J.L. Silva, O.R. Ribeiro, J.M. Fernandes, J.C. Campos and M.D. Harrison
Prototipagem rápida de ambientes ubíquos
In O. Mealha, J. Madeira, D. Tércio and B.S. Santos, editors, 4a. Conferência Nacional em Interacção Humano-Computador (Interacção 2010), pages 121-128. GPCG (Eurographics - Portuguese Chapter). 2010.

Abstract

A experiência de utilização de ambiente ubíquos é um factor determinante no seu sucesso. As características de tais sistemas devem ser exploradas o mais cedo possível para antecipar potenciais problemas de utilização por parte do utilizador e para reduzir custos de re-design. No entanto, o desenvolvimento antecipado de protótipos a serem avaliados no ambiente final pode ser disruptivo e tornar-se inaceitável. O desenvolvimento de protótipos de ambientes ubíquos pode ajudar, fornecendo indicações de como o utilizador irá reagir perante os ambientes. Este artigo descreve o APEX, uma plataforma de prototipagem rápida de ambientes ubíquos que junta a CPN Tools com um servidor de aplicações 3D existente. Os protótipos desenvolvidos com o APEX permitem que os utilizadores naveguem num mundo virtual, podendo experimentar muitas das características do design proposto. A arquitectura do APEX e a modelação baseada em CPN são descritas. Um exemplo ilustra a abordagem.

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@InProceedings{SilvaRFCH:2010b,
 author = {J.L. Silva and O.R. Ribeiro and J.M. Fernandes and J.C. Campos and M.D. Harrison},
 title = {Prototipagem rápida de ambientes ubíquos},
 booktitle = {4a. Conferência Nacional em Interacção Humano-Computador (Interacção 2010)},
 pages = {121-128},
 editor = {O. Mealha and J. Madeira and D. Tércio and B.S. Santos},
 publisher = {GPCG (Eurographics - Portuguese Chapter)},
 year = {2010},
 paperurl = {http://www.di.uminho.pt/~jfc/publications/SilvaRFCH10.pdf},
 abstract = {A experiência de utilização de ambiente ubíquos é um factor determinante no seu sucesso. As características de tais sistemas devem ser exploradas o mais cedo possível para antecipar potenciais problemas de utilização por parte do utilizador e para reduzir custos de re-design. No entanto, o desenvolvimento antecipado de protótipos a serem avaliados no ambiente final pode ser disruptivo e tornar-se inaceitável. O desenvolvimento de protótipos de ambientes ubíquos pode ajudar, fornecendo indicações de como o utilizador irá reagir perante os ambientes. Este artigo descreve o APEX, uma plataforma de prototipagem rápida de ambientes ubíquos que junta a CPN Tools com um servidor de aplicações 3D existente. Os protótipos desenvolvidos com o APEX permitem que os utilizadores naveguem num mundo virtual, podendo experimentar muitas das características do design proposto. A arquitectura do APEX e a modelação baseada em CPN são descritas. Um exemplo ilustra a abordagem.}
}

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