (recorrendo a uma especificação XSL-FO);
- Uma versão HTML dos sumários;
- Uma versão PDF dos sumários;
- Uma versão HTML do programa detalhado;
- Uma versão PDF do programa detalhado;
- Uma versão HTML do programa reduzido;
- Uma versão PDF do programa reduzido;
- Uma versão HTML da bibliografia;
- Uma versão PDF da bibliografia;
O arranjo gráfico e o design fica ao critério de cada equipe. No entanto, durante as aulas práticas serão desenvolvidos alguns
"layouts" que poderão ser aproveitados.
Fase 4: Criação das interfaces ("front-ends")
A criação de interfaces para edição estruturada com o Authentic é opcional e será considerada uma mais-valia.
Nesse sentido são expectáveis as seguintes interfaces:
- Interface para o dossier
- Interface para o programa
- Interface para os sumários
- Interface para a bibliografia
Fase 5: Elaboração do relatório final
O relatório final deverá ser elaborada em XML e deverá estar de acordo com o Schema fornecido pelo docente e que foi discutido
com os alunos nas aulas.
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