Acções do Documento

Bem vindo



Próximos Eventos...


Code Week @ Departamento de Informática

11 a 17 de outubro de 2014


É com grande entusiasmo que apresentamos mais uma edição da Code Week @ Departamento de Informática, na qual as portas estão abertas a toda a comunidade.

Não percas a oportunidade de te inscrever em www.di.uminho.pt/codeweek

O CeSIUM junta-se assim ao movimento Europe Code Week com uma semana repleta de eventos que não vais querer perder!

O nosso programa conta com numerosas iniciativas que promovemos tais como:

  • Coderdojo Minho – clube de programação para os mais novos.
  • Improve Braga – melhorar a nossa cidade através de projetos tecnológicos.
  • Rails Girls Braga – Meetup de Rails para qualquer rapariga com interesse em programação.
  • Brackerspace – HackerSpace @ Braga

Incluímos uma palestra de Java 8 com o título "Java8: Programação Funcional em Java - Novidades e Impacto" pelo orador Professor F. Mário Martins. O resumo desta atividade está disponível em http://goo.gl/PHOMPl. Vamos ter ainda um um crash course onde os participantes vão desenvolver uma aplicação completamente funcional com Ruby on Rails. Além disto, podemos ainda contar com uma palestra sobre Server Automation, através de exemplos como Puppet e Docker.

Vai estar disponível um desafio algorítmico que durará a toda a semana, no qual os participantes vão competir codificando a solução na linguagem à sua escolha, apenas precisando de submeter uma resposta – o que pode ser feito quantas vezes quiserem.



Conferência Internacional sobre Ruby

13 e 14 de outubro de 2014


Pela primeira vez em Portugal, uma conferência internacional dedicada à linguagem de programação Ruby. A decorrer no Bom Jesus de Braga e com organização a cargo da Group Buddies, esta conferência conta com cerca de 200 participantes e vários speakers de renome na área (Steve Klabnik, Katrina Owen, Carlos Souza, Terence Lee, entre outros).

Esperamos que todos os alunos possam assistir a esta incrível conferência. No entanto, mesmo que não compareçam, esses dias incluem outras atividades como um dia temático de Retrocomputing no Departamento de Informática da Universidade do Minho e a palestra de Java 8 falada anteriormente.

















Licenciatura em Engenharia Informática


A Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) tem por objetivo preparar engenheiros informáticos, aptos em todas as fases actualmente reconhecidas no rigoroso processo de análise, concepção e implementação de soluções informáticas. Os seus licenciados adquirem durante o curso grande experiência teórica e prática na análise de sistemas a informatizar, na especificação dos requisitos desses mesmos sistemas, nas técnicas de construção de protótipos e em todas as fases da sua instalação, na gestão de projetos informáticos, no teste e manutenção de aplicações informáticas, e, consequentemente, dos sistemas ou redes que as suportam.

Os futuros licenciados da LEI deverão ter sempre uma atitude de rigor, quer na execução quer na gestão do projeto, avaliando a sua qualidade, custos e impacto económico, não esquecendo as preocupações de implantação dos seus produtos nas organizações destino.

A formação oferecida na LEI pode ser complementada por uma formação de segundo ciclo, com a obtenção do grau de Mestre, através da frequência do Mestrado em Engenharia Informática (MEI). Este mestrado é direcionado aos licenciados em Engenharia Informática e que pretendem adquirir formação especializada em domínios que o mercado valoriza de forma muito positiva. A proposta de valor do MEI permite aos licenciados da LEI a aquisição de um conjunto de competências transversais que os qualificam como profissionais muito bem preparados para enfrentar as exigências do mercado de trabalho.