secretaria






Data: 2017/12/12
Hora: 12:17




login



DI/UM




Secretaria > Recursos Humanos > ADSE + Abono de Família
..........................................



ADSE + Abono de Família


  • Abono de Família - consultar o seguinte link
  • Abono de Familia - simulador

 

  • ADSE consultar o seguinte link

O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) é o documento que assegura aos beneficiários da ADSE a assistência médica nos países do Espaço Económico Europeu (EEE) e Suíça, certificando aos organismos que financiam o sistema de prestação de cuidados de saúde no país de estada que o beneficiário se encontra efectivamente segurado no seu país de origem e que serão portanto reembolsados pelos seus homólogos.

Assistência médica no estrangeiro
Assistência nos países do Espaço Económico Europeu (EEE)
Se vai viajar para um dos países do EEE ou para a Suíça pode beneficiar de assistência médica através do Cartão Europeu de Seguro de Doença e dos Formulários Comunitários.

O cartão, bem como os formulários, são o resultado de acordos entre os países referidos e comprovam a inscrição no regime de segurança social de um daqueles países, permitindo invocar o direito a cuidados de saúde no país onde se encontra o beneficiário.

Assistência fora do EEE
Se o beneficiário se desloca a um país sem acordo, pode ainda assim usufruir de uma comparticipação, que será de 25% do valor dos cuidados de saúde, sendo obrigatória a apresentação do recibo.
Se precisar de auxílio procure contactar a embaixada ou consulado português. Tratando-se de uma situação grave, se não existir representação diplomática ou consular de Portugal nesse país, pode beneficiar da protecção consular das autoridades de outro Estado-Membro. Veja o sítio do Ministério dos Negócios Estrangeiros (procure “Informações Úteis”).

 

 

Desenvolvido com:
PHPWCMS
Pela Equipa Técnica e a Secretaria do Departamento de Informática.