Processamento Estruturado de Documentos (PED2004)

José Carlos Ramalho

2004-10-09

2004-11-23 (rev.)

Este documento descreve o único tema disponível para a realização do projecto prático da disciplina em epígrafe.

Os alunos podem organizar-se em grupos de 1, 2 ou três elementos. No entanto, os alunos que não estão a frequentar as aulas, por exemplo, os que estão em ERASMUS, terão de desenvolver e entregar o trabalho individualmente.

O projecto será apresentado e defendido durante o período lectivo, i.e., não serão avaliados projectos após o fim das aulas - 17 de Dezembro.

Índice

  1. Tema único: Dossier de disciplina
    1. Fase 1: Análise
    2. Fase 2: Criação de uma instância
    3. Fase 3: Transformações
    4. Fase 4: Criação das interfaces ("front-ends")
    5. Fase 5: Elaboração do relatório final

Tema único: Dossier de disciplina

No início de cada ano lectivo, todos os docentes têm que preparar um dossier de displina por cada disciplina que forem leccionar.

Neste projecto, pretende-se desenvolver uma aplicação XML que sirva de suporte à criação e manutenção de dossiers de disciplina.

O projecto terá várias fases que se descrevem a seguir. Para cada fase descrevem-se os objectivos, a metodologia a seguir e os resultados esperados.

Fase 1: Análise

Esta fase tem ojectivo final a elaboração dum XML Schema e respectiva documentação.

Para atingir os objectivos terá de começar por fazer o levantamento de todos os elementos informativos referentes a um dossier. Para o fazer, pode começar por falar com a Helena na secretaria do DI que pode elucidá-lo e mostrar-lhe vários exemplos, pode tirar dúvidas com o docente e poderá recorrer a todos os outros recursos que encontrar ou a sua imaginação ditar.

Como ponto de partida considere os seguintes elementos constituintes dum dossier:

  • Identificação da disciplina
  • Identificação da equipe docente
  • Programa da disciplina
  • Método de Avaliação
  • Bibliografia
  • Sumários
  • Outros elementos como: testes, pautas, fichas estatísticas poderão ser considerados como objectos externos e materializados no dossier através de uma referência.

O desenvolvimento de cada um destes itens fica ao critério de cada um.

No fim desta fase, deverá ter produzido o seguinte:

  1. Um XML Schema para "dossier"; esse Schema deverá reconher como válidas instâncias de dossier, programa, sumários e bibliografia; O Schema deverá ter um NameSpace associado com o valor: "http://xml.di.uminho.pt/PED2004/dossier"
  2. Um relatório sobre o Schema que deverá ser integrado no relatório final do projecto.

Fase 2: Criação de uma instância

Esta fase consistirá apenas na criação de uma instância para teste do Schema e das transformações que se vão desenvolver a seguir.

Para esse efeito o aluno deverá recorrer a um dos exemplos que analisou (considere um dos mais completos) e codificá-lo em XML de acordo com o Schema que desenvolveu.

No fim desta fase deverá ter produzido o seguinte:

  1. Um documento XML com uma instância válida dum dossier de disciplina.

Fase 3: Transformações

Durante esta fase terão de ser desenvolvidas várias transformações em XSL tendo como objectivo a produção de vários tipos de resultados que se enumeram a seguir:

  1. Uma versão HTML do dossier completo;
  2. Uma versão PDF do dossier completo (recorrendo a uma especificação XSL-FO);
  3. Uma versão HTML dos sumários;
  4. Uma versão PDF dos sumários;
  5. Uma versão HTML do programa detalhado;
  6. Uma versão PDF do programa detalhado;
  7. Uma versão HTML do programa reduzido;
  8. Uma versão PDF do programa reduzido;
  9. Uma versão HTML da bibliografia;
  10. Uma versão PDF da bibliografia;

O arranjo gráfico e o design fica ao critério de cada equipe. No entanto, durante as aulas práticas serão desenvolvidos alguns "layouts" que poderão ser aproveitados.

Fase 4: Criação das interfaces ("front-ends")

A criação de interfaces para edição estruturada com o Authentic é opcional e será considerada uma mais-valia.

Nesse sentido são expectáveis as seguintes interfaces:

  1. Interface para o dossier
  2. Interface para o programa
  3. Interface para os sumários
  4. Interface para a bibliografia

Fase 5: Elaboração do relatório final

O relatório final deverá ser elaborada em XML e deverá estar de acordo com o Schema fornecido pelo docente e que foi discutido com os alunos nas aulas.